Marketing Offline: saiba a importância dele para sua estratégia de Marketing

marketing offline

Quem nunca cometeu o erro de achar que agora só a internet tem importância em termos de marketing e divulgação? Pois é, mas o universo da mídia offline ainda está aí para demonstrar que não é tão simples assim.

É inegável como o marketing digital se tornou importante nas últimas décadas. Além do fato de que as pessoas passam cada vez mais tempo conectadas, seja em blogs e sites das suas marcas preferidas, seja nos motores de busca e nas mídias sociais.

De qualquer modo, também não é difícil perceber que nem por isso as mídias tradicionais deixaram de surtir efeito ou marcar presença em nossas vidas. Basta olhar em volta e prestar atenção na presença dos seguintes elementos:

  • Revistas e jornais impressos;
  • Panfletos, flyers e afins;
  • Televisores e rádios ligados;
  • Outdoors, busdoor, entre outros.;
  • Diversos veículos similares.

Prova disso é a famosa mídia de tipo Out of Home, também conhecida pela sigla OOH. Ela remete não apenas ao que está “fora de casa”, já que eu também posso usar a internet na rua (pelo celular ou tablet), mas sobretudo à comunicação visual urbana.

Lembrando que divulgações em shoppings, praças e demais locais públicos também são uma forma de marketing offline. Elas costumam fazer muito sucesso no fim de ano, no réveillon e também em outras datas festivas.

Tanto que, mesmo empresas conhecidas por terem forte presença digital, muitas vezes se esforçam para quebrar essa “barreira” da distância com o público. As palestras, conferências e workshops são apenas alguns dos modos de fazer isso.

Ademais, ligações de telemarketing também podem ser classificadas como ações offline. Na verdade, a evolução desse tipo de estratégia trouxe o que se convencionou chamar Outbound 2.0, que gera uma máquina de vendas que funciona fora da internet.

Adiante aprofundaremos todos esses pontos. Então, se você quer ficar por dentro da importância que as mídias offline continuam tendo atualmente, e entender o papel delas para suas estratégias de marketing, é só seguir adiante na leitura.

Como interligar o marketing digital com o marketing offline?

Quem já ouviu falar em marketing omnichannel sabe que hoje em dia offline e o online precisam estar interligados. Na verdade, ignorar o poder de um dos dois é tão grave quanto colocar ambos para competirem entre si mesmos.

Até pouco tempo atrás, era comum ver diferenças gritantes entre os preços e condições de entrega de uma loja online e uma física, ambas da mesma marca. Hoje, até mesmo uma empresa de pintura predial precisa encontrar maneiras de unificar tudo.

Ou seja, tanto para prestação de serviços quanto para venda de produtos, é essencial proporcionar sempre a mesma experiência para os clientes. 

Isso já mostra a importância que a mídia offline continua tendo para o marketing de uma empresa.

Não apenas ela deve permanecer no horizonte da marca, como é preciso que esteja interligada. Portanto, caso as duas equipes estejam separadas em termos práticos, também é preciso conciliá-las estrategicamente.

Isso pode ser feito por meio das reuniões e do alinhamento entre os gestores. Além disso, em alguns casos, é preciso repensar toda a aplicação da cultura organizacional do seu negócio, de modo que as vantagens do omnichannel se tornem um hábito.

O que pode ser mais simples do que parece. No fundo, um cartão de visita arquiteto com os dados de e-mail/site do profissional já cumpre com essa cultura, embora hoje existam muitas outras maneiras de aprofundar essas estratégias.

Por exemplo, alguns produtos podem contar com um QR Code, que permite que o cliente interaja digitalmente com algum conteúdo, pelo próprio celular. Provando que, realmente, quando o marketing e o departamento de vendas andam juntos, tudo melhora.

Sobre feiras, eventos e parcerias

Quem nunca pensou mil vezes antes de passar o cartão de crédito em um site? Às vezes, ficamos tanto na dúvida que acabamos desistindo da compra, mesmo sabendo que as grandes marcas investem cada vez mais em segurança digital.

A melhor maneira de evitar isso, especialmente no caso de empresas locais e de médio/pequeno porte, é marcando presença física. Então, vamos pensar juntos, como alguém que trabalha com banner de loja pode fazer isso?

Ter um estabelecimento é a maneira mais comum. Contudo, mesmo que a empresa esteja em estágio embrionário, ou que o seu formato não permita esse tipo de gasto, é possível recorrer a algumas soluções citadas acima.

As palestras e presenças em eventos do seu segmento pode mudar seu negócio de patamar, pois ali estão seus fornecedores, parceiros e até os futuros clientes. Então, no marketing offline é fundamental fazer essa socialização.

Outra possibilidade é montar um stand em outras lojas já estabelecidas. Uma dica é buscar segmentos ou nichos de mercado transversais, que não concorram diretamente com o seu negócio, o que torna mais fácil e mais provável atingir seu objetivo.

Assim, se você trabalha com adesivação de carros, pode fechar parceria com uma concessionária, que apenas vende os veículos, sem nenhum tipo de serviço como adesivação ou similares.

Além de fortalecer sua marca e fazer um excelente marketing presencial, isso ainda vai gerar uma dinâmica melhor para o seu parceiro, levando para ele os mesmos efeitos positivos de fortalecimento de marca e divulgação.

Turbinando a comunicação visual com marketing offline

Não é possível falar sobre marketing offline e deixar de lado soluções como os panfletos, flyers, cartões de visita e afins. Realmente, esse tipo de mídia impressa pode se mostrar bastante eficiente para vários formatos de negócio.

Se você trabalha com folhetos restaurante, por exemplo, além de ter um belo portfólio de soluções dessa área, certamente vai poder distribuir seus panfletos nos bares, restaurantes e lanchonetes da região.

O próprio cartão de visitas continua fazendo todo sentido, mesmo quando não atrelado a “visitas” propriamente ditas. Hoje, ele funciona mais como um lembrete, uma peça de networking que ajuda a conectar pessoas que se conheceram presencialmente.

Outro ponto indispensável é que todas essas mídias impressas podem e devem ter a mesma identidade visual que o seu negócio tem na internet. O que também é um modo de integrar o mundo online e o offline, fortalecendo sua presença para os clientes.

Se você busca um diferencial ainda maior, pensa também nos brindes. Se o cliente fechou com você um serviço como flyer digital, enviar um brinde pelos Correios pode ajudar na hora de ele perceber que sua empresa se importa com cada um.

Caso a estratégia vá ser utilizada na loja física e presencialmente, ela pode se estender a quem ainda não é cliente, gerando uma conexão maior com o público. Para tanto, valem canetas, chaveiros, canecas e até o bom e velho calendário.

Outbound 2.0 e Assessoria de Imprensa

Há dois modos incríveis de fazer marketing offline, inclusive inovando em relação à concorrência, já que as duas modalidades ainda são relativamente novas no Brasil: a do Outbound 2.0 e a da Assessoria de Imprensa (AI) para pequenas empresas.

O bacana do Outbound 2.0 é que ele pode passar por todos os veículos de comunicação típicos do offline, desde a distribuição de panfletos ou portfólios mais elaborados, até a aplicação de telemarketing e de reuniões presenciais de fechamento de venda.

Além disso, ele pode ser aplicado a qualquer segmento, seja uma indústria química ou uma gráfica que trabalha com painel de led outdoor. Ele consiste basicamente em racionalizar o processo de venda offline até os limites da sua possibilidade.

Assim, em vez de um vendedor externo fazer toda parte de pesquisa de mercado, prospecção, fechamento e até pós-venda, os setores se separam. 

Ou seja, um time gera leads, outro faz a ligação agendando uma reunião, um terceiro fecha as vendas e o último faz instalações, suportes e daí em diante.

Os resultados práticos que isso pode trazer é tirar o melhor de cada profissional, já que um talento não é igual ao outro. Só de algumas pessoas agendarem no telemarketing, e outras venderam presencialmente, já potencializa e muito o processo.

No caso da Assessoria de Imprensa, o que temos é o universo da mídia espontânea. Aqui, se uma empresa trabalha com aula para dirigir carro, ela pode chamar a atenção da mídia local lançando uma campanha inclusiva.

Esse tipo de iniciativa ligada à inclusão, à sustentabilidade e pautas afins tende a atrair, e faz com que a marca seja promovida indiretamente, sem pagar nada por isso. A AI pode ajudar e muito nesse processo, fazendo conexão com jornais e revistas locais.

Assim, fica claro que todo tipo de mídia offline permanece sendo extremamente importante e promissora para as estratégias de marketing de qualquer negócio, especialmente quando ele busca fortalecer a sua marca e melhorar a experiência do cliente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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