BV de agência: entenda mais sobre

Todas as áreas do mercado contam com expressões e termos técnicos. É assim na advocacia, medicina, esporte. No meio publicitário e marketeiro, isto não é diferente. Entre tantos termos, está a sigla BV, que significa bônus de veiculação.

Isso significa que a agência de publicidade e propaganda recebe cerca de 20% de comissão – um valor padrão no mercado – sobre a verba que o cliente destinou a veiculação de publicidade, como na televisão, rádio, outdoor, entre outros.

A prática de incentivar e premiar negócios, projetos e estratégias é antiga e utilizada por inúmeras empresas, colaboradores e parceiros, mas muita gente ainda tem dúvidas do que se trata esta expressão comum BV no âmbito publicitário.

Para ajudar a esclarecer possíveis dúvidas, a Você Digital Propaganda preparou este artigo para orientar como funciona o BV e reunir todas as informações que você precisa saber.

Detalhando o bônus de veiculação

Foi durante a década de 1960 que este termo surgiu no Brasil com o objetivo de instigar e aprimorar o aperfeiçoamento das agências de publicidade e propaganda da época, assim como o desenvolvimento intelectual dos profissionais e das técnicas aplicadas por eles.  

A primeira empresa que adotou esse modelo foi a Rede Globo de Televisão e na sequência, a Editora Abril.

Como funciona o repasse do BV para a agência

O bônus recebido pelas agências é proporcional ao investimento feito pelos clientes.

Com isso, quanto mais material em mídia de publicidade ele tiver, maior será o BV da agência e valores recebidos.

Mas como acontece o serviço de repasse do bônus?

-Em primeiro lugar, o cliente é responsável por passar o valor do investimento em mídia paga para a agência;

-Neste valor, já deve ser incluso os 20% da comissão da agência;

-É a agência que se responsabiliza por transferir parte deste recurso para os demais envolvidos, como parceiros ou fornecedores, por exemplo;

-Deste modo, a agência já fica com o que é seu por direito, antes mesmo de repassar o valor.

Bônus de Veiculação X Bônus por Volume

Dois conceitos que são bem parecidos, mas extremamente diferentes, os termos Bônus de Veiculação e Bonificação por Volume geram confusão por terem a mesma sigla.

O Bônus de Veiculação se refere à taxa fixa de 20% da comissão paga pelo veículo à agência, de acordo com a verba do cliente, enquanto a bonificação por volume é definida como o pagamento de um bônus às agências de publicidade, de modo proporcional ao investimento realizado por seus clientes na compra de mídia.

Por isso, neste último caso, quanto maior o investimento em anúncio, maior a participação da agência no contrato.

Mas, como funciona o BV nos meios digitais?

De acordo com a Rock Content, no caso das estratégias de marketing digital, a tabela deve ser calculada levando em conta os percentuais de crescimento do cliente no ano anterior.

Neste caso, os volumes de investimento não são levados em consideração, apesar do cálculo possa variar de agência para agência.

As agências de publicidade e propaganda podem ser remuneradas apenas de acordo com a classificação de Agenciador de Propaganda ou Agência de Propaganda, conforme define a lei, a partir do CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão).

Isso significa que os veículos de comunicação não podem receber comissão ou desconto sobre os anúncios.

A prática vale tanto para pessoas jurídicas quanto para pessoas físicas.

Como as mídias sociais são novas, já existem critérios diferentes para serem abordados.

Por isso, as agências têm trabalhado outras variáveis para cobrar por este serviço.

Entre eles estão o Fixo Mensal, Resultados e Trabalho Individual.

Fixo Mensal – É comum que as agências de marketing digital cobrem um valor fixo por mês para desenvolver um conjunto de estratégias.

Neste caso, é avaliado os valores da hora de trabalho da equipe, quantidade de trabalho e tempo dedicado a cada demanda.

Resultados – Uma grande vantagem de se trabalhar com marketing digital é ter a possibilidade de medir os resultados em cada estratégia, como exemplo, os anúncios no Google e Facebook Ads, que possuem sistemas de métricas inteligentes para análise de resultados.

Trabalho Individual – É possível ainda determinar serviços específicos de acordo com cada trabalho.

Por exemplo: o desenvolvimento de um site tem um preço, o post no Instagram tem outro, o vídeo institucional outro e assim por diante.

A importância do bônus

O BV é fundamental para manter o incentivo da produção no mercado publicitário.

Afinal, é ele que garante que uma agência continue operando de forma eficiente e produtiva, a partir dos recursos que ela recebe.

Com o incentivo do BV, há o fortalecimento da presença no mercado, garantindo ainda o aumento das vendas e da receita gerada.

Como resultado, para a marca, temos a potencialização da empresa no mercado, obtendo ainda mais resultados no digital.

De modo geral, a BV é uma valiosa moeda para as agências, considerando que ela permite que as agências se desenvolvam e sejam recompensadas por seus esforços e empenho.

Por isso, a melhor opção para definir os valores da agência é estruturar um contrato claro e acordado entre as partes, devendo ser respeitado durante todo o processo de execução do trabalho.

O propósito é deixar o cliente satisfeito, apresentando os esforços e resultados realizados durante a execução do trabalho.

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