Como tirar uma boa foto de perfil?
Uma boa foto de perfil é indispensável para você que deseja fortalecer o marketing pessoal ou o da sua marca.
Se você usa a sua própria imagem para vender os seus serviços então, uma foto de qualidade é ainda mais necessária.
Parece um assunto simples, mas na era digital, uma imagem requer cuidado e estratégias na hora do clique e da postagem.
Neste artigo você vai entender o porquê ela é tão importante para melhorar a sua comunicação visual, como você pode transmitir o que deseja da maneira correta, além de dicas para uma excelente foto de perfil.
Ah, e ao final do artigo, você vai conferir como aproveitar a foto de perfil nas estratégias de marketing. Acompanhe!
Por que a foto é tão importante?
Qualquer imagem tem o poder de transmitir sensações e emoções. Tanto que podemos associá-las a um cartão de visita, pois quando bem produzido, interfere diretamente na maneira como uma pessoa interage com um perfil. Portanto, uma foto com qualidade, bem posicionada e alinhada passa a confiança e segurança de que é um perfil profissional e seguro, principalmente para quem não conhece a marca.
Invista em uma boa foto de perfil para o seu marketing pessoal
A primeira impressão é a que fica, e isso se aplica às pessoas e também às marcas. As escolhas feitas para uma imagem dizem muito sobre a pessoa ou empresa.
Apesar de cada gosto ser único e muito particular, há detalhes que podem ser valorizados de forma geral.
Veja as dicas selecionadas!
Fique em foco
Sejam amigos, curiosos ou clientes, todo mundo quer saber quem você é e quer certificar se aquele perfil é realmente seu. Por isso, o seu rosto deve estar em destaque.
Opte por recortar a sua imagem pelos ombros e deixe o seu rosto totalmente à mostra.
Se você deseja relacionar a foto à sua profissão, busque elementos que combinem com você e com o ambiente.
Por exemplo, se você é advogado, tire sua foto onde no fundo dá para notar uma sala de reunião. Ou se você é músico, deixe um violão em segundo plano, por exemplo. Caso seja um maquiador, arrase na foto de perfil para se destacar.
Use fotos recentes
Exceto na semana do dia das crianças, não é legal usar fotos antigas, de 10 ou 15 anos atrás.
Há profissionais que curtem usar fotos da formatura, do casamento ou de qualquer evento especial que aconteceu no passado.
O indicado é que você selecione imagens recentes que mostram a sua versão atual.
O mesmo se aplica às empresas, é importante alterar o logotipo ou incluir a foto atualizada do espaço para que a marca não seja confundida com uma conta falsa e transmita total credibilidade.
Atenção na qualidade: simetria, luz e tamanho
Cada rede social possui tamanhos específicos para cada exibição de foto no perfil. Por isso, deve-se usar uma imagem com alta resolução, para não haver perda da nitidez quando ela for redimensionada após fazer o upload.
Garantir que o seu rosto fique no centro, com boa simetria e luz, facilita muito na hora de fazer ajustes básicos de edição, além do formato em círculo, que é tendência nas redes.
Foque na naturalidade
Poses forçadas podem dar a impressão de rigidez, portanto, o indicado é agir da forma mais natural possível, sem gestos duros e com um leve sorriso. Treine posições no espelho antes de fazer o registro e na hora de fotografar, tenha contato com a câmera e relaxe.
Defina seu objetivo
O objetivo é fazer um marketing pessoal ou ter um perfil mais conceitual? Se você escolheu a primeira opção, talvez seja mais interessante usar a mesma foto em todas as redes sociais e fazer com que sua imagem seja lembrada com maior facilidade.
Mas lembre-se: nada impede de que você tenha uma foto específica para o Facebook e outra para o LinkedIn. Isso até pode ajudar em caso de busca de emprego.
Os tamanhos de cada rede social
Como dissemos no item três, cada plataforma possui um tamanho para a foto de perfil. Conheça os detalhes de cada uma:
Instagram – Tamanho da imagem do perfil profissional e pessoal: 720 x 720px
No Instagram, a ideia é inserir o seu rosto em primeiro plano na foto de perfil. Afinal, como a plataforma é usada para divulgar imagens diversas, o protagonismo no avatar deve ser seu.
Facebook – Tamanho da imagem do perfil pessoal e profissional: 170 x 170px
Mesmo se você deseja promover o seu trabalho no Facebook, busque ter uma imagem mais descontraída. Lá, a sua foto aparece ao lado de uma imagem de capa. Assim, faça uma combinação de cores e ideias.
LinkedIn – Tamanho da imagem do perfil pessoal e profissional: 300 x 300px
Uma rede social mais casual e profissional: esta é a característica do LinkedIn. Para a foto, pense na roupa e pose que demonstre seriedade e transmita o que você deseja alcançar.
Twitter – Tamanho da imagem do perfil pessoal e profissional: 400 x 400px
Mesmo o foco sendo textos breves, mantenha o profissionalismo no perfil, principalmente quando se trata da conta de uma empresa.
As maiores dúvidas sobre a foto de perfil
Sorrir ou não?
O mais importante, independente de sorrir ou não, é trazer espontaneidade. Um sorriso é sempre bacana pois demonstra bom humor, até nas plataformas mais formais. O indicado é não forçar uma amizade ou exagerar na expressão. Porém, se você prefere fotos mais sérias, busque uma maneira de ‘sorrir com os olhos’.
Selfie ou foto produzida?
Se o resultado foi bacana, as duas opções são boas.
Caso opte pelo modo selfie, posicione a câmera ou celular em um tripé ou apoio e use o timer do celular ou da câmera. Agora se uma pessoa irá fotografar você, pense nas roupas, maquiagem e poses específicas.
Fundo claro ou escuro?
A melhor opção para fotos de perfis é utilizar o fundo neutro, visto que, dependendo do modo de visualização, a foto do perfil pode aparecer em combinação com uma imagem de capa ou sobre bordas de diferentes tonalidades.
A dica é: se você quer contornos mais definidos, aposte em contrastes, como o rosto bem iluminado sobre fundo escuro. O inverso, para transmitir suavidade, um fundo mais claro é ideal.
Como aproveitar a foto de perfil nas estratégias de marketing
No âmbito do marketing digital, a foto de perfil é importante para fortalecer o posicionamento de uma empresa nas redes sociais e algo curioso é que ela pode te ajudar a divulgar campanhas, lançamentos e promoções.
A Black Friday é um exemplo disso: nesta época, dá para alterar o logo com as cores tradicionais deste período, como o preto e o amarelo. O mesmo se aplica ao Natal, Dia dos Namorados, Páscoa, Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outros.
O conteúdo foi interessante para você? Acompanhe o nosso blog para ficar atualizado com mais conteúdos sobre isso.
Além disso, acompanhe o nosso Instagram para acompanhar os bastidores da agência também.
E se você quer conhecer mais sobre os serviços disponibilizados pela VCD, clique no botão abaixo e fale com o nosso time!