Conheça os impactos da IA no Marketing de Conteúdo
Se você não esteve desconectado do mundo nos últimos tempos, certamente já ouviu falar sobre Inteligência Artificial (IA) e como ela vem ganhando destaque nas redes sociais e blogs.
Essa tecnologia tem sido um assunto recorrente em plataformas como o LinkedIn e o Instagram, onde você pode encontrar postagens com infinitas dicas ou extensas listas de ferramentas de IA que são essenciais para o seu conhecimento.
Essa novidade tem deixado os produtores de conteúdo um tanto apreensivos.
Afinal, será possível substituir esses profissionais por ferramentas que geram textos, imagens e vídeos automaticamente?
A IA realmente tem a capacidade de produzir conteúdo?
As soluções de IA generativa já estão disponíveis como ferramentas para profissionais e marcas que desejam criar conteúdo, como posts de blog, vídeos ou e-books.
Com essas ferramentas, é possível realizar pesquisas mais rápidas sobre determinados assuntos, criar rascunhos, gerar novos argumentos, obter sugestões de títulos e até mesmo transformar áudio em texto, e vice-versa.
As possibilidades são realmente infinitas, no entanto, é importante lembrar que a IA é apenas uma opção na caixa de ferramentas de quem busca atingir objetivos por meio do marketing de conteúdo.
Apesar de ser uma opção valiosa, quando utilizada corretamente, a IA é apenas uma ferramenta.
Embora sejam inteligentes, esses recursos não possuem o domínio das nuances da linguagem e da condição humana.
Portanto, eles não são capazes de produzir conteúdo de qualidade por si só.
Quando se trata da criação de conteúdo, o ser humano continua sendo essencial em todo o processo.
As ferramentas de IA podem apresentar erros, gerar textos genéricos e até mesmo levantar questões éticas.
Por exemplo, as ferramentas de conversação baseadas em IA generativa, como o ChatGPT, já demonstraram inconsistências, fornecendo informações distorcidas, fatos falsos e até mesmo adotando comportamentos inadequados.
As IAs generativas são treinadas com base em grandes modelos de linguagem, que englobam milhares de informações, como texto, imagem, voz e dados estruturados.
Para fornecer resultados coerentes, elas buscam referências, analisam contextos e conectam informações. No entanto, isso não é suficiente para substituir o trabalho humano.
Os textos gerados pelas IAs podem nos surpreender por terem sido criados por um robô.
No entanto, se o mesmo conteúdo fosse produzido por um profissional de marketing, provavelmente ficaríamos desapontados com a falta de profundidade e originalidade.
O que as IAs generativas oferecem é um resultado minimamente coerente, baseado nas informações utilizadas para o treinamento.
No entanto, surge um novo problema relacionado ao uso ético dessas ferramentas.
Se uma IA utiliza obras de um ilustrador para gerar suas próprias artes, estaria cometendo plágio?
As IAs generativas são treinadas com conteúdos que frequentemente são protegidos por direitos autorais.
Quando consideramos que o resultado desse processo pode ser usado para fins comerciais, essa questão se torna ainda mais polêmica.
Algumas ferramentas, como o Firefly da Adobe, já prometem gerar imagens baseadas apenas em conteúdo livre, mas essa discussão ainda terá novos capítulos nos próximos meses.
A Inteligência Artificial é uma ferramenta poderosa que continuará evoluindo e trazendo inúmeras possibilidades para a criação de conteúdo e outras atividades de marketing.
No entanto, é crucial adotar uma abordagem estratégica e compreender os prós e contras de sua utilização.
As empresas que optam por conteúdo gerado por IA, no fim das contas, estão trocando qualidade por conteúdo genérico e superficial.
Esse resultado pode ser desastroso não apenas para a estratégia de marketing, mas também para a imagem e o posicionamento das marcas.
O consumidor moderno é exigente, possui acesso a informações e mais poder de decisão de compra.
Portanto, ele espera encontrar conteúdo cada vez mais personalizado e útil para suas necessidades e desejos.
Para atender a essas expectativas, é necessário seguir em direção à humanização das estratégias de marketing, e não o contrário.
Se você quer saber mais sobre o assunto e descobrir o que fazer ou não ao incorporar a IA ao seu processo de criação de conteúdo, continue acompanhando nossos próximos conteúdos.