Google adia o fim do uso de third-party cookies

third-party cookies

Quando estamos na internet, navegamos por horas e horas em diversas páginas. Você já parou para pensar quantos dados são coletados durante este período?

O universo da publicidade digital está passando por uma revolução, o objetivo é entregar uma experiência online mais privada para os usuários.

Essa mudança está acontecendo porque pessoas do mundo inteiro estão exigindo mais privacidade e controle durante a navegação.

As buscas por “privacidade online” cresceram mais de 50% nos últimos anos. Chegou a hora de mudar e atender a necessidade das pessoas para construir relações de confiança.

O que são third-party cookies (cookies de terceiros)?

Para medir o impacto nas estratégias e estar preparado para abraçar essas mudanças, antes de tudo, é necessário saber o que são cookies de terceiros.

Sabe quando você está pesquisando na internet e o mesmo anúncio aparece para você em diferentes páginas? Sim, isso acontece por causa desses cookies.

Os third-party cookies são todas as informações fornecidas por provedores de dados que registram as estatísticas sobre o comportamento, hábitos, e preferências dos usuários.

Os cookies de terceiros são usados ​​para três propósitos principais:

  • rastreamento entre sites: coleta de dados de navegação de diferentes sites;
  • ad-serving: tomar decisões estratégicas com base em insights de clientes e desempenho de anúncios. 

Mas por que o Google adiou a suspensão dos third-party cookies?

É de extrema importância lembrar que estamos na era GDPR e LGPD, e não podemos negar que esses cookies vão contra a corrente neste caso.

Afinal, os sites usam cookies para reter informações do usuário e, cada vez mais, os clientes exigem mais transparência quanto ao uso de seus dados pessoais.

A privacidade dos usuários também é importante para o Google, então durante o Google I/O (uma conferência para programadores organizada anualmente pelo Google em São Francisco, na Califórnia), a empresa se comprometeu com a melhoria da proteção da privacidade e segurança.

E quando isso vai mudar?

No final de 2021, o Google anunciou a suspensão de uso de cookies de terceiros (third-party cookies) no Chrome até 2023. 

Porém, recentemente os planos mudaram e a suspensão irá demorar mais um ano, ou seja, a suspensão destes cookies devem ficar somente para 2024.

Quando essa alteração foi anunciada, gerou o sentimento de insegurança e incerteza nos profissionais de Marketing.

O grande questionamento foi: Como as estratégias digitais e pagas vão funcionar sem esses dados?

O lado bom desse adiamento é que o Marketing terá mais tempo para analisar cautelosamente as consequências dessa mudança. 

Mas, mesmo com esse novo prazo, agora é a hora para construir algumas táticas e se preparar melhor e estar pronto quando isso acontecer.

E como posso me preparar para o fim da era de cookies?

Com a notícia do adiamento, você tem mais tempo para se estruturar. Mas, 2024 está mais perto do que parece…

Então, é importante definir a sua estratégia digital sem contar com a ajuda dos cookies, o contato direto com os usuários e clientes será essencial nessa nova etapa.

A coleta de dados pode ser uma via de mão dupla, beneficiando você e seu cliente.

Os dados primários ainda são uma opção para você e podem ajudar com informações valiosas coletadas diretamente pela sua empresa.

Se você souber a maneira correta de como coletar e administrar esses dados, sua empresa conseguirá analisar as métricas e desenvolver uma nova estratégia de sucesso.

Ah, não se esqueça! A transparência com o cliente sobre o uso de dados é super importante, para desenvolver uma relação de confiança é necessário “abrir o jogo”.

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