Gatilhos mentais: o que são e como utilizá-los?
Você já comprou um produto por impulso e depois procurou motivos para defender a sua ação?
Se a resposta foi sim, você provavelmente já teve um gatilho mental ativado.
Essa técnica é muito eficaz quando falamos sobre tomada de decisões. Engana-se quem pensa que a escolha é uma ação totalmente racional.
Se isso é novidade para você, fique ciente que o Marketing já utiliza essa técnica há muito tempo.
Os gatilhos mentais são a base de muitas estratégias de marketing e vendas que você vê no mercado.
Mas afinal, o que são gatilhos mentais?
Os gatilhos mentais são agentes externos capazes de provocar uma reação nas pessoas e tirá-las da zona de conforto.
Ou seja, são estímulos que agem diretamente no nosso cérebro. A base dos gatilhos mentais está na psicologia.
O nosso cérebro é repleto de mistérios, mas a ciência já tornou possível desvendar alguns deles.
Por exemplo, a nossa mente toma decisões com base em um contexto social e emocional.
A racionalidade só surge depois, na tentativa de justificar a ação. Assim, um gatilho mental, quando ativado, pode provocar um sentimento favorável ou desfavorável.
O gatilho mental de uma pessoa pode ser ativado através de um ou mais dos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. E os mais comuns para uma estratégia de Marketing Digital são a visão (imagem) e audição (som).
Uma combinação perfeita desses sentidos pode ser essencial para ativar um gatilho mental que desperte o desejo de compra imediata de um produto ou serviço.
Como funcionam os gatilhos mentais?
Existem vários gatilhos mentais. Logo você conhecerá alguns deles e como usá-los.
Vale saber que os gatilhos funcionam como um despertador de emoções. Eles podem fazer uma pessoa resgatar lembranças e reviver as mesmas sensações do passado.
Consequentemente, é normal que as pessoas se sintam motivadas e engajadas a agir.
E como os gatilhos mentais funcionam no marketing?
Marketing e vendas estudam o comportamento do consumidor.
É necessário entender o que leva as pessoas a comprarem e como se dá esse processo de decisão para criar abordagens mais efetivas durante o processo de compra.
O neuromarketing é um estudo fundamental para essa técnica.
Além de conhecer os gostos, preferências e dúvidas dos consumidores, essa área também investiga o que se passa no inconsciente.
Na nossa sociedade, o senso de exclusividade é um gatilho mental.
Portanto, as empresas podem explorar as suas estratégias para despertar decisões de consumo.
A intenção é proporcionar uma experiência positiva, sem associar sua marca a sentimentos ruins.
Assim, você consegue otimizar as estratégias, aproximar a marca do seu público e fechar vendas com mais facilidade.
Conheça alguns exemplos de gatilhos mentais na prática
Agora que você já sabe como funciona essa estratégia, vamos apresentar alguns exemplos de gatilhos mentais, confira:
Reciprocidade
Quando você acessa um site ou blog e recebe a oportunidade de baixar um eBook gratuitamente, ou um teste ou serviço, você está dentro dessa estratégia.
Esse site ou blog está usando o princípio de reciprocidade para ativar gatilhos mentais que induzam o cliente a comprar.
Autoridade
Essa estratégia é muito utilizada pela indústria do bem-estar, farmacêutica e cosmética para agregar respeito pelos produtos ou serviços e gerar uma sensação de aprovação total e absoluta.
Prova social
Deixar subentendido que muita gente está usando e aprovando os produtos e serviços ativa um gatilho mental que impulsiona o desejo da pessoa em consumi-los para não ficar de fora dessa oportunidade.
Novidade
Todo ano, temos um modelo novo ou uma versão mais completa e atualizada de smartphones e veículos, mantendo os clientes sempre interessados em trocar o antigo pelo novo.
Escassez e urgência em ação
Produtos exclusivos em quantidade limitada e promoções imperdíveis por tempo limitado são mensagens fortes e chamativas que geram grandes impulsos de compra.
Esses são os principais gatilhos mentais que você pode usar para criar estratégias de marketing e vendas mais eficientes.
Quando for realizar as abordagens, procure embasar as suas escolhas em alguns desses gatilhos, que vão direto no inconsciente do consumidor para facilitar as decisões de compra.
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