Marketing para crianças: como fazer e qual a importância?

Para uma criança se divertir basta ela encontrar um lençol para transformar em uma cabana, e até mesmo um montinho de areia se torna um palácio aos olhos dela.

Para elas, tudo pode virar uma brincadeira, basta ter um pouco de imaginação. Não existe época melhor do que a infância, certo?

As crianças possuem muito poder de influência sobre os adultos e são capazes de convencer qualquer pessoa de que precisam muito de um brinquedo ou jogo que é lançamento e todos os amigos já tem, menos elas.

E como fazer marketing para crianças?

Uma das melhores maneiras de fazer marketing para as crianças é entrando nesse universo infantil e explorar o lado lúdico, criativo e divertido da sua marca.

Mesmo que o seu público não seja infantil, é interessante investir em algumas ações e atividades que incluam as crianças e os pais, afinal, todo adulto possui uma criança interior, e também é interessante integrar os filhos dos clientes na experiência de marca.

As crianças sempre pedem para os adultos comprarem algo, um brinquedo, um jogo, para elas e, geralmente, os adultos acabam cedendo. Embora as crianças sejam influenciadas, são os pais que tomam as decisões de comprar ou não.

Se você conseguir agradar às crianças, terá mais facilidade ao se comunicar com os adultos e ganhar a confiança deles. É importante mostrar que a sua marca é comprometida com o bem-estar e segurança das crianças.

É importante planejar suas ações de marketing voltado para crianças, principalmente em datas comemorativas como o Dia das Crianças e Natal, já que fogem da estratégia rotineira das empresas.

O que é e não é permitido?

As crianças não têm noção do que realmente é necessário e do que é um supérfluo, elas não têm consciência do que é dinheiro, consumo e marketing.

A legislação nacional protege as crianças em relação ao marketing em diversas esferas, e as principais normas em vigor são: Constituição do Brasil. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Código de Defesa do Consumidor, Resolução nº 163/2014 do CONANDA e o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.

Também existem algumas regras e diretrizes que sua marca deve seguir ao criar uma campanha de marketing para crianças, como:

  • Não usar expressões apelativas como “compre já” ou “peça para seus pais”
  • Não é permitido o merchandising em programas infantis
  • Não encorajar o consumo excessivo de comidas e bebidas e menosprezar a alimentação saudável
  • Não desvalorizar a família e a educação
  • Não promover qualquer forma de preconceito racial, social ou religioso
dinheiro

Qual a importância desse marketing?

Como todos os outros tipos de marketing e propaganda, esse destinado ao público infantil tem como objetivo informar o consumidor, neste caso são as crianças, da existência de algum produto ou serviço e conquistá-las.

Com a aproximação de datas comemorativas que possuem como foco o público infantil, como o Dia das Crianças e o Natal, as marcas tiram proveito dessas comemoração para vender seus produtos.

Mas a concorrência pela atenção do consumidor se torna acirrada por conta da grande quantidade de apelos e propagandas voltadas para esse público. Assim, as marcas precisam se reinventar.

Para se destacar e obter uma grande quantidade de vendas, é necessário que haja uma dedicação para pensar além da caixa e conseguir conquistar novos compradores e fidelizar o público antigo.

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