Lives em redes sociais: 6 pontos positivos para sua estratégia
As lives são conteúdos que se tornaram muito populares nos últimos anos, por isso, temos visto muitas empresas investindo nesse tipo de material em plataformas como o Facebook, Youtube e, principalmente no Instagram.
É uma estratégia que ajuda a engajar o público, ganhar reconhecimento e alavancar as vendas. Isso é possível porque as redes sociais contam com milhares de usuários no mundo todo.
Essa plataforma, além de muito utilizada, também tem como foco conteúdos que são transmitidos ao vivo.
Quando um usuário começa uma transmissão, a plataforma envia o vídeo para o topo do feed dos seguidores.Ou seja, a transmissão aparece automaticamente em primeiro lugar dentro dos stories.
No entanto, não é só o Instagram que gosta das lives, uma vez que os usuários também se interessam por esse formato.
Muito mais do que um vídeo, estamos falando de uma transmissão ao vivo e que ainda permite a interação entre as pessoas.
Ou seja, além de se comunicar com uma quantidade grande de usuários em tempo real, você pode esclarecer as dúvidas deles durante a transmissão.
Pensando nisso, vamos esclarecer a definição de live, mostrar como ela funciona e suas vantagens para o marketing digital. Confira!
Por dentro do conceito de lives
A live, ou transmissão ao vivo, é um recurso oferecido no stories do Instagram e permite que os usuários transmitam vídeos ao vivo.
Essa ferramenta foi lançada em 2017 e, desde então, vem sendo usada por empresas de diversos setores e para falar sobre todo tipo de assunto, desde moda até como preparar alimentos veganos. Esse formato muito sucesso entre figuras públicas, como:
- Artistas;
- Políticos;
- Influenciadores digitais;
- Celebridades;
- Grupos sociais.
Para assistir os vídeos você só precisa de uma conexão com a internet e de um smartphone, e estes também são os únicos requisitos para quem deseja transmitir uma live.
O funcionamento desse recurso depende da plataforma que você está utilizando usando, mas no caso do Instagram, o processo é muito simples.
Você só precisa abrir o aplicativo e arrastar para o lado direito, depois, clique na opção “ao vivo” localizada na parte debaixo da tela. Depois, é necessário clicar no botão redondo na parte inferior para iniciar sua live.
Durante a transmissão, as pessoas podem enviar comentários que vão aparecer para você. As empresas que utilizam esse recurso precisam respondê-los rapidamente e fixar os mais importantes.
Também é possível utilizar a caixa de perguntas, e além de todos esses recursos, ainda há a possibilidade de saber quem são os usuários que estão acompanhando a live, relatar abusos e usar filtros.
Até pouco tempo, uma loja de notebook novo ou qualquer outro usuário só podia fazer transmissões de, no máximo, 60 minutos. Mas hoje é possível fazer uma transmissão de até quatro horas seguidas.
Sem contar que tudo fica gravado e você pode salvar no IGTV para as pessoas que não puderam acompanhar ao vivo.
Agora que você já sabe o que é e como funciona a live no Instagram, no próximo tópico, vamos mostrar as vantagens para as suas estratégias de marketing.
Benefícios das lives para o marketing digital
Fazer uma transmissão ao vivo pelo Instagram é permitir que seus seguidores possam acompanhar em tempo real as novidades de seus produtos e serviços.
Esse momento de interação também traz outros benefícios para as estratégias de marketing digital, como:
1. Aumenta o número de leads
Quando se faz uma transmissão ao vivo, o Instagram notifica todas as pessoas que seguem o perfil do seu negócio.
Isso estimula o senso de urgência e exclusividade, fazendo com que um bom número pessoas estejam presentes.
Você pode fazer lives e usar um CTA (Call to Action, ou Chamada para Ação) para captar leads, assim como fazemos em um e-mail marketing ou em um artigo publicado no blog.
Só é preciso garantir que irá transmitir informações relevantes para que as pessoas se interessem pelo conteúdo e sigam o seu CTA.
2. Melhoria do engajamento com a marca
Um fabricante de carregador portátil personalizado, assim como qualquer outra empresa, precisa conquistar o engajamento do público.
Participar de uma transmissão ao vivo é emocionante, principalmente pela oportunidade de interagir com pessoas e empresas que admiramos.
Para os negócios, é a oportunidade perfeita de entregar conteúdos singulares e de modo mais humanizado. Quem está assistindo pode se aproximar mais da marca e interagir com ela ao mesmo tempo.
Uma interação leva a outra, então, conforme a live vai acontecendo, é como se sua companhia estivesse reunindo a audiência em um mesmo espaço.
Isso gera engajamento e, à medida que os seguidores sabem que a organização está conversando com eles, vão aproveitar para fazer perguntas e comentários que estarão visíveis para todos os participantes.
As empresas podem observar diferentes reações, o que ajuda a obter algumas informações em relação ao público, bem como se a transmissão agrada ou não.
3. Mais acessível financeiramente
Antigamente, antes da existência das redes sociais, fazer uma transmissão ao vivo custava caro, por isso, era acessível apenas para as grandes marcas.
Hoje em dia, pessoas e profissionais, como um representante de cosméticos, contam com recursos que possibilitam esse tipo de estratégia.
Não é preciso mais de equipamentos de última geração, pelo contrário: um simples celular com câmera e que seja compatível com o aplicativo já é o suficiente para fazer uma live.
A qualquer hora do dia ou da noite (preferencialmente quando o seu público-alvo está online), podemos pegar o celular e começar a interagir.
4. Utiliza os gatilhos mentais
Os gatilhos mentais utilizados durante as transmissões ao vivo são o de urgência e exclusividade, e eles são muito importantes para chamar a atenção do público.
Podemos comparar o sentimento dos seguidores ao de um fã que fica sabendo que sua banda preferida vai se apresentar em seu país dentro de alguns meses.
Junto com o anúncio das datas, a organização do evento avisa que os ingressos estão se esgotando. Consequentemente, essa pessoa vai se apressar para obter os ingressos o quanto antes.
Outro exemplo disso é quando um fabricante de divisória de ambiente em madeira anuncia uma promoção por tempo limitado.
No caso das lives, os seguidores se apressam porque eles têm medo de perder o que está acontecendo. Isso ocorre porque as pessoas sentem a necessidade de estar por dentro das novidades.
Então, ao invés de simplesmente rolar o feed de notícias, elas priorizam as transmissões ao vivo e gostam de acompanhar conteúdos exclusivos em tempo real.
Mesmo que o vídeo fique disponível depois, a sensação não é mais a mesma. É como se aquele fã que mencionamos no comentário assista ao show pela televisão.
5. Você entrega conteúdo de valor
Essas transmissões ao vivo são ótimas oportunidades para entregar ao público aquilo que não seria tão relevante nos stories ou no feed.
Nesse caso, uma empresa especializada na construção de escritórios virtuais pode mostrar seus bastidores. Essa é uma excelente estratégia para humanizar a marca e aproximá-la do público, além de mostrar um lado mais descontraído.
Outra possibilidade para investir nas lives é avisar sobre o lançamento de novos produtos e serviços. Quando você faz isso, desperta a sensação de exclusividade e ainda mostra para a audiência que eles não vão encontrar a solução em outro lugar.
Por fim, você pode criar enquetes para que os seguidores opinem a respeito dos produtos e serviços, garantindo uma participação mais ativa do público nas decisões da empresa.
Com isso, uma agência de viagens, por exemplo, mostra que se importa com seus clientes e com a opinião deles.
6. Mais visibilidade para a marca
É inegável o poder que as lives têm de aumentar a visibilidade de uma marca, principalmente em uma rede social como Instagram que cresce continuamente em números de seguidores.
Se uma empresa, durante uma promoção para desencalhar produtos de seu estoque, transmite toda a movimentação do setor de logística, vai transmitir informações em tempo real, em relação aos produtos que estão se esgotando e novas ofertas.
Como falamos, a live por si só já desperta o senso de urgência, e se ela for utilizada durante uma promoção que também trabalha o mesmo gatilho, vai atrair um número maior de seguidores.
Esse aumento da visibilidade, além de tornar a marca mais conhecida, fortalece o vínculo entre ela e os consumidores, indo muito além da relação comercial.
Conclusão sobre as lives
Na era da informação, todas as empresas, como os empreendimentos de escritórios compartilhados, precisam investir em conteúdo de qualidade para a audiência.
Além dos textos em blogs e vídeos no YouTube, é possível investir nas lives pelo Instagram, que têm o poder de impactar um grande número de pessoas.
Mais do que entregar materiais valiosos para o seu público, você também permite que essas pessoas interajam com o seu negócio e se sintam mais próximas dele.
Tudo isso desperta a confiança dos consumidores e faz com que eles enxerguem a sua empresa de maneira humanizada e se identifiquem com ela .Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.