Calendário Editorial: conheça essa ferramenta que vai ajudar o seu blog a crescer
Um calendário editorial ajuda a empresa a organizar e administrar as publicações de seus conteúdos, o que é muito útil para desenvolver o blog e estabelecer a presença online, com um material de qualidade para o público consumidor.
Sabemos que para uma campanha de marketing dar certo, é preciso elaborar um plano de ação e colocá-lo em prática de forma adequada.
A pesquisa, organização das informações e definição do que deve ser feito, são etapas fundamentais para uma campanha ter sucesso. Isso garante que o time inteiro trabalhe alinhado dentro das estratégias do marketing digital para obter os melhores resultados.
Para ser possível elaborar esse planejamento, um dos recursos utilizados é o calendário editorial.
Ele pode ser aplicado nas estratégias de empresas de diversos segmentos, inclusive para os sites de estabelecimentos que trabalham com limpeza de taco de madeira, por exemplo.
O marketing digital para campanhas
O marketing digital é um conjunto de técnicas que definem e direcionam as ações de uma campanha dentro do ambiente online para alcançar mais pessoas e melhorar os resultados da empresa.
Dentro desse conceito, é importante conhecer o marketing de conteúdo. As estratégias são completamente voltadas para as informações que a empresa transmite para o público consumidor e a forma como esse material é desenvolvido.
Esses métodos de atuação online são importantes hoje em dia, afinal, grande parte dos consumidores realizam suas atividades na internet. As pessoas usam a web para tarefas como:
- Pesquisar informações;
- Contratar um serviço;
- Comprar um produto;
- Pagar suas contas.
Se o público consumidor está intrinsecamente presente na internet, as empresas precisam implementar sua publicidade nesse ambiente para levar informações até essas pessoas.
Por exemplo, se um indivíduo precisa raspar assoalho madeira vai pesquisar como pode fazer isso sozinho ou uma empresa que possa oferecer esse serviço. Por isso, as técnicas de marketing digital são tão importantes atualmente.
Dentro desse cenário, um recurso bastante útil para trabalhar com conteúdo online é o calendário editorial. Saiba como utilizá-lo para elaborar o planejamento das suas campanhas a seguir.
O que é um calendário editorial?
O calendário editorial é uma ferramenta integrada ao blog de uma empresa, que permite administrar o conteúdo e a forma como esse material é disponibilizado para o público.
Um artefato muito comum com objetivo semelhante é o calendário com espaço para escrever. Nesse caso, trata-se de uma versão impressa com um local adequado para anotações, o que permite um planejamento pessoal das atividades diárias.
Na prática, o calendário editorial funciona como um cronograma. É assim que a equipe de marketing do seu negócio consegue organizar as pautas, datas e prazos.
Além disso, é possível administrar temas e segmentos, de acordo com os direcionamentos de público.
Esse recurso atua como uma programação da campanha de marketing, conduzindo o conteúdo de acordo com o plano de ação estabelecido.
Tradicionalmente, as pessoas usavam uma agenda personalizada com nome para anotar seus compromissos e organizar as atividades. No caso do calendário editorial, isso funciona simultaneamente para toda a equipe.
Se for bem utilizada, essa ferramenta pode ajudar a otimizar o desempenho de certas funções e ter o controle sobre informações, por exemplo: data que o conteúdo deve ser publicado, prazo para criar o material, pautas e temas, entre outros.
Também é possível usar esse recurso para distribuir os dados de forma adequada ao longo do funil de vendas (etapas que o consumidor percorre durante o processo de compra).
Bem como verificar as palavras-chaves que já foram usadas em outras publicações e divulgar postagens de redes sociais. Essa função é semelhante a uma agenda personalizada com logo, mas, nesse caso, trata-se de uma ferramenta online.
Benefícios de usar o calendário editorial
É sabido que o calendário editorial é um recurso que possibilita a melhora na rotina de trabalho da equipe de marketing da empresa. Mas, afinal, quais as vantagens em ter um calendário editorial?
Conhecer os benefícios que essa ferramenta oferece permite aproveitá-los da melhor forma e alcançar os objetivos da campanha.
1 – Melhora o alinhamento interno do time
É preciso lembrar que o calendário editorial é um documento. A partir do momento em que as informações são inseridas nesse sistema de organização, elas se tornam uma diretriz para todos os integrantes da equipe.
Por isso, é importante compartilhar esse arquivo com todo o time e garantir o acesso. Dessa forma, todas as pessoas envolvidas no planejamento da campanha estarão alinhadas com as mesmas datas, temas, conteúdos e prazos, por exemplo.
Se a equipe criar pautas ou palavras-chaves com impressão em plástico transparente, todos devem ter acesso a esse recurso. Também é preciso registrar se alguém já está trabalhando em determinado conteúdo ou não.
2 – Otimiza a frequência de publicação
Um dos principais benefícios do calendário editorial é auxiliar a administração da frequência de postagens. Melhorar a organização dessas datas e otimizar a quantidade de publicação do blog, traz retornos positivos para a empresa.
De acordo com dados coletados pela Content Trends 2016, o ideal é que a campanha trabalhe com uma constância de 13 postagens ou mais ao longo do mês.
Os resultados desse estudo mostraram que as empresas que seguiram essa linha, conseguiram alcançar o dobro de visitas.
3 – Identificar temas e palavras-chaves
Trabalhar com conteúdo significa desenvolver um material com informações relevantes e inovadoras para o público. O objetivo sempre será conquistar o interesse das pessoas e atrair clientes, por isso, a mensagem transmitida é uma questão fundamental.
Para comunicar sempre coisas novas e atrativas, não é interessante repetir assuntos e palavras-chaves. Isso pode se tornar mais fácil de administrar com o passar do tempo. O controle de temas que já foram acordados é um dos benefícios do calendário editorial.
Lembrando que é preciso usar termos relevantes para otimizar as buscas na web. Se o site abordar serviço de limpeza para eventos, precisa utilizar essas palavras em seus conteúdos.
4 – Reduzir atrasos
O uso dessa ferramenta diminui os atrasos na realização das atividades da campanha, pois trabalha com prazos e planejamento antecipado.
Se o conteúdo é organizado com uma margem de tempo de segurança e é documentado no calendário editorial, é possível identificar sua etapa de produção.
Isso garante que sejam finalizados e entregues dentro do prazo definido pela equipe, para que propósito da campanha seja cumprido.
5 – Variedade de formatos
Como o calendário editorial permite verificar quais assuntos já foram publicados, também é possível identificar através de qual canal de comunicação aquele conteúdo foi transmitido, como artigos, vídeos, e-book, infográfico, webinar, etc.
Assim, possibilita diversificar a forma de entregar as informações da empresa para o público-alvo, afinal, os consumidores têm suas preferências. Dessa forma, é possível alcançar várias pessoas distintas.
Se a empresa já postou um vídeo abordando vinho seco frutado, é interessante que a próxima publicação sobre esse mesmo assunto seja em outro formato, como um artigo, por exemplo.
Como usar o Calendário Editorial no seu blog
Mesmo conhecendo a utilidade e os benefícios desse recurso fundamental, seu uso não será eficaz se a empresa não souber como aplicar essa ferramenta no blog.
Para entender como criar um calendário editorial, basta seguir alguns passos para criar o próprio calendário editorial:
1 – Selecionar uma ferramenta
As planilhas podem ser uma boa opção, principalmente se estiverem disponibilizadas em uma nuvem online como o Google Drive, por exemplo. Dessa forma, todos podem ter acesso simultaneamente e acompanhar o desenvolvimento do projeto em tempo real.
O Google Calendar é outra alternativa possível. Com essa opção, cada membro pode conciliar atividades e compromissos da equipe com cores diferentes. Essa ferramenta permite configurar alarmes e avisos.
Também existe um plugin para WordPress especialmente voltado para desenvolver calendário editorial. Se a empresa já adotou essa plataforma na rotina de trabalho, essa pode ser uma boa escolha.
2 – Definir a frequência de postagem
Depois de escolher qual ferramenta usar, é preciso escolher qual será a constância do]as postagens antes de começar a desenvolver o conteúdo. Isso permite administrar e organizar o desenvolvimento da campanha.
Um plano de ação com alta frequência de publicações é ótimo, mas é necessário definir uma meta que realmente seja possível cumprir.
3 – Criar uma estratégia de conteúdo
Desenvolver a estratégia de conteúdo do blog significa realmente planejar o que será feito em cada post, de acordo com os direcionamentos do calendário editorial.
Esse é o último passo, uma vez que as informações do calendário precisam estar todas preenchidas nesse momento.
Assim, é possível alinhar data e horário da publicação, data limite de entrega, status de produção, autor do conteúdo, evento, palavra-chave e URL. Com tudo isso bem definido, o conteúdo já pode ser elaborado.
Considerações finais
O calendário editorial auxilia na distribuição do material produzido dentro dos canais que a empresa possui, permitindo controlar o prazo de entrega e administrar a coesão da equipe responsável pela campanha.
O alinhamento entre essas informações é fundamental, uma vez que ajuda a levar a mensagem da empresa para as pessoas corretas e otimiza o material que o estabelecimento entrega para o público.
Assim, o time de marketing do seu negócio consegue conquistar mais pessoas e, como consequência, aumenta as vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.