Marketing Político: como fazer?
Para o candidato que busca realizar uma boa campanha e obter um público comprometido, é importante que ele mantenha uma boa estratégia de marketing.
O marketing político
O marketing político se baseia em um conjunto de estratégias para promover algum candidato, criando um clima de confiança entre ele e a população.
Podendo assim, garantir possíveis eleitores.
É importante realizar uma campanha de marketing político?
A resposta é: CLARO QUE SIM!
Dentro das campanhas de marketing, é realizado estratégias, essas estratégias servem para criar um vínculo com o candidato e a população, fazendo com que a população esteja ciente das propostas estabelecidas pelo candidato que possivelmente será escolhido.
Como é organizada essa campanha?
Assim como tudo que fazemos na vida, é preciso ter um planejamento.
Com o marketing político não é diferente.
Segue abaixo alguns passos para o desenvolvimento de uma campanha:
- Promoção da própria imagem- fale sobre você, sua história de vida, seus sonhos e objetivos;
- Desenvolva uma marca política- fale sobre uma especialização ou ideia que você defenda;
- Invista em conteúdo- faça conteúdos informativos para seus eleitores. Seja através de textos ou vídeos;
- Construa uma comunidade- reunir aqueles que se identifiquem com as propostas do candidato através de comunidades nas redes sociais, irá estimular o engajamento dos eleitores, fomentando discussões;
- Educação dos eleitores- fale sobre temas que abordem as necessidades da sociedade;
- Formação de landing pages- aumente o alcance de suas divulgações através de uma landing page, use ela para promover seu perfil e projetos.
Cases de sucesso- Barack Obama
Um case de sucesso que podemos usar como exemplo é do ex- presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
No seu terceiro ano de mandato, em 2011, já visando a reeleição, o presidente apostou nas redes sociais como estratégia de marketing político.
A seguinte jogada foi lançada no twitter: utilizar a hashtag #AskObama poderia fazer as perguntas que quisessem ao presidente. Ele, então, as leria e as responderia em um ao vivo.
Ele utilizou a rede social para uma estratégia; estratégia essa que permitiu que a população se engajasse e criasse laços com o líder político.
A Você Digital Propaganda te ajuda!
Tem interesse em saber mais sobre esse conteúdo?
Entre em contato com nossa equipe comercial clicando aqui e saiba mais!