E-commerce brasileiro se destaca na pandemia
A Covid-19 mudou os rumos do comércio no Brasil, principalmente para quem não estava preparado para vender pela internet. Desde março, quando as ações de isolamento social começaram a se intensificar, o e-commerce brasileiro se destaca na pandemia, ganhando 135 mil novas lojas.
Este número expressivo mostra os novos rumos que os comércios deverão tomar nos próximos anos e como as estratégias de marketing digital serão fundamentais para destacar sua empresa neste meio.
Vamos trazer este cenário para o mundo físico, de uma forma que consigamos exemplificar o impacto que o marketing digital feito de forma assertiva pode trazer para sua empresa.
Imagine que sua loja está em uma rua e tem outras 135 mil lojas (para fazer um comparativo com o título do texto), querendo atrair a atenção do cliente. Como você conseguirá competir com todas elas e se destacar?
Como ser a nº1 dentre as 135 mil lojas?
Antes da pandemia, cerca de 10 mil lojas virtuais eram abertas por mês. Hoje, pouco mais de 3 meses, vimos esse número aumentar acima de 3 vezes que anteriormente. De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), os setores mais aquecidos na abertura de estabelecimentos virtuais são os de moda, alimentos e serviços. Elas são lojas com produtos, ativas e vendendo de fato, o que mostra que o e-commerce brasileiro se destaca na pandemia.
As mais diferentes estratégias de venda vem sendo adotadas para atrair seus clientes. De acordo com a pesquisa O Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios- 4ª edição feita pelo Sebrae, que vem sendo feita mensalmente, destaca que mais empresas estão vendendo por meio das redes sociais (antes da crise eram 47%, agora são 60%), e que elas vem se adaptando para vender mais por WhatsApp, seguido por Instagram e Facebook.
Uma grande parcela dos entrevistados ainda não enxerga como seu negócio pode ser feito pelo meio digital ou até mesmo não sabem como aplicar o meio digital para alavancar suas vendas. Isso mostra que uma empresa especializada para a divulgação e estruturação do e-commerce se faz cada vez mais útil e necessária.
Como fazer minha loja virtual?
As compras online podem ajudar a alavancar as vendas e minimizar o prejuízo neste momento de pandemia. A maioria dos consumidores está em casa e não nas ruas, ou seja, estão mais tempo em frente a telas e diversas necessidades para compras e contratação de serviços. Diversas formas de se vender surgem como a solução e todo estudo prévio se faz necessário, apesar do curto espaço de tempo para se adaptar.
Canais digitais como Google Meu Negócio, Mercado Livre, OLX, Elo7 podem ajudar as empresas a vender mais. Mas não são a solução completa. Estar pronto para atingir o seu público é fundamental para que você tenha a mesma relevância que na estrutura física no digital também.
É importante que sua estratégia de vendas passe por todo o conteúdo que você produz para seus clientes no meio virtual. Saber o desempenho do seu site, deixá-lo estruturado é fundamental. Precisa estar integrado e otimizado para os buscadores, ter noção de performance e estratégia SEO. A produção do catálogo ajuda a você subir pontos na hora da decisão de escolha do cliente. Um site bem estruturado, com informações claras sobre sua empresa, é um dos primeiros passos.
No marketing digital, fazer parcerias com influencers de sua região ajuda a você se tornar mais conhecido e uma referência quando o assunto for sobre o nicho em que você atua. O conteúdo é uma das ferramentas que mais vai ajudar trazer pessoas para sua loja virtual.
A Você Digital tem uma equipe estruturada e preparada para desenvolver o seu e-commerce e posicionar sua loja na internet! Se as suas lojas físicas estão fechadas, abra a porta da sua loja digitalmente e seja também Você Digital!