Google Data Studio: Ferramenta permite analisar dados com rapidez e dinamicidade
Analisar dados no meio digital é um desafio para muitas empresas. Você já pensou em reunir todas as informações em um único lugar, com fácil visualização? Parece difícil, mas não é. Veja no artigo o propósito da plataforma do Google, Data Studio.
Quando se fala em marketing digital, apresentar dados é um quesito indispensável para monitorar o desempenho do seu negócio. Na internet, existem diversas ferramentas que permitem fazer esse tipo de análise para ajudar nas tomadas de decisões e estratégias, como o Google Analytics, Google Ads ou até o YouTube. Porém, para reunir tudo isso num só lugar, o Google desenvolveu a plataforma Data Studio, que consiste em analisar com cautela, por meio de métricas e relatórios, as informações sobre clientes, concorrentes e mercado.
O Google Data Studio é uma plataforma que armazena dados e traduz informações para relatórios e mapas interativos. Ela permite a criação de várias dashboards – uma espécie de painel visual. Com o propósito de facilitar a visualização e a estratégia da sua empresa, a ferramenta te ajuda a visualizar os pequenos detalhes, que muitas vezes são passados despercebidos.
Mas o que o Google Data Studio permite fazer?
Basicamente, a ideia é contar a história do seu negócio por meio de dados e métricas. Por isso, a plataforma é capaz de:
- Agrupar informações do seu negócio em diversos gráficos;
- Desenvolver relatórios com filtros de visualização e controles de período;
- Inserir links e imagens clicáveis para criar catálogos de produtos, bibliotecas de vídeos e outros conteúdos de hiperlinks;
- Adicionar anotações aos relatórios com texto e imagens;
- Inserir diferentes estilos e temas de cores para reproduzir a identidade visual da sua empresa.
Vantagens do Data Studio
Uma das vantagens da ferramenta é ser gratuita. Entre os destaques, está a visualização de dados, de modo simples. São usados gráficos de linhas, barras e pizza, mapas geográficos, gráficos de área e bolhas, tabelas de dados paginadas e tabelas dinâmicas.
Outro ponto positivo é a facilidade em usar a plataforma, já que não é necessário conhecimentos avançados. A conectividade dos dados também chama atenção, pois é possível fazer upload de arquivos simples, além de conectar áreas do Google, como a plataforma de dados de marketing (Google Ads, Analytics, Display & Video 360 e Search Ads 360), produtos de consumo (Planilhas, o YouTube e o Search Console), banco de dados (BigQuery, MySQL e PostgreSQL) e plataformas de mídias sociais (Facebook e Twitter).
O Data Studio também dispõe do compartilhamento de um arquivo com outro editor para que ele consiga editar em tempo real. Ou seja, toda a equipe poderá acompanhar o processo de criação.
Como utilizar
Para usar o Data Studio, basta possuir uma conta no Gmail, acessar o link e clicar sob o ‘Use it for free’. A partir daí, o usuário é direcionado para a página principal. Nela, há opções de modelos prontos para auxiliar o processo. São cinco:
- Relatório de tutorial: guia interativo para direcionar na utilização da ferramenta;
- Marketing da Acme: exemplo de relatório para sites;
- Search Console Report: exemplo de relatório com informações do Search Console;
- Google Ads Overview: exemplo de relatório com informações de conta do Google Ads;
- YouTube Channel Report: exemplo de relatório com informações de um canal do YouTube.
Além disso, há a opção de o usuário iniciar um ‘Relatório em branco’, que permite inserir as informações do zero, a partir de algumas etapas.
Dicas para usar o Data Studio
Quando for iniciar um relatório no Data Studio, se atente aos principais detalhes:
- Defina um tema central de relatório – É fundamental escolher um tema específico dentre tantas informações sobre a sua empresa para que as pessoas não se percam;
- Combine os dados do seu negócio – Para garantir informações mais precisas, insira as informações sobre as redes sociais do seu negócio e os dados que ele já dispõe;
- Explore as ferramentas – Conheça cada detalhe da plataforma e use sem medo;
- Compartilhe – Além da função de editor, compartilhar as novas ideias com a equipe permite ampliar visão sobre as informações do seu negócio.
Mãos à obra!
Dito isto, pudemos notar a importância da plataforma, já que ela permite a visualização de modo amplo sobre as ações de marketing digital do seu negócio, além de pontuar os detalhes da sua empresa e os pontos que podem serem aprimorados. Portanto, compartilhar os insights com a equipe, por meio da plataforma, é considerada uma oportunidade para inovar e ampliar as estratégias.