Qual é o tamanho ideal de artigos para blog?

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Um dos caminhos para gerar engajamento com o seu público é a criação de artigos para blogs, que nada mais são do que textos ressaltando sua ideia e trazendo informações relevantes sobre o segmento da sua empresa.

O marketing de conteúdo tem um papel fundamental no funil de vendas para atrair leads, converter e fidelizar os clientes ao seu negócio. Por meio de conteúdos relevantes nos blogs, vídeos no site ou postagens nas mídias sociais, o consumidor se sente atraído e pode criar vínculos com a marca. Por isso, ele é tão importante no marketing digital.

Além disso, ter um blog faz com que sua empresa seja facilmente encontrada na internet e esteja na primeira página do Google, de forma orgânica. Quando você escreve sobre um assunto, você reafirma sua autoridade e gera credibilidade aos olhos dos consumidores.

Dessa forma, os curiosos que acessarem sua página, poderão ler e ver que você tem total domínio sobre o setor e cria confiança na sua empresa.

No blog, os artigos podem abranger assuntos que respondam possíveis dúvidas dos clientes e que tragam informações e curiosidades sobre o seu segmento.

Por exemplo, nós, que somos uma agência de marketing digital, escrevemos em nosso blog sobre conteúdos atuais e que abrangem nossos serviços. Se você chegou até aqui, é sinal que estamos no caminho certo, pois conquistamos a sua atenção.

Abaixo, vamos detalhar como os blogs surgiram, qual a função e importância do artigo no marketing digital, além de descobrir como escrever um e orientar para o tamanho ideal de um artigo.

Como os blogs surgiram?

Nos primórdios da internet, lá no final dos anos 1990, era comum existir fóruns e salas de bate-papo em sites para que os leitores tivessem um espaço para escrever e divulgar suas próprias ideias. Como alternativa, surgiram os blogs.

Eles ganharam popularidade no início dos anos 2000, quando as primeiras plataformas de hospedagem gratuita de blogs começaram a surgir. Daí, qualquer pessoa tinha a possibilidade de criar um blog e escrever sobre o que quisesse, como música, literatura, educação e demais assuntos.

O blog nasceu do termo “weblog”, com um significado de “registro na web” e foi criado em 1997 por John Barger. Em 1999, Peter Merholz, dividiu-a em duas partes para gerar a frase “we blog” (“nós blogamos”).

Hoje já é comum usar apenas o termo blog para caracterizar a aba no site que compõe os artigos.

O artigo no marketing digital

Quando você entende o papel de um blog na estratégia de marketing digital, você atrai um público segmentado e gera tráfego orgânico para o site.

Confira algumas vantagens que você tem quando desenvolve artigos para o blog da sua empresa:

Ganha autoridade no Google de forma orgânica – Quando o blog produz conteúdos de qualidade, ele recebe muitos backlinks, fazendo com que ajude a empresa a se posicionar bem para as palavras-chave relacionadas ao negócio.

Sua empresa também se torna referência, pois os seus seguidores podem compartilhar o conteúdo para outras pessoas.

Afeta positivamente as conversões no meio do funil – Conforme falamos anteriormente, ele influencia no funil de vendas, porque todas as vezes que o leitor lê o seu conteúdo, isso aumenta a credibilidade, desejo e sensação de segurança com seu produto ou serviço.

Fortalecimento de domínio – Quando o blog recebe um link de outro site, o domínio se fortalece e ganha mais credibilidade perante o Google.

Aumento de SEO – Se o blog é atualizado com frequência, o SEO dele se eleva. SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa Otimização para Sites de Busca. Na prática, ele utiliza técnicas para melhorar a posição do seu site no Google e faz com que a página tenha mais visibilidade.

Como escrever um artigo

Agora que você já descobriu o porquê é importante escrever artigos para blog, chegou a hora de saber como escrever um.

Planejamento é o segredo para um artigo de sucesso!
Planejamento é o segredo para um artigo de sucesso!

O primeiro passo é ter planejamento e pensar em temas que estão sendo buscados com frequência – você pode fazer isso utilizando o Google Trends, por exemplo. Basta digitar a palavra-chave que deseja e conferir dados sobre ela para te ajudar na organização dos temas.

Depois de definido as pautas, é hora de estruturar o artigo. Qual será a introdução? O que você vai falar no desenvolvimento? Quais tópicos poderão ser abordados? E como será o fechamento da sua ideia? Essas perguntas poderão direcionar a sua escrita.

Por isso, a dica é anotar em tópicos e a partir daí, começar a escrita.

Mas qual o tamanho ideal para artigos de blog?

Depois de definida as pautas, surge uma dúvida muito frequente: qual é o tamanho de artigo ideal?

Não é novidade que a maior parte dos leitores buscam na internet praticidade e agilidade. Dessa forma, um texto muito longo pode desestimular a leitura e ao contrário também pode ser prejudicial, pois textos muito curtos não são capazes de passar informação necessária.

A verdade é que o tamanho vai variar de acordo com o seu domínio de assunto e o objetivo do seu texto. Para estipular um número ideal, de modo geral, pode ser de 600 a 800 palavras.

Os motores de busca também definem algumas características para um artigo de blog ser indexado e exibido com mais frequência aos usuários.

Para um artigo entrar nos resultados de pesquisas do Google, o mínimo de palavras é 300. Menos dessa quantidade, o conteúdo não será destaque.

Para atrair o público na fase do funil de vendas, não é necessária muita profundidade e pode ficar entre 500 e 1000 palavras.

Para o artigo com mais aprofundamento, é indicado um artigo com mais de 1000 palavras.

Com base na Rock Content, eles podem ser classificados em artigos com:

  • Conteúdo pequeno (até 300 palavras);
  • Conteúdo normal (300 a 500 palavras);
  • Conteúdo estendido (500 a 2000 palavras);
  • Conteúdos épicos (mais de 2.000 palavras).

Além da quantidade de palavras, outros fatores que interferem diretamente na indexação do seu artigo no mecanismo de busca são: a distribuição de conteúdo para o público, a disposição do leitor em ler todo o conteúdo e a complexidade do tema.

Dica extra: Escrever mais não é sinônimo de qualidade. Foque em uma linguagem mais simples, compreensível, além de que, dividir o artigo em subtítulos, usando o negrito para destacar as partes importantes e utilizando bullet points para listas podem deixar seu texto mais atrativo.

Conheça a produção de artigos da VCD

Na VCD, nós temos uma equipe de jornalismo responsável por produzir artigos para os clientes. Se você quer saber mais sobre o processo de produção, continue acompanhando nosso blog semanalmente para ficar por dentro das novidades no universo do marketing digital.

Conheça ainda alguns dos clientes que fazemos a produção de blog – Aercamp, Bacter Clean, Slim Capilar, Sem Dívidas Bancárias, Jaguar Plásticos, Vtennis, JundMed.

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