Cliente ideal: você conhece o seu?

cliente ideal - você conhece o seu?

Muitas empresas costumam dizer que independentemente do tipo de cliente, o importante é que ele consuma o produto e continue comprando.

Porém, a realidade não é bem assim. Para as agências de marketing, conhecer as características do seu cliente ideal te ajuda a fazer uma abordagem de vendas mais assertiva e otimizar o tempo no atendimento.

Além disso, toda equipe se sente motivada para produzir mais, sempre oferecendo o serviço com qualidade superior, já que no mesmo tempo que o consumidor final exige, ele também é capaz de reconhecer o valor do seu trabalho.

Neste artigo você vai conhecer algumas estratégias para descobrir qual é o seu cliente ideal, a fim de atraí-lo com mais facilidade para o seu negócio, bem como conhecer os termos e estudos do marketing digital que se referem a esse tema.

Se você quer aprender a como atrair o cliente certo e afastar aquele que não vai ajudar no momento, continue a leitura!

O cliente ideal no marketing

As pessoas estão cada vez mais conectadas com o universo digital e no momento em que decidem adquirir um produto, buscam soluções em empresas que atendem de forma personalizada.

Como o cliente é o foco do seu negócio, é necessário que você estude as características e trace um perfil ideal.

A partir do momento que você desenha um perfil ideal, a tarefa de desenvolver conteúdo e selecionar as melhores estratégias de marketing se torna ainda mais fácil, resultando em uma conversão com rapidez e qualidade.

cliente ideal -  você conhece o seu?
Boas estratégias resultam em boas conversões (:

Para criar estratégias positivas, que convertam em bom resultado, é preciso filtrar os leads que você recebe, com base no que você ache mais interessante e conectado a sua marca.

Quando não se tem um perfil bem definido, muitas empresas, na empolgação em vender, cometem erros no atendimento e faz com que se perca grandes oportunidades.

Mas o que é um cliente ideal?

Um cliente ideal é definido como aquele que melhor se beneficia com o seu produto ou serviço.

Ou seja, ele compreende a importância do seu trabalho e valoriza os processos e aspectos relacionados a sua marca.

Geralmente, os melhores clientes possuem recorrência de compra e apresenta maior taxa de sucesso de vendas.

Definindo um cliente ideal

O primeiro passo para definir o conceito de cliente ideal é pensar e refletir se eles estão maduros o suficiente para aproveitar todos os serviços que você oferece.

No marketing digital, existe o termo Ideal Customer Profile (ICP), cuja tradução significa Perfil Ideal de Cliente. Esse estudo visa estabelecer as características ideais dos seus compradores e tem o intuito de desenhar as melhores ações de marketing e vendas.

Em conjunto ao ICP, temos conceitos que se relacionam, como a persona e o público-alvo. Veja detalhes sobre cada um deles:

ICP – Esse termo envolve o direcionamento das ações de marketing, é focado em estratégias e tem como base os clientes que já compram com você. De forma geral, é como se você classificasse seus clientes por meio de elementos gerais, como o cargo, região, setor, tipo de empresa.

Se relaciona diretamente na definição de quais tipos de cliente geram mais receita para a empresa e demanda menos custos da pré-venda.

Persona – A persona é caracterizada pela descrição de elementos comportamentais e psicológicos de um personagem fictício. É criado através de entrevistas ou pesquisas para representar uma parcela das pessoas que consomem seus produtos ou serviços.

Exemplo:

  • Nome – Alexandre Martins
  • Idade – 33 anos
  • Formação – Graduado em Economia
  • Trabalho – CEO de uma grande empresa
  • Gostos pessoais – Gosta de frequentar restaurantes, ir ao cinema e ler

Público-alvo –Talvez um dos conceitos mais conhecidos, ele é o mais amplo e genérico para traçar um perfil de público, pois utiliza dados não estruturados, auxiliando apenas a dar um foco amplo.

É definido como um grupo de consumidores que possuem características em comum.

Exemplo:

  • Faixa-etária – de 30 a 40 anos
  • Sexo – Masculino
  • Cargo – Graduados em administração

Montando o perfil de clientes ideais

Para desenvolver o perfil de clientes ideais, o primeiro passo é analisar sua base de clientes.

Separe os negócios que apresentam um investimento maior para sua empresa e as melhores chances de fechar negócio.

cliente ideal - você conhece o seu?
Estude sua persona e seu público-alvo!

Com esse levantamento em uma planilha, você relaciona e visualiza a receita gerada, custo de aquisição, bem como o tempo de negociação e a taxa de conversão.

Além disso, há mais pontos que você deve considerar, como:

  • Área dos segmentos dos seus clientes atuais;
  • Ticket médio ou faturamento dos clientes;
  • Nicho que teve mais cases de sucesso;
  • Tipos de serviço seus clientes compraram;
  • Quanto investiram na sua agência;
  • Regiões essas empresas são e o porte de cada uma delas;
  • Com quais clientes suas equipes se relacionam melhor;
  • Cargo do tomador de decisões.

Depois de todas essas informações alinhadas, encontre as dificuldades e problemas que o seu cliente precisa e ofereça soluções, com argumentos fortes e métricas atrativas do seu negócio. 

Tenha em mente os clientes que você deseja atrair

Embora essas estratégias sejam essenciais para você buscar novos clientes, não se esqueça que o perfil dos consumidores pode estar em constante evolução.

Essas estratégias visam nortear suas ações de marketing, mas não deve ser a única forma de montar suas ações de prospecção, vendas e marketing.

Realizando esses passos, você tem a opção de contar com uma cartela de clientes mais otimizada, com negócios que valorizam seu trabalho, tem um bom budget de investimento e são boas parceiras de negócios.

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