O que é Comunicação Bidirecional?
Comunicação Bidirecional é o processo de troca de informações, mensagens e/ou outras formas de comunicação entre duas ou mais fontes.
O comunicador e o ouvinte estão sempre trocando de lugar, permitindo que uma conversa aconteça.
No marketing digital significa que há uma troca entre determinada marca e seus seguidores, clientes e/ou leads.
Existem diversos pontos positivos na comunicação bidirecional.
Quais são as vantagens?
A comunicação bidirecional cria mais confiança e transparência com os clientes da marca.
Contribui para a humanização da marca, já que estabelece o fato de que existem pessoas trabalhando para a empresa ou marca.
Melhora as vendas. Ao aceitar o feedback dos clientes, a marca pode fazer mudanças, melhorando seus produtos, serviços e experiências, traduzindo diretamente em vendas e no aumento de receita.
Ao criar diálogos com os clientes, a empresa consegue entender melhor quem eles são, o que valorizam, o que buscam e esperam da marca.
Por que promover a comunicação bidirecional?
A sua marca já está envolvida na comunicação bidirecional, mesmo você estando ciente disso ou não.
Nas redes sociais, os usuários têm muito mais autonomia para expressar suas preferências e opiniões sobre todos os assuntos.
Com a expansão das redes, mais ambientes onde a comunicação bidirecional é permitida foram se desenvolvendo.
Assim, as marcas não podem evitar ficar de fora de canais de comunicação como as redes sociais, o Google ou sites de recomendações.
Mesmo tendo um perfil fechado , clientes ainda podem marcar você ou hashtags em seus produtos.
Os clientes podem dar seus feedbacks em sites de recomendações, como Yelp, Foursquare e até mesmo o Google, uma marca querendo ou não.
Comunicação bidirecional e marketing de conteúdo:
O marketing de conteúdo é uma ótima forma de iniciar uma comunicação bidirecional entre sua marca e seus clientes.
As redes sociais são os melhores lugares para promover a comunicação bidirecional.
Mesmo exigindo um pouco mais de comprometimento de tempo, marcas que se dedicam a elas atingem níveis altos de sucesso em outras áreas do negócio.
Os blogs são uma das fontes de comunicação mais comuns que você envia para seu público.
Ao permitir que as pessoas deixem comentários em um post, sua empresa cria uma comunicação que gira em torno de um assunto já relacionados ao seu setor e marca.
Questionários e avaliações também são métodos muito bons para iniciar uma comunicação bidirecional.
As experiências interativas exigem um engajamento do público, e uma vez que os usuários já estão com uma mentalidade que os tornam mais dispostos e propensos a dar feedbacks sobre a sua marca/empresa/produto.
A comunicação bidirecional é um ótimo caminho para construir um relacionamento mais forte com seus clientes, prospects e leads.
Entender o que o seu público pensa ao fazer escolhas é essencial para melhorar sua estratégia de comunicação e de divulgação.
O marketing de conteúdo é um dos melhores exemplos de como utilizar esse tipo de comunicação para entender o comportamento do público.
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