Landing Page – O que é e pra que serve?
A gente já mostrou aqui no Blog da VCD como criar uma Landing Page.
Mas afinal, o que ela é? E pra que serve?
Esta poderosa ferramenta é uma das principais formas de captar leads quentes, servindo como a porta de entrada para clientes em potencial.
A Landing Page é algo que se difere do site principal da empresa, possuindo um objetivo especial: conseguir os contatos das pessoas que se interessam por um certo tipo de oferta feita por sua empresa.
No entanto, mesmo com o conceito sendo explicado e, até de certa forma fácil de ser entendido, a dúvida de “o que é uma Landing Page” é bem comum de ser ouvida.
E pensando nisso, preparamos esse artigo explicando o passo a passo, assim como as vantagens, motivos de se investir e retorno que elas podem proporcionar ao seu negócio.
O que é Landing Page?
Se formos traduzir o termo para um português literal, Landing Page nada mais é do que uma página de aterrissagem. No conceito inicial do termo, isso seria considerado uma página inicial de um site, certo?
Na verdade, mais ou menos, já que o termo Landing Page foi adotado pelo Marketing Digital para definir uma página com um objetivo único: a conversão de vendas!
As páginas são construídas com menos elementos do que o site principal da companhia.
E isso é feito de forma proposital, pois o objetivo é conseguir que o visitante fique focado em apenas fazer o que a página pede: preencher um formulário que o levará a um funil de vendas.
Por qual motivo devo investir em uma Landing Page?
Que as Landing Pages ajudam na captação e na conversão de novos clientes, você já deve ter entendido. Mas não é tão simples assim.
Para que o cliente entregue os dados dele para sua empresa, o mais comum é que você ofereça algo em troca. E esse algo em troca é como se fosse uma espécie de recompensa por ele ter acessado o seu site e ter dado os dados dele para sua empresa.
Normalmente, quem possui uma Landing Page oferece um material de valor, como um conteúdo de qualidade, para justificar este acesso restrito. Os materiais mais comuns são:
- Calendários comemorativos
- E-books
- Planilhas
- Templates
- Cursos/Workshops
- Webinars
Dentro outros…
E tudo isso é oferecido de forma gratuita, com o objetivo de educar o cliente com o seu material e mostrar que você é mesmo um entendedor do assunto.
Como dissemos acima, este lead que acessa o conteúdo disponibilizado pela Landing Page é um recorte mais selecionado do público-alvo que você deseja. Com isso, a abordagem fica mais direta e a conversão, consequentemente, mais facilitada.
Para criar uma Landing Page eficiente, alguns pontos devem ser levados em conta.
Elementos de uma Landing Page eficiente
1. Headline
Este é o título da página e pode ser um dos fatores mais importantes para a decisão dos clientes em seguir na sua página de conversão de leads.
O motivo dessa importância é que a maioria dos visitantes dos sites apenas olham os elementos principais da página, aquela famosa “batida de olho”.
Essa ação, em poucos segundos, ajuda a decidir se o cliente fica ou não na sua página e o que irá fazer na sequência.
Ele também é o elemento de maior tamanho e que fica mais em evidência, por isso escolher bem o título deve ser primordial: quanto mais claro e direto, melhores as chances de conversão.
Escolha explicar bem o que está sendo ofertado, mas usando de títulos que despertam a curiosidade de quem está visitando a página.
2. Apelo visual
As imagens também são determinantes no caminho de encantamento do cliente. Cerca de 80% dos usuários de internet tendem a ler mais um conteúdo que esteja integrado com a imagem utilizada.
O conceito é semelhante ao usado no título: utilize de algo que chame atenção e que capte a atenção de quem está mais desatento. Se o seu objetivo é vender, a venda já começa em uma boa escolha de imagem.
O ideal é usar uma imagem que também conecte o lead com a identidade visual da marca.
3. Recompensa
Como já citamos, esse é o elemento principal da estratégia de Landing Page.
A recompensa recebida pelo lead será o material que vai apresentar seu conhecimento e sua expertise. E lembre-se: você está recebendo dados pessoais importantes dos clientes, portanto ofereça algo à altura para eles.
Normalmente, aliamos a produção destes materiais a outras estratégias de marketing, como automação de marketing, por exemplo.
4. Frases de impacto
Elas definem o que você está ofertando!
Os textos das Landing Pages devem ser feitos de forma breve, destacando palavras importantes, mostrando o que é possível ser feito com o material oferecido por você.
O texto da descrição serve mais como auxílio e complemento, para responder qualquer dúvida e convencer os visitantes a aderir à oferta.
5. Formulário
Todos os elementos anteriores são feitos com um objetivo: destacar o formulário, que é o local onde será feita a captação dos leads.
Este item deve conter os campos a serem preenchidos por quem deseja receber o material ofertado.
Quanto mais simples o formulário, mais fácil aderir ao público.
O formulário ideal deve pedir nome, telefone, e-mail, ou dados que sirvam para que você faça o contato com o cliente na sequência.
6. Call to Action – CTA
Este é o botão convite para que o usuário adquira gratuitamente o material ofertado. O CTA (Call to action) também é conhecido como a chamada para ação, o botão que será clicado para executar a tarefa.
Ele deve se destacar dos demais elementos, com cor e forma diferenciada, mas que também esteja alinhado ao restante da página. Ele pode ser colocado no começo da página, em forma de pop-up ou fixo.
O texto deste botão também deve ser criativo, não sendo tão explícito como “download”, optando por “Quero aprender agora” ou outras frases de chamada.
7. Página de agradecimento
Após a pessoa preencher o formulário e clicar no botão de CTA enviando os dados, o fundamental é agradecer o usuário.
A Thank You Page, que é a página de agradecimento, mostra que você é cordial com o seu cliente, podendo, inclusive, convidar o visitante a conhecer outros conteúdos do site.
Esse agradecimento ajuda a criar um laço do cliente com sua empresa, agregando muito valor à sua marca.
AÇÃO!
Depois de tudo feito, é hora de divulgar a página.
Para isso, crie um planejamento de divulgação em redes sociais, blog, e-mail marketing.
Se possível, faça isso com anúncios pagos, segmentados, para o público que possa ter interesse no seu conteúdo e serviço.
E já sabe né? Se você precisar de ajuda, conta com a gente!