A MP do Flamengo e os direitos de transmissão do futebol no Brasil

Em meio à pandemia da Covid-19, muita coisa parou e uma delas foi o futebol dentro de campo no Brasil. Mas outro assunto agitou este cenário. Foram as mudanças no bastidores do esporte em território nacional e um dos assuntos mais debatidos foi a MP do Flamengo e os direitos de transmissão do futebol no Brasil, a MP 984/2020. 

Você que acompanha o futebol nacional deve ter ouvido falar nos últimos dias sobre essa nova Medida Provisória assinada pelo Presidente da República. Ela gerou uma briga sobre os direitos de transmissão dos jogos de futebol no Brasil, envolvendo um dos times de maior torcida, o Flamengo, e emissora detentora desses direitos, a Rede Globo. 

Mas, afinal, o que é de fato essa MP e o que ela pode mudar no cenário do futebol nacional? Ela vai impactar somente o Flamengo ou vai impactar todos os clubes? Vou deixar de ver meu time pela televisão e vou acompanhar somente por streaming? 

Gabigol Gabriel Barbosa GIF - Gabigol GabrielBarbosa Flamengo ...

Como surgiu a MP do Flamengo?

Os direitos de transmissão dos jogos de futebol no Brasil sempre foram muito debatidos por todos os clubes e geram muita discussão. Clubes de maior torcida, como Flamengo e Corinthians, sempre brigaram para receber mais que os demais times, alegando que geram mais audiência que os outros.

Por outro lado, temos também demais clubes de expressão do Brasil. Caso dos grandes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que pedem para receber valores semelhantes. O argumento é que também levam grande pontuação de audiência quando seus jogos são exibidos pela TV aberta. 

E, partindo disso, no início de 2020, o Flamengo não aceitou a proposta da Globo pelos direitos de transmissão do Campeonato Carioca. A emissora ofereceu R$ 18 milhões. Mesma quantia para Vasco, Botafogo e Fluminense, e avaliou que esse valor não era satisfatório. Até aí, tudo bem. Mas essa atitude fez com que nenhum jogo que envolvesse o Flamengo pudesse ser transmitido pela Rede Globo e vice-versa.

A saída do Flamengo foi transmitir todos os seus jogos pelo seu canal oficial do Youtube, somente com a narração. O presidente do clube viu que isso não lhes era suficiente e apelou ao poder executivo nacional. E, assim, surgiu a MP 984/2020, apelidada de a MP do Flamengo. 

newsletter
newsletter

Afinal, o que é MP do Flamengo e que muda nos direitos de transmissão do futebol no Brasil?

A MP dá, aos clubes mandantes, o direito de negociarem sozinhos suas transmissões (a Lei Pelé, Lei 9.615/1998, exigia acordo com os dois participantes de cada jogo). Ou seja, se o Flamengo fosse o mandante da partida, poderia sim transmitir o vídeo do jogo, mesmo que o outro clube não tivesse assinado seus direitos de transmissão com o Flamengo. 

Vamos exemplificar para ficar mais fácil:

Antes

Flamengo x Time B – os dois com direito com a Globo, jogo pode ser transmitido pela Globo

Flamengo x Time B – Somente um com direito com a Globo, o jogo não seria transmitido por nenhum lugar. 

Agora

Flamengo x Time B – Flamengo sendo mandante e mesmo que o time B tenha contrato com a Globo, o jogo pode ser transmitido por onde o Flamengo achar conveniente. 

E essa Medida Provisória, apesar de ter sido negociada somente com o Flamengo, não se estende somente ao clube rubro-negro, mas sim para todos os clubes do Brasil. 

Ligue 1 Soccer GIF by Toulouse Football Club - Find & Share on GIPHY

Parece ser simples, mas não é

Para o clube, surge como uma alternativa para conseguir uma melhor negociação feita por ele mesmo, não dependendo das amarras dos contratos impostos pela Rede Globo. Mas também há de se convir que nem todos os clubes brasileiros são independentes financeiramente a ponto de não precisar do dinheiro fixo da emissora de televisão. 

Para o torcedor comum, também muda bastante coisa. O que antes era uma tarefa simples de se assistir o seu clube de coração ligando na Tv Globo aberta ou no Premiere Futebol Clube (também da plataforma Globo), hoje ficará a critério de quem o clube mandante resolver negociar para que você consiga ver seu clube. 

A medida provisória já está em vigor. Mas isso também gera outro problema, pois as cotas de TV já foram negociadas e foram pagas pela Globo.

marketing digital

O que já aconteceu até agora?

Até o momento, somente o Campeonato Carioca está em andamento no Brasil. Sendo assim, vamos analisar os números e fatos ocorridos até o momento com base neste campeonato. 

Depois da MP, a Globo tirou seu time de campo e decidiu não transmitir mais o Carioca. Em um de seus jogos, contra o Boavista, o Flamengo estabeleceu o primeiro recorde de acessos simultâneos de uma partida esportivas pelo YouTube, com 2,2 milhões de acessos simultâneos.

Depois de uma briga tremenda na justiça para a transmissão da Taça Rio, o Fluminense decidiu transmitir o seu jogo pela seu canal oficial no YouTube. Resultado: um novo recorde, com 3,3 milhões de pessoas assistindo a partida simultaneamente. 

Transmissão da FluTv bate recorde e se torna a maior live de ...

Os números gigantescos ainda precisam ser avaliados na questão financeira. Com a transmissão feita pelo YouTube e sem público no estádio, a renda vem somente pelos anúncios e doações feitas pelos próprios torcedores por meio da plataforma.

Quer saber como levar a sua empresa para o mundo digital também? Clique no botão abaixo e fale com nosso time de especialistas:

Você pode gostar...

Inscreva-se
Notificar quando
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Aline Costa
Aline Costa
1 ano atrás

Realmente é muita burocracia para os direitos de transmissão de futebol. Rorai cap resultado

Last edited 1 ano atrás by Aline Costa