Qual a diferença entre Influencer e Produtor de Conteúdo?
Muitos termos novos estão em alta nas mídias digitais, principalmente nas redes sociais, e pode ser um pouco difícil entender qual é a diferença entre eles.
Influencer, produtor de conteúdo, blogueiro, métricas, engajamento, são muitos termos diferentes e muitos conceitos novos também. Mas, hoje, vamos falar sobre os dois primeiros.
Esses profissionais vêm ganhando cada vez mais destaque na nossa sociedade e também estão se tornando profissões muito desejadas, principalmente pelas gerações mais novas.
Mas, vamos lá. Você sabe qual é a diferença entre um e outro?
O que é um Influencer?
O Digital Influencer é alguém que tem um grande poder de influência sobre as pessoas, em especial, os seus seguidores.
Ele é capaz de induzir a sua decisão de compra, inspirar o seu estilo de vida e também é capaz de mudar opiniões.
Pode ser dividido em dois grupos:
– Influenciador celebridade é aquele que já é conhecido por trabalhar como ator, cantor, modelo, entre outros, e por isso possui uma grande quantidade de seguidores nas redes sociais.
– Influenciador especializado é aquele que tem conhecimento sobre um determinado assunto e chama a atenção do público que busca saber mais sobre o tema.
Geralmente, essas pessoas têm uma relação sólida com seus fãs e seguidores, e se tornam referências no seus determinados nichos.
O que é um Produtor de Conteúdo?
Esse é um termo que está sendo usado com muita frequência na internet e abrange diversos formatos de atuação.
O Produtor de Conteúdo é alguém que cria e distribui conteúdos originais, usando ou não a sua imagem para conquistar o público. Ao criarem algo, sempre há personalidade e marca registrada própria.
Os conteúdos produzidos por esse profissional podem ser sobre assuntos mais técnicos ou mais divertidos, isso varia de acordo com o nicho que ele está inserido.
Qual a diferença entre eles?
Resumidamente, a diferença é que o influencer foca na disseminação de conteúdo, que nem sempre é produzido por ele.
O influencer também busca engajar seus seguidores e fazer com que tomem uma ação, seja a de comprar algo, se inscrever em um curso ou apoiar uma causa.
Enquanto o produtor de conteúdo se concentra exclusivamente na criação de conteúdo, tendo como objetivo principal a sua diferenciação, criatividade e qualidade.
Atrair a audiência com conteúdos relevantes para o seu público é o ponto de foco do produtor de conteúdo.
Assim, o influencer pode ser um produtor de conteúdo, mas o produtor de conteúdo não é, necessariamente, um influencer.
Em muitos casos, a linha é muito tênue entre os dois casos e as atividades podem se misturar.
E o blogueiro?
É o profissional que, como o próprio nome diz, possui um blog ou site onde posta conteúdos que considera que sejam relevantes para a sua audiência.
Quando ele produz um material que apresenta uma solução ou dica para o seu público, ele tem grande chance de ter seu conteúdo considerado de relevância.
Quando o conteúdo é considerado relevante, ele é mais fácil de ser encontrado e consegue levar mais pessoas para o site ou blog.
Produzir um bom conteúdo e aplicar estratégias de SEO para ficar bem posicionado nas buscas do Google, fazem parte do trabalho do blogueiro.
Dessa forma, é importante conhecer as características de cada profissional para entender qual se encaixa melhor na sua estratégia de marketing.
Está procurando uma agência de Marketing Digital para desenvolver a estratégia de marketing da sua empresa? A Você Digital é a solução que você está buscando!