Cliente ideal: você conhece o seu?
Muitas empresas costumam dizer que independentemente do tipo de cliente, o importante é que ele consuma o produto e continue comprando.
Porém, a realidade não é bem assim. Para as agências de marketing, conhecer as características do seu cliente ideal te ajuda a fazer uma abordagem de vendas mais assertiva e otimizar o tempo no atendimento.
Além disso, toda equipe se sente motivada para produzir mais, sempre oferecendo o serviço com qualidade superior, já que no mesmo tempo que o consumidor final exige, ele também é capaz de reconhecer o valor do seu trabalho.
Neste artigo você vai conhecer algumas estratégias para descobrir qual é o seu cliente ideal, a fim de atraí-lo com mais facilidade para o seu negócio, bem como conhecer os termos e estudos do marketing digital que se referem a esse tema.
Se você quer aprender a como atrair o cliente certo e afastar aquele que não vai ajudar no momento, continue a leitura!
O cliente ideal no marketing
As pessoas estão cada vez mais conectadas com o universo digital e no momento em que decidem adquirir um produto, buscam soluções em empresas que atendem de forma personalizada.
Como o cliente é o foco do seu negócio, é necessário que você estude as características e trace um perfil ideal.
A partir do momento que você desenha um perfil ideal, a tarefa de desenvolver conteúdo e selecionar as melhores estratégias de marketing se torna ainda mais fácil, resultando em uma conversão com rapidez e qualidade.
Para criar estratégias positivas, que convertam em bom resultado, é preciso filtrar os leads que você recebe, com base no que você ache mais interessante e conectado a sua marca.
Quando não se tem um perfil bem definido, muitas empresas, na empolgação em vender, cometem erros no atendimento e faz com que se perca grandes oportunidades.
Mas o que é um cliente ideal?
Um cliente ideal é definido como aquele que melhor se beneficia com o seu produto ou serviço.
Ou seja, ele compreende a importância do seu trabalho e valoriza os processos e aspectos relacionados a sua marca.
Geralmente, os melhores clientes possuem recorrência de compra e apresenta maior taxa de sucesso de vendas.
Definindo um cliente ideal
O primeiro passo para definir o conceito de cliente ideal é pensar e refletir se eles estão maduros o suficiente para aproveitar todos os serviços que você oferece.
No marketing digital, existe o termo Ideal Customer Profile (ICP), cuja tradução significa Perfil Ideal de Cliente. Esse estudo visa estabelecer as características ideais dos seus compradores e tem o intuito de desenhar as melhores ações de marketing e vendas.
Em conjunto ao ICP, temos conceitos que se relacionam, como a persona e o público-alvo. Veja detalhes sobre cada um deles:
ICP – Esse termo envolve o direcionamento das ações de marketing, é focado em estratégias e tem como base os clientes que já compram com você. De forma geral, é como se você classificasse seus clientes por meio de elementos gerais, como o cargo, região, setor, tipo de empresa.
Se relaciona diretamente na definição de quais tipos de cliente geram mais receita para a empresa e demanda menos custos da pré-venda.
Persona – A persona é caracterizada pela descrição de elementos comportamentais e psicológicos de um personagem fictício. É criado através de entrevistas ou pesquisas para representar uma parcela das pessoas que consomem seus produtos ou serviços.
Exemplo:
- Nome – Alexandre Martins
- Idade – 33 anos
- Formação – Graduado em Economia
- Trabalho – CEO de uma grande empresa
- Gostos pessoais – Gosta de frequentar restaurantes, ir ao cinema e ler
Público-alvo –Talvez um dos conceitos mais conhecidos, ele é o mais amplo e genérico para traçar um perfil de público, pois utiliza dados não estruturados, auxiliando apenas a dar um foco amplo.
É definido como um grupo de consumidores que possuem características em comum.
Exemplo:
- Faixa-etária – de 30 a 40 anos
- Sexo – Masculino
- Cargo – Graduados em administração
Montando o perfil de clientes ideais
Para desenvolver o perfil de clientes ideais, o primeiro passo é analisar sua base de clientes.
Separe os negócios que apresentam um investimento maior para sua empresa e as melhores chances de fechar negócio.
Com esse levantamento em uma planilha, você relaciona e visualiza a receita gerada, custo de aquisição, bem como o tempo de negociação e a taxa de conversão.
Além disso, há mais pontos que você deve considerar, como:
- Área dos segmentos dos seus clientes atuais;
- Ticket médio ou faturamento dos clientes;
- Nicho que teve mais cases de sucesso;
- Tipos de serviço seus clientes compraram;
- Quanto investiram na sua agência;
- Regiões essas empresas são e o porte de cada uma delas;
- Com quais clientes suas equipes se relacionam melhor;
- Cargo do tomador de decisões.
Depois de todas essas informações alinhadas, encontre as dificuldades e problemas que o seu cliente precisa e ofereça soluções, com argumentos fortes e métricas atrativas do seu negócio.
Tenha em mente os clientes que você deseja atrair
Embora essas estratégias sejam essenciais para você buscar novos clientes, não se esqueça que o perfil dos consumidores pode estar em constante evolução.
Essas estratégias visam nortear suas ações de marketing, mas não deve ser a única forma de montar suas ações de prospecção, vendas e marketing.
Realizando esses passos, você tem a opção de contar com uma cartela de clientes mais otimizada, com negócios que valorizam seu trabalho, tem um bom budget de investimento e são boas parceiras de negócios.