7 Dicas de Marketing para a Black Friday

Não é mais só nos Estados Unidos que o Black Friday marca o mês de novembro como o mês dos super descontos. O que mais vemos na internet são inúmeros anúncios da promoção da última sexta feira do mês mais esperada pelos lojistas e consumidores.

Porém, o crescimento das vendas em Black Friday no Brasil vem aumentando crescentemente, os números não nos deixam mentir. Em 2010, que foi o primeiro ano de Black Friday no comércio brasileiro, o faturamento total não passou de 3 milhões de reais. No ano seguinte, o faturamento chegou aos 100 milhões, com um ticket médio de R$ 450,00 por compra.

No entanto, segundo o e-bit, em 2015 o faturamento superou todas as expectativas do mercado de e-commerce, atingindo cerca de $1,5 bilhões de reais, isso em meio à crise econômica do país e em 2016, durante as 24 horas de ofertas e ao todo a data atingiu um faturamento total de 1.9 bilhões e em 2017 o faturamento total da Black Friday chegou a 2,1 bilhões de reais.

marketing digital

Crescimento

Em 2018, a sexta-feira mais esperada do e-commerce, registrou um crescimento de 23% no faturamento, atingindo cerca de 2,6 bilhões de reais, com um ticket médio de R$ 608,00 por compra.
Mas, juntamente com o crescimento do sucesso da Black Friday, aumentou também o número de reclamações, as chamadas “Black Fraude”, sendo a maioria relacionada com propaganda enganosa.
Contudo, para que você não sofra com uma chuva de comentários negativos na internet, reunimos a equipe da Você Digital para dar 7 dicas de estratégias de marketing que podem fazer com que a sua loja virtual explore da melhor maneira a Black Friday.

Então leia abaixo as 7 estratégias de marketing para a Black Friday ou acesse nosso vídeo clicando AQUI.

7 estratégias de marketing para a Black Friday:

1. Defina uma verba

O retorno será relativo ao seu investimento, então defina uma verba de marketing específica para a Black Friday que esteja alinhada à sua expectativa de vendas, afinal, no dia da Black Friday todas as lojas virtuais estarão com força total;

2. Dê spoiler

Faça uma “pré-campanha”, todo mundo gosta de um spoiler. Apenas tome cuidado para não se tornar isso negativo, a ideia é gerar expectativas para seu cliente;

3. Relacionamento com o cliente

Crie um e-mail marketing para pesquisar qual é a expectativa que a sua base de contatos tem em relação à Black Friday, e logo, mantenha seus clientes informados sobre suas promoções e condições diferenciadas na Black Friday. Isso deve ser feito com um pouco de antecedência para que você tenha tempo de se programar com as informações que coletar;

4. Faça remarketing

Uma das melhores apostas é planejar ações de remarketing para pessoas que já compraram na loja virtual. Vender para quem já é cliente é mais fácil e barato, inclusive na Black Friday;

5. Use as Redes Sociais

Invista em campanhas no Facebook e no Instagram. De acordo com uma pesquisa realizada pela (PwC) Brasil, 77% dos consumidores são influenciados pelas redes sociais no momento de fechar um compra online. Por isso, invista em conteúdo de qualidade e use a criatividade;

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6. Segmente o público

Envie campanhas segmentadas para os contatos da sua base que historicamente interagem mais ou menos com suas campanhas de e-mail. Utilize títulos diferentes e até mesmo uma comunicação visual personalizada;

7. Seja transparente

Muito melhor ofertar 10%, 20%, 30% de descontos reais do que elevar o preço de um produto para criar a falsa sensação de 60% de desconto, o mais comum “pague metade do dobro” (isso é a Black Fraude);

Entretanto, essas são algumas das estratégias possíveis de serem implementadas para alavancar suas vendas no Black Friday. E lembre-se: criatividade e honestidade com o consumidor são o que valem nessa Black Friday. Pense como consumidor, e faça a pergunta: Se eu fosse o cliente, essa estratégia faria sentido para mim?

O Google disponibilizou um site especial com dicas e melhores práticas preparadas por especialistas da empresa, chamado Temporada Black Friday. Vale a pena conferir esse conteúdo e aprender sacadas para atrair os consumidores certos e impulsionar vendas

Planeje e coloque em prática boas estratégias!

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