Qual a melhor ferramenta para automações de e-mail marketing? Conheça o ActiveCampaign!

A importância do e-mail marketing e por que utilizar o activecampaign - capa
Por que devo usar o ActiveCampaign nas automações de e-mail marketing?

O assunto deste artigo é sobre as vantagens da implantação do ActiveCampaign em sua estratégia de marketing digital.

Se você nunca ouviu falar, quero começar te fazendo uma pergunta:

Você gosta de receber diversos e-mails por dia sobre propagandas e promoções?

É provável que você diga que não.

Mas, no marketing digital, o e-mail marketing desempenha uma função super importante, tanto para quem é cliente, como para os responsáveis em elaborar conteúdos e desenvolver ações estratégias para esta prática.

É fato que o maior desafio das empresas é produzir conteúdos que despertem a atenção do seu público.

E você pode até não curtir receber muitos e-mails, mas são eles que ajudam a criar vínculos com os leads.

Afinal, receber um e-mail personalizado dá a sensação de exclusividade.

Conheça o ActiveCampaign!

Para otimizar tempo e simplificar este processo, os e-mails são disparados através de uma ferramenta de automação.

A automação de e-mail marketing é um termo conhecido que emprega processos automáticos para enviar as mensagens eletrônicas, com o objetivo de reduzir os trabalhos manuais e aumentar a eficiência na comunicação com a base de contatos.

Em linhas gerais, a automação acontece quando uma pessoa acessa o seu site e preenche um formulário de contato, para que imediatamente o possível lead receba uma mensagem pré-programada em seu e-mail pessoal.

Depois disso, os clientes receberão conteúdos, de acordo com o seu perfil e organizados pela equipe de marketing para que a frequência se mantenha, sem que você precise mandar todos os e-mails manualmente.

Achou interessante a funcionalidade da automação?

Chegou a hora de escolher a plataforma para fazer isso.

E como sugestão, apresentamos uma ferramenta completa que realiza esse tipo de serviço e muito mais. É a ActiveCampaign.

O que é a ActiveCampaign?

A ferramenta ActiveCampaign foi fundada em Chicago (EUA), em 2003, e é conhecida como uma plataforma de Customer Experience Automation (CXA).

Ou seja, além de automatizar e-mails, busca evoluir toda a experiência do cliente.

São quatro pilares que definem a experiência do cliente através da ferramenta:

Orquestrar: tornar os conjuntos de ferramentas existentes mais eficazes, conectando-os ao conjunto mais amplo de dados de clientes;

Segmentar: rastrear as preferências, o comportamento e vários atributos personalizados do comprador em todo o ciclo de vida do cliente;

Personalizar: utilizar dados de todo o ciclo de vida do cliente para escolher o melhor conteúdo, horários de envio e canais de entrega para cada usuário;

Automatizar: analisar todas as informações do cliente, destacar o que funciona melhor para cada indivíduo e ajudar a melhorar sua estratégia de envio em tempo real, com base no comportamento do cliente.

Dessa forma, podemos defini-la como uma ferramenta que simplifica as ações em massa.

Como funciona a ferramenta?

A base para o funcionamento da plataforma funciona através da inteligência artificial e machine learning para dar segurança às informações e assertividade nos processos.

Para usar a ferramenta, você precisa criar uma conta na plataforma, habilitar o monitoramento do site, criar ou importar para a ferramenta a sua lista de contatos e filtrar, de acordo com suas particularidades.

Com o uso da ActiveCampaign, você é o responsável por criar suas automações ou usar os modelos já disponíveis pela própria plataforma. Por fim, vai criar e gerenciar o funil de vendas de acordo com cada necessidade.

ActiveCampaign: ter ou não ter?

Quando não há a implantação da ActiveCampaign, as pessoas entrariam no site, preencheriam o formulário, que cairia na caixa de entrada da equipe comercial e eles teriam que pegar esses dados e disparar um e-mail de forma manual.

Depois do primeiro contato, teria que segmentar, de forma manual como fazer o contato, adicionar as informações no bloco de notas ou em um documento em word ou em uma planilha de Excel, a fim de fazer este acompanhamento.

A ActiveCampaign significa tudo isso: a automação de e-mail marketing e muito mais.

Com ela, o cliente entra no site, preenche o formulário e automaticamente vai fazer um disparo de e-mail avisando que o cadastro foi recebido e que em breve um dos atendentes entrarão em contato.

Sem contar que, automaticamente a ferramenta adiciona as etapas corretas do CRM, que é onde o comercial vai fazer o acompanhamento das etapas do cliente (primeiro contato, entrar em contato, enviar proposta, fazer negociação), sempre com o propósito de finalizar a compra.

A ActiveCampaign simplifica este processo.

Além dos disparos de e-mail, ela também faz a segmentação das etapas.

Conheça o ActiveCampaign!
Layout da ActiveCampaign

Por exemplo, a partir das informações e configurações que você faz, ela vai segmentar se o lead vai cair em primeiro contato, se ele vai passar para proposta enviada, ele vai ser marcado como ganho ou perdido.

Se o cliente fechou, ele é marcado como ganho, se não fechou, ele é marcado como perdido.

Com base nessas informações que são adicionadas nas ferramentas, a automação vai fazendo os disparos de e-mail – tudo para manter o cliente nutrido.

Além disso, há ainda o disparo de newsletters.

A automação de e-mail marketing também é muito usada para o disparo de newsletters – material informativo sobre um tema específico.

Na VCD, a pessoa se cadastra no site para receber conteúdo sobre marketing digital, por exemplo.

Quatro motivos para utilizar o ActiveCampaign na sua estratégia

Para esclarecer suas dúvidas, separamos quatro motivos para você utilizar o e-mail marketing na sua estratégia. Conheça cada um deles:

1 – Distribuição de conteúdo

Se alguém se cadastrar para receber uma newsletter, ela vai querer receber o conteúdo. Daí, você pode criar uma sequência de e-mails pré-programados, o que é muito bom para quem quer receber conteúdo. Para que assim, o vínculo entre o cliente e a marca seja consolidado.

2 – Você não perde o timing

Se o cliente contatou você, ele não pode ser esquecido.

Com a ActiveCampaign, você é avisado na hora quando um cliente acabou de preencher um formulário no site, através do aplicativo de celular, para tomar as devidas providências.

3 – Organiza seu CRM

O CRM é “Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente) ou o gerenciamento dos leads que entram para você.

Conforme as movimentações vão sendo feitas, é possível organizar os clientes que precisam enviar uma proposta ou uma data específica para retornar aos clientes em um dia X.

A ActiveCampaign tem um aplicativo no celular e isso facilita o controle. Assim que o lead preenche o formulário, ele é integrado com o e-mail marketing, junto ao CRM – o que torna um diferencial ainda melhor.

4 – Disparos de promoções

Se você tem um mailing bem grande, como as grandes redes de e-commerce, você consegue fazer disparos com as ofertas da semana e ações promocionais, direcionada aos seus contatos, como acontece com a C&A, Marisa ou Lojas Renner. 

Não fique sem disparar e-mails!

A automação de e-mail marketing serve para você otimizar o tempo de trabalhos em massa e retrabalho.

Conheça o ActiveCampaign!

Se não houvessem os disparos de e-mail marketing, o profissional teria que fazer tudo na mão. Por exemplo, se o seu mailing tem uma base de 100 contatos, é provável que tenha que fazer 100 vezes um novo e-mail.

Com a automação, você transforma isto em uma única vez.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe conosco o que você achou e como ele te ajudou a aprimorar suas estratégias.

Conte com a VCD e automatize seus resultados!

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