5 dicas para você criar a identidade visual perfeita para a sua empresa
Já percebeu como algumas marcas não saem da nossa cabeça? Nem se trata de algum jingle que ouvimos aqui e ali, mas de logotipos e até letras (tipografia) que se tornam inesquecíveis, tudo graças à identidade visual da marca.
Neste artigo, nós vamos demonstrar não apenas qual é o melhor caminho para criar uma identidade assim, mas especialmente por que algumas se tornam tão inesquecíveis, ao passo que outras não são marcantes e, às vezes, ainda são confusas.
Inclusive, um erro muito comum é achar que a identidade visual remete apenas ao slogan, esquecendo-se de que a tipografia vai muito além dele. As próprias cores e traços mais marcantes também vão reaparecer em vários momentos.
Futuramente, cada campanha comercial, ação publicitária ou simples peça de marketing vai precisar levar esses fatores em conta. Isso vale tanto para o site da empresa, como vale para impressão de panfletos e demais artes visuais.
Tanto é assim que podemos considerar o próprio slogan como uma extensão da identidade visual. Especialmente no sentido de que ele com certeza vai seguir o estilo do logotipo e, muitas vezes, das fontes com que a marca foi escrita.
Além do mais, algumas verdades tradicionais como a de que “uma imagem vale mais do que mil palavras”, ou mesmo outras como da área gastronômica (de que “primeiro o cliente come com os olhos, depois com a boca”), podem ser aplicados nessa situação.
Juntando ambas, a verdade é que é bem provável que o primeiro contato que seus clientes vão ter com sua empresa será por meio do logotipo dela. Só depois eles vão poder “experimentar” a solução que você oferece ao mercado.
Por isso mesmo, trata-se de algo tão importante e que merece toda atenção. Além do mais, a identidade visual transmite outro conceito que pouca gente leva em conta: a identidade verbal, já que no fundo tudo começa com a filosofia da marca.
Então cabe ao marketing e ao branding traduzirem todas as convicções dos fundadores em imagens, formas e cores. Só isso fará com que os cliente tenham um primeiro contato realmente satisfatório e marcante com sua empresa.
Para entender como exatamente isso se dá, basta seguir adiante na leitura.
1. Primeiro passo: compreender o desafio
O que exatamente é uma identidade visual? Tudo começa por aí, pois há muita confusão nesse meio.
Em termos técnicos, a identidade visual não é nada mais do que a expressão visual de:
- Uma marca;
- Uma ideia;
- Um nome;
- Um produto;
- Um serviço.
O logotipo costuma ser o elemento central. Embora ele possa ser abstrato, normalmente atinge mais rápido seu objetivo quando remete de cara à solução, como ao usar a silhueta de uma dançarina num estúdio que dá aula de ballet criativa.
De fato, não podemos esquecer de que não se trata de uma competição artística, mas de fixar na memória do público o nome/filosofia daquela empresa em questão. No fundo, toda relação de consumo se dá entre desejos e expectativas.
A própria marca tem expectativas em relação ao mercado, como ser a melhor do bairro, do país, ou (por que não?) do mundo. O público também que, quando decide dar um voto de confiança, espera ter um problema resolvido.
Outro ponto são as cores. Perceba como fast foods abusam da cor vermelha e amarela, pois elas despertam a fome. Já uma adega de vinho pequeno para lembrança pode explorar cores mais frias, que transmitem equilíbrio e autoridade.
Portanto, não se trata de buscar uma imagem séria demais, ou descontraída demais, apenas por uma vontade subjetiva. No fundo, o importante é compreender a demanda do público e o propósito da empresa, o que nos leva à próxima dica.
2. Por dentro do mercado e da concorrência
Há vários fatores que devem ser levados em conta na hora da criação. Os principais nós já vimos, que são a filosofia da empresa e o público. Porém, também é fundamental conhecer o outro lado da moeda: a concorrência.
Na verdade conhecê-la equivale a conhecer o próprio mercado. Afinal, mesmo que você trabalhe com papelaria e bloco personalizado 10×15 há anos, você não pode deixar de saber o que as outras empresas mais próximas fazem nesse mesmo segmento.
Na hora de criar a identidade visual, isso pode ajudar não apenas para dar uma inspiração, mas também para evitar cópias não deliberadas. Não teria nada pior do que você utilizar o mesmo desenho que o concorrente, com cores e letras parecidas, concorda?
Outro ponto interessante aqui é a pesquisa de mercado. Novamente, por mais experiência que você tenha, ninguém precisa saber tudo sobre, por exemplo, painel em PS (poliestireno), já que esse tipo de indústria traz novidades o tempo todo.
Então, não hesite em fazer pesquisas de mercado entre seus clientes, via e-mail ou mesmo por telefone. Se sua empresa estiver sendo aberta agora, considere fazer contato com gente nova por meio de plataformas online dentro do seu nicho.
3. Sobre estilo, harmonia e proporção da sua identidade visual
Já falamos sobre a escolha da tipografia, das cores e das formas, mas há algumas dicas práticas que podem ser dadas nesse quesito. Por exemplo, hoje a tendência é usar fontes sem serifa, ou seja, um estilo mais simples e mais clean.
Lembre-se sempre da importância de ousar. Uma impressão de cartazes grandes pode ter fontes enxutas para um cliente, e pode recorrer ao serifado caso o efeito buscado seja algo mais clássico, ligado à cultura ou produtos mais caros.
Uma dica para não confundir o simples com o simplório, ou não exagerar na tentativa de seguir certas “tendências”, é considerar a questão das proporções e estruturas definidas. É o caso da regra da simetria, que é universal e vale para o simples ou o rebuscado.
Se você reparar nas maiores marcas que conhece, todas elas têm um logotipo proporcional e harmonioso. Seja com traços suaves e arredondados, como marcas de joias, seja com traços mais ousados, como marcas de esportes radicais ou bandas de rock.
Quem trabalha com serviços gráficos como impressão de calendário de mesa, certamente já ouviu falar nisso. De qualquer modo, basta utilizar alguns macetes, como o de ativar as grades e linhas de referência que todo programa de imagem oferece.
Assim, você consegue verificar a simetria da imagem. Outro método é o dos círculos, que geralmente são usados para desenhos à mão livre, que também garantem uma proporção bem mais eficiente.
4. Como explorar melhor as formas da sua identidade visual?
Já falamos sobre cores quentes e frias, mas você sabia que também existe uma psicologia das formas? Também aqui, a ideia é que o impacto causado pela identidade visual seja, literalmente, anterior à razão.
De fato, quando uma escola de ensino fundamental particular lança mão de uma cor mais fria, como vimos acima, isso transmite seriedade, mesmo que não haja a presença de qualquer palavra. Na forma, o equivalente a isso ocorre com os círculos e as elipses.
Tudo o que é mais arredondado puxa para a noção de amizade e de aspecto feminino, de “passividade” no sentido sereno do termo. Já o equivalente às cores quentes, que chamam atenção e geram certa aceleração, são os triângulos e retângulos.
5. As vantagens e o papel das agências
Após a leitura deste artigo, as vantagens de uma identidade visual bem feita já saltaram aos olhos. O mais importante é que, realmente, a marca consiga se colocar no mercado de modo eficiente e comunicar aquilo que deseja.
Não é exagero afirmar que muitas marcas surgiram do absoluto zero e fizeram grande sucesso graças à genialidade de um slogan ou mesmo um logotipo.
Várias dicas dadas podem ser executadas por pessoas que já tenham alguma fluência com a internet e com programas de design, especialmente em tempos de redes sociais.
Contudo, para fazer algo realmente profissional e mudar sua marca de patamar, é importante contratar uma agência de marketing. Aliás, mesmo profissionais dessa área podem chegar a recorrer a uma agência, dependendo do que estiverem precisando.
Certamente com isso, os resultados que você espera serão muito mais assertivos e próximos dos melhores resultados possíveis.
Uma dica de ouro aqui é você considerar a questão dos valores de maneira ponderada e consciente. Tenha uma visão macro: quais não são, por exemplo, os investimentos que uma fabrica de galpão pré moldado precisa fazer para se estabelecer?
Diante dos custos que qualquer empresa precisa ter, mesmo que ela vá funcionar na esfera digital (há custos com hospedagem, contabilidade, capital de giro, etc.), certamente um dos mais promissores está na identidade visual.
Infelizmente, nem sempre o empresário descobre isso a tempo. Então não deixe de colocar em prática as dicas dadas acima, e de levar em conta o papel fundamental que uma agência pode desempenhar na história da sua marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.