Hashtags: como utilizar no YouTube, Instagram, Twitter e TikTok
Sabe quando você está assistindo alguma série e deseja saber a opinião de outras pessoas na internet sobre o assunto? Ou até expor seus pensamentos e comentários sobre um jogo de futebol? Então, tudo isso é possível por conta das hashtags.
O símbolo tão conhecido como jogo da velha (#), chama-se cerquilha e deixou de ser usado apenas nos teclados de telefone e computador para adentrar as redes sociais. Você já deve ter visto em alguma publicação no Youtube, Instagram, Twitter ou TikTok o símbolo em conjunto com uma palavra-chave.
Hashtags: a definição no dicionário
Em 2014, o termo foi inserido no dicionário de Oxford e possui o seguinte significado: “uma palavra ou frase precedida por um símbolo de cerquilha (#), utilizada em sites de mídias sociais e aplicativos, especialmente no Twitter, para identificar mensagens sobre um tópico específico”.
De modo resumido, as hashtags funcionam como um hiperlink, que direciona as postagens para um único lugar, a fim de filtrar o mesmo assunto. Por exemplo, se algum usuário faz uma publicação com a hashtag #comida, todos que clicarem nela, poderão visualizar as publicações sobre o assunto e encontrar conteúdos relacionados sobre alimentos e refeições.
Hashtags são aliadas nas estratégias digitais
Pode parecer algo simples, mas elas fazem a diferença quando se trata de engajamento e estratégias para o seu negócio. Usando da maneira correta, é possível fazer com que você crie uma interação com seu público e faça com que seu conteúdo seja facilmente encontrado, podendo fazer com que você ganhe seguidores e também clientes.
Uma boa estratégia é criar uma hashtag própria para o seu negócio e incentivar as pessoas a compartilharem os conteúdos com a própria hashtag para concorrer a prêmios ou promoções ou desenvolver uma para um evento específico.
Dicas para usar hashtags
Apesar de ser um recurso simples, elas requerem cuidados na hora da utilização. Veja algumas dicas:
Evite usar muitas palavras juntas – #nãoescrevatudojuntonahashtag, se você emendar várias palavras, isso dificultará a leitura e não vai gerar interação com o público. Opte por palavras-chave curtas e se possível, use letras maiúsculas para separá-las, por exemplo #VocêDigitalPropaganda.
Não coloque uma hashtag para cada palavra – #escrever #assim #também #não #é #legal. Mesmo separando as palavras, isso também prejudica a leitura, por conta de muitas pausas. Além disso, hashtags com preposições #a, ou #e, ou apenas vogais não acrescentam em nada na publicação.
Quantidade não é qualidade – Evite colocar muitas hashtags, pois isso pode afastar seu possível seguidor ou cliente. Use poucas, mas boas palavras que tem relação com sua publicação.
As hashtags foram disseminadas no Twitter e hoje já estão presentes em várias redes sociais, como o Facebook, LinkedIn, Instagram, Youtube, Pinterest e TikTok, porém, o segredo é conhecer o comportamento de cada usuário, já que são diferentes nas redes distintas.
Como usar a hashtag no Twitter
Para disseminar sua hashtag no Twitter, é importante lembrar que, se sua conta não for pública, ela não ficará visível aos usuários.
O espaço no Twitter já é reduzido, por isso, a ideia é usar poucas palavras-chave em um Tweet. A dica é verificar os assuntos que estão nos Trending Topics para gerar mais engajamento.
As principais hashtags no Twiiter mudam a todo momento, por isso, olhe sempre os Trends.
Como usar a hashtag no Instagram
Para inserir uma hashtag no Instagram, basta inserir na legenda de sua publicação. O diferencial da plataforma, é que no momento em que você insere a cerquilha (#), o Instagram automaticamente sugere novas hashtags baseadas na popularidade.
No Instagram, as características das hashtags são mais genéricas, como o caso da #TBT, que significa throwback Thursday (quinta-feira da nostalgia), os usuários postam alguma lembrança passada de algo que marcou.
As dez hashtags mais usadas são:
#love / #instagood / #photooftheday / #fashion / #beautiful / #happy / #cute / #tbt / #like4like / #followme
Como usar a hashtag no TikTok
As dancinhas do TikTok têm ganhado cada vez mais popularidade. Sabendo usar de maneira correta, as postagens se tornarão ainda mais visíveis e também os likes e seguidores poderão se multiplicar.
As principais hashtags na plataforma são:
#tiktok / #love / #like / #follow / #explore / #meme / #video / #followforfollowback / #followme / #cute / #fun / #music / #happy / #fashion / #follow
Como usar a hashtag no YouTube
Pode até parecer estranho ter hashtags no Youtube, mas elas são fundamentais para facilitar o caminho para as pessoas encontrarem seu vídeo, por meio do hiperlink. Os usuários poderão clicar nas palavras-chave exibidas no título, abaixo dele ou na descrição do vídeo para ter acesso aos conteúdos relacionados.
Assim como o Twitter, não há principais hashtags nas plataformas. Já que o conteúdo é nichado, ou seja, o usuário opta por buscar o assunto do seu interesse.
Você Digital Propaganda nas redes
Estar presente nas redes sociais e saber usá-las do jeito certo é o segredo para um bom desenvolvimento de marca. Nos acompanhe no YouTube, Instagram, Twitter e LinkedIn.
Este foi o quarto artigo que acabei de ser relacionado a esse tem e foi o que mais deixou claro para mim. Gostei.
São Paulo de Prêmios