Qual a melhor ferramenta para automações de e-mail marketing? Conheça o ActiveCampaign!
O assunto deste artigo é sobre as vantagens da implantação do ActiveCampaign em sua estratégia de marketing digital.
Se você nunca ouviu falar, quero começar te fazendo uma pergunta:
Você gosta de receber diversos e-mails por dia sobre propagandas e promoções?
É provável que você diga que não.
Mas, no marketing digital, o e-mail marketing desempenha uma função super importante, tanto para quem é cliente, como para os responsáveis em elaborar conteúdos e desenvolver ações estratégias para esta prática.
É fato que o maior desafio das empresas é produzir conteúdos que despertem a atenção do seu público.
E você pode até não curtir receber muitos e-mails, mas são eles que ajudam a criar vínculos com os leads.
Afinal, receber um e-mail personalizado dá a sensação de exclusividade.
Para otimizar tempo e simplificar este processo, os e-mails são disparados através de uma ferramenta de automação.
A automação de e-mail marketing é um termo conhecido que emprega processos automáticos para enviar as mensagens eletrônicas, com o objetivo de reduzir os trabalhos manuais e aumentar a eficiência na comunicação com a base de contatos.
Em linhas gerais, a automação acontece quando uma pessoa acessa o seu site e preenche um formulário de contato, para que imediatamente o possível lead receba uma mensagem pré-programada em seu e-mail pessoal.
Depois disso, os clientes receberão conteúdos, de acordo com o seu perfil e organizados pela equipe de marketing para que a frequência se mantenha, sem que você precise mandar todos os e-mails manualmente.
Achou interessante a funcionalidade da automação?
Chegou a hora de escolher a plataforma para fazer isso.
E como sugestão, apresentamos uma ferramenta completa que realiza esse tipo de serviço e muito mais. É a ActiveCampaign.
O que é a ActiveCampaign?
A ferramenta ActiveCampaign foi fundada em Chicago (EUA), em 2003, e é conhecida como uma plataforma de Customer Experience Automation (CXA).
Ou seja, além de automatizar e-mails, busca evoluir toda a experiência do cliente.
São quatro pilares que definem a experiência do cliente através da ferramenta:
Orquestrar: tornar os conjuntos de ferramentas existentes mais eficazes, conectando-os ao conjunto mais amplo de dados de clientes;
Segmentar: rastrear as preferências, o comportamento e vários atributos personalizados do comprador em todo o ciclo de vida do cliente;
Personalizar: utilizar dados de todo o ciclo de vida do cliente para escolher o melhor conteúdo, horários de envio e canais de entrega para cada usuário;
Automatizar: analisar todas as informações do cliente, destacar o que funciona melhor para cada indivíduo e ajudar a melhorar sua estratégia de envio em tempo real, com base no comportamento do cliente.
Dessa forma, podemos defini-la como uma ferramenta que simplifica as ações em massa.
Como funciona a ferramenta?
A base para o funcionamento da plataforma funciona através da inteligência artificial e machine learning para dar segurança às informações e assertividade nos processos.
Para usar a ferramenta, você precisa criar uma conta na plataforma, habilitar o monitoramento do site, criar ou importar para a ferramenta a sua lista de contatos e filtrar, de acordo com suas particularidades.
Com o uso da ActiveCampaign, você é o responsável por criar suas automações ou usar os modelos já disponíveis pela própria plataforma. Por fim, vai criar e gerenciar o funil de vendas de acordo com cada necessidade.
ActiveCampaign: ter ou não ter?
Quando não há a implantação da ActiveCampaign, as pessoas entrariam no site, preencheriam o formulário, que cairia na caixa de entrada da equipe comercial e eles teriam que pegar esses dados e disparar um e-mail de forma manual.
Depois do primeiro contato, teria que segmentar, de forma manual como fazer o contato, adicionar as informações no bloco de notas ou em um documento em word ou em uma planilha de Excel, a fim de fazer este acompanhamento.
A ActiveCampaign significa tudo isso: a automação de e-mail marketing e muito mais.
Com ela, o cliente entra no site, preenche o formulário e automaticamente vai fazer um disparo de e-mail avisando que o cadastro foi recebido e que em breve um dos atendentes entrarão em contato.
Sem contar que, automaticamente a ferramenta adiciona as etapas corretas do CRM, que é onde o comercial vai fazer o acompanhamento das etapas do cliente (primeiro contato, entrar em contato, enviar proposta, fazer negociação), sempre com o propósito de finalizar a compra.
A ActiveCampaign simplifica este processo.
Além dos disparos de e-mail, ela também faz a segmentação das etapas.
Por exemplo, a partir das informações e configurações que você faz, ela vai segmentar se o lead vai cair em primeiro contato, se ele vai passar para proposta enviada, ele vai ser marcado como ganho ou perdido.
Se o cliente fechou, ele é marcado como ganho, se não fechou, ele é marcado como perdido.
Com base nessas informações que são adicionadas nas ferramentas, a automação vai fazendo os disparos de e-mail – tudo para manter o cliente nutrido.
Além disso, há ainda o disparo de newsletters.
A automação de e-mail marketing também é muito usada para o disparo de newsletters – material informativo sobre um tema específico.
Na VCD, a pessoa se cadastra no site para receber conteúdo sobre marketing digital, por exemplo.
Quatro motivos para utilizar o ActiveCampaign na sua estratégia
Para esclarecer suas dúvidas, separamos quatro motivos para você utilizar o e-mail marketing na sua estratégia. Conheça cada um deles:
1 – Distribuição de conteúdo
Se alguém se cadastrar para receber uma newsletter, ela vai querer receber o conteúdo. Daí, você pode criar uma sequência de e-mails pré-programados, o que é muito bom para quem quer receber conteúdo. Para que assim, o vínculo entre o cliente e a marca seja consolidado.
2 – Você não perde o timing
Se o cliente contatou você, ele não pode ser esquecido.
Com a ActiveCampaign, você é avisado na hora quando um cliente acabou de preencher um formulário no site, através do aplicativo de celular, para tomar as devidas providências.
3 – Organiza seu CRM
O CRM é “Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente) ou o gerenciamento dos leads que entram para você.
Conforme as movimentações vão sendo feitas, é possível organizar os clientes que precisam enviar uma proposta ou uma data específica para retornar aos clientes em um dia X.
A ActiveCampaign tem um aplicativo no celular e isso facilita o controle. Assim que o lead preenche o formulário, ele é integrado com o e-mail marketing, junto ao CRM – o que torna um diferencial ainda melhor.
4 – Disparos de promoções
Se você tem um mailing bem grande, como as grandes redes de e-commerce, você consegue fazer disparos com as ofertas da semana e ações promocionais, direcionada aos seus contatos, como acontece com a C&A, Marisa ou Lojas Renner.
Não fique sem disparar e-mails!
A automação de e-mail marketing serve para você otimizar o tempo de trabalhos em massa e retrabalho.
Se não houvessem os disparos de e-mail marketing, o profissional teria que fazer tudo na mão. Por exemplo, se o seu mailing tem uma base de 100 contatos, é provável que tenha que fazer 100 vezes um novo e-mail.
Com a automação, você transforma isto em uma única vez.
O conteúdo foi útil para você? Compartilhe conosco o que você achou e como ele te ajudou a aprimorar suas estratégias.
Conte com a VCD e automatize seus resultados!