Influenciadores digitais são foco de investimento bilionário do Facebook
Um bilhão de dólares, equivalente à cerca de 5 bilhões de reais, é o valor que será investido pelo Facebook para os criadores de conteúdo que utilizam o Instagram e Facebook, até o próximo ano. Esse anúncio foi feito pelo fundador e CEO da plataforma, Mark Zuckerberg, em uma publicação no seu perfil pessoal, no dia 14 de julho.
Se você ficou interessado em saber os detalhes da publicação, continue lendo este artigo!
Como será feito o investimento?
A empresa vai distribuir os recursos por meio de receita de anúncios compartilhados, além de dar um bônus pelo tempo que os influencers passam no Facebook e no Instagram. Haverão casos que em será oferecido financiamentos para que eles se comprometam a marcar presença nas duas redes.
Esse investimento é uma estratégia para que os profissionais se mantenham ainda mais presentes na plataforma e que novos usuários se sintam atraídos. Se os influencers não acessarem as redes sociais, o Facebook vai deixando de vender os anúncios, que são a base de lucro para o sistema da empresa.
Para Zuckerberg, “investir em criadores não é novo para nós, mas estou animado para expandir este trabalho ao longo do tempo”, escreveu em publicação. Ele disse ainda que o objetivo é construir as melhores plataformas para que eles ganhem a vida e disse que mais detalhes serão disponibilizados em breve. Veja a publicação completa:
Na tradução, Zuckerberg escreveu: “Queremos construir as melhores plataformas para milhões de criadores de conteúdo ganharem a vida, então estamos criando novos programas para investir mais de US $ 1 bilhão para recompensar criadores por ótimo conteúdo que eles criam no Facebook e Instagram até 2022. Investir em criadores não é novo para nós, mas estou animado para expandir este trabalho ao longo do tempo. Mais detalhes em breve.”
Programas de bônus estão em desenvolvimento
Já existem alguns programas de bônus disponíveis apenas para influencers convidados, mas o Facebook já estuda novas ferramentas para um futuro próximo. Ele vai lançar uma seção dedicada explicando como funciona esses ‘bônus’ a fim de que os usuários aprendam mais sobre os recursos.
Segundo o Facebook, os programas de bônus serão sazonais e devem abranger criadores de diferentes nichos. Vale ressaltar que todos devem seguir um conjunto de regras, denominados Políticas de Monetização para Parceiros.
Os usuários terão acesso a essa nova página pelo Facebook e Instagram até o final de 2021. Veja os que já estão em andamento:
Bônus no Facebook
Bônus In-Stream – Serão um pagamento de um bônus exclusivo para os creators que utilizam anúncios in-stream em vídeos, conhecidos também como aqueles anúncios que ocorrem durante uma transmissão de vídeo, podendo ser puláveis ou não.
Bônus de Estrelas – Os participantes convidados poderão receber pagamentos da plataforma em forma de estrelas gratuitas de atingirem certos desafios. Esses desafios incluem transmitir por uma quantidade específica de horas ou ganhar um número predefinido de estrelas durante um período específico.
Bônus no Instagram
Bônus de anúncios no IGTV – Faz com que os criadores de conteúdo ganhem um único bônus para se inscreverem em anúncios no IGTV. Assim, quando esses anúncios forem veiculados durante os vídeos, eles ganharão parte da receita.
Bônus de Badges em Lives – Esses bônus estão disponíveis para criadores de 11 países, entre eles, está o Brasil. Ele dá recompensa quando os usuários atingem certos marcos com a Badge, por exemplo, fazer uma Live com outra conta.
Reels Summer Bonus – Esse programa pagará os usuários pelos melhores conteúdos de Reels, com base no desempenho do conteúdo postado. Até o momento, apenas influenciadores convidados nos Estados Unidos poderão participar.
O boom dos influenciadores digitais
Os influencers estão sendo uma ótima estratégia para investimentos em marketing digital nos últimos tempos, e há uma explicação: a pandemia do Coronavírus. Com as medidas restritivas de isolamento social, desde o início de 2020, as pessoas estão comprando e resolvendo suas pendências pela internet, além de buscarem interesses pessoas de divertimento pelas redes. Consequentemente, as empresas foram obrigadas a se aliarem aos creators no momento de crise.
Essas informações foram constatadas por meio da pesquisa “Marketing de Influência em tempos de Pandemia de COVID-19″, realizada pelas empresas Youpix e Brunch, que constataram que os influenciadores digitais oferecem 22,2 vezes mais conversões do que os consumidores comuns quando recomendam produtos.
Literalmente, os influenciadores tem o poder de influenciar a decisão de compra dos seus seguidores. Segundo a mesma pesquisa citada anteriormente, 90% dos brasileiros afirmaram que estão passando mais tempo nas redes sociais durante o isolamento social – e que a utilizam para conhecer novos produtos.
Portanto, é o momento ideal do marketing digital investir nesta área.
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