Sonic – o filme. E você, acredita no poder do rebranding?

Sonic antes/depois

Assim como fizeram com o Sonic, talvez sua empresa também precise de uma repaginada.

Mas afinal, o que é isso?

Rebranding ou Redesign é uma estratégia de marketing, no qual uma organização decide alterar a sua denominação, ou o seu logotipo, ou o seu design, ou outros elementos identificativos, para formar uma nova identidade.

No caso em específico, após o primeiro trailer de ’’Sonic the Hedgehog’’, que ocorreu há sete meses e recebeu inúmeras críticas de seus fãs pelo mundo todo, a produtora se viu obrigada a reformular totalmente o longa e apresentou uma nova versão para o ouriço azul mais famoso do mundo.

Agora, nesta terça-feira (12 de novembro), o novo trailer mostrou o visual repaginado do ouriço, que ficou mais próximo do que é visto nos videogames. No longa, que chega ao Brasil no dia 13 de fevereiro de 2020, Sonic tenta se adaptar à nova vida na Terra com seu novo melhor amigo humano, o policial Tom Wachowski (James Marsden). Juntos eles terão que impedir os planos do Dr. Robotnik, interpretado por Jim Carrey.

poster filme sonic

Sonic será dublado por Manolo Rey, o mesmo que deu voz ao ouriço nas animações. Manolo também é conhecida por dublar o Robin, na animação Jovens Titãs, e atores como Ashton Kutcher, Chris O’donnell e Elijah Wood, o Frodo da trilogia O Senhor dos Anéis.

Nas redes sociais, a produção deixou de ser “odiada” e agora está sendo super aguardada. “Eu não consigo nem acreditar, mas isso ficou tão bom que deu vontade de assistir”, escreveu uma seguidora no Twitter. “Agora sim!! Sonic vai ser top”, acrescentou uma pessoal. “Eu prefiro o outro trailer mas gostei muito desse Sonic ”, postou mais uma.

Trailer:

Por que realizar o rebranding?

A decisão por investir em uma recolocação no mercado pode se originar de diversos fatores. Em alguns casos, a administração pode notar que a mensagem passada não se adapta mais às características do consumidor, fato que clama por uma mudança para manter a competitividade.

Em outras situações, a mudança pode ser uma iniciativa do negócio para mudar o próprio público-alvo.

Essa prática é comum quando a empresa lança novas categorias de produtos e busca uma audiência mais vasta. Além disso, quando a imagem da marca é afetada negativamente, o reposicionamento também se faz necessário.

O processo de rebranding deve ser completo, contemplando desde a linguagem utilizada no marketing da empresa até os elementos visuais de seu logotipo.

Como realizar o rebranding em sua empresa?

filme sonic

Como nenhuma solução pode ser aplicada sem o reconhecimento do problema, o primeiro passo para lançar o processo de rebranding é adquirir um diagnóstico completo do cenário. Portanto, uma vez que você tenha notado a necessidade de submeter a sua empresa a mudanças, busque obter insights relevantes.

Para esse objetivo, trabalhar com feedbacks — tanto internos quanto externos — é fundamental. Realize pesquisas de opinião com os seus colaboradores, gestores e consumidores, a fim de identificar um padrão na forma como a imagem da marca é assimilada por indivíduos.

A análise, contudo, não deve se limitar ao seu negócio. Afinal, é impossível trabalhar em branding sem considerar a situação da economia e o desempenho dos competidores. Por isso, aprofunde os estudos de forma que contemplem a totalidade do mercado e identifiquem brechas que possam ser aproveitadas.

Com um mapeamento completo e a coleta de feedbacks relevantes, você pode iniciar a campanha de reposicionamento com maior eficácia.

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Trabalhe a identidade visual

A identidade visual é mais do que o logo escolhido para representar a marca. Tem a ver com as cores predominantes nos produtos da empresa, o design do site e dos posts em redes sociais e até a fonte escolhida para a elaboração de mensagens. Todos esses elementos devem estar alinhados sob o mesmo padrão.

Sendo assim, a mudança no logotipo, por exemplo, causa um efeito dominó que deve culminar na modernização de todos os aspectos visuais da empresa. Durante o processo de rebranding, essa parte deve ser pensada de forma extremamente estratégica. É preciso encontrar o equilíbrio e evitar a descaracterização da marca.

Para guiar essa parte da campanha, é importante considerar aspectos de neuromarketing, como a psicologia das cores. Dessa forma, você tem maior base para tomar decisões que sejam efetivas para o direcionamento da percepção do consumidor.

Posicione a marca em canais de mídia relevantes

A modernização das marcas deve ser acompanhada por uma exposição estratégica em canais de mídia. Por isso, se você não conta com uma estratégia bem estruturada para o uso de redes sociais, essa é a oportunidade perfeita para a sua criação.

É importante que os canais escolhidos sejam pertinentes aos interesses da persona, de forma a promover uma rápida divulgação das mudanças realizadas. Portanto, se o seu rebranding tem a ver com uma busca pelo público mais jovem, garantir a presença ativa em redes como Twitter e o Instagram é primordial.

Crie expectativa e monitore o público

Não há nada mais frustrante do que um processo de rebranding que não seja notado pela persona. Para evitar essa situação, busque estratégias para criar uma expectativa em sua audiência, o que pode ser alcançado por meio de campanhas de Marketing Digital.

Uma simples campanha de email marketing informando a breve chegada de novidades pode gerar o interesse necessário. Porém, é imprescindível que qualquer ação seja refletida nos canais mais importantes da empresa, como o blog, as redes sociais e o site institucional.

Ademais, é essencial monitorar as primeiras impressões do público em relação ao lançamento da campanha. O rebranding é um processo longo, o que abre espaço para a realização de otimizações conforme a sua necessidade.

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