As propagandas mais marcantes de Natal
Quem nunca se emocionou com uma propaganda de natal que atire a primeira pedra.
O fim de ano é um período nostálgico, marcado pelas confraternizações, mensagens de boas festas e muitos presentes.
Em especial, as marcas aproveitam para agradecer os clientes por um ano de parceria e desejam boas-vindas para o ano novo.
Desde os clássicos cartões de natal até as propagandas na televisão, passando pelas postagens nas redes sociais e felicitações no WhatsApp, as mensagens circulam em diferentes formatos.
O objetivo de todas é o mesmo: mais do que oferecer o produto e serviço das empresas, as mensagens servem para passar uma mensagem motivacional, de confiança, sempre reforçando os valores institucionais da empresa.
Em tantos casos, o produto às vezes só aparece como um mero detalhe, pois os sentimentos abstratos são priorizados e realçados nas campanhas.
E quando se fala no quesito emoção, é impossível não lembrar das tradicionais propagandas de natal na televisão.
Marcas de refrigerantes, de lojas e varejos, bancos e alimentos são sempre lembrados pelos tradicionais comerciais.
Você se lembra qual foi o comercial de natal que mais te marcou?
Nós separamos as propagandas mais marcantes de natal para compartilhar com você.
Afinal, recordar é viver!
A propaganda mais compartilhada e vista de 2021
Antes de mencionar as propagandas mais tradicionais e emocionantes, separamos uma em especial, que provavelmente você já deve ter recebido no seu WhatsApp ou visto no Facebook: a do Itaú.
O comercial estreou no dia 13 de dezembro e está fazendo o maior sucesso nas redes sociais.
O segredo do banco foi unir duas gerações: Fernanda Montenegro, a atriz de 92 anos, e a Alice, bebê de 2 anos, que ficou famosa na Internet por falar palavras difíceis.
O vídeo tem duração de apenas 30 segundos e já passou de mais de 25 milhões de visualizações no YouTube e o que o tornou mais especial foram as palavras de efeito ditas pela pequena, como “esperança”, “humanidade” e “amor entre as pessoas”. Quando a atriz questiona Alice sobre quem a ensinou sobre a frase, a pequena menina justifica: “a vida”.
O objetivo do comercial foi de unir duas gerações totalmente diferentes para dar esperança ao público, convidando todos a refletir sobre o que desejam para 2022.
Se inspire e conheça as propagandas mais marcantes!
Mais do que assistir as propagandas pela televisão, relembrá-las é uma maneira de se inspirar, principalmente quem trabalha com marketing e comunicação.
Separamos algumas que realmente emocionam. Veja a seguir!
1 – Banco Nacional – “Quero ver você não chorar”
Um jingle que marcou história e é lembrado até hoje foi lançado na década de 1980. O Banco Nacional deixou de existir, mas seu comercial continua vivo.
A música é cantada pelas crianças de um coral e mostra o caminho de uma criança que está atrasada faz para chegar a tempo de participar do natal.
2 – Bradesco – Faça Acontecer
No final de 2018, a propaganda do Bradesco foi destaque entre os espectadores.
A rede bancária apostou no formato de animação e levou o público a acompanhar as aventuras de um pequeno vagalume em busca da sua essência.
Sem diálogos, a trilha emociona. Confira!
3 – Coca-Cola – Magia do Natal/Caminhão Coca Cola
A Coca-Cola é uma empresa que investe fortemente nas propagandas de natal. Selecionamos a de 2012, cuja ação da empresa foi de levar a magia de natal do seu caminhão até a remota comunidade de Suspiro, localizada em Betânia do Piauí.
4 – Edeka
A campanha atingiu a marca de quase 70 milhões de visualizações no YouTube.
Produzida para o natal de 2015, o supermercado alemão Edeka se beneficiou de uma constatação muito repetida no senso comum, de que os “parentes só se reúnem na morte de algum ente querido”.
Dessa forma, a propaganda reforça a importância da união familiar.
5 – O Boticário – “A Vida é linda”
A propaganda lançada em 2013 ganhou grande repercussão quando mostrou um menino planejando juntar os pais, presenteando ambos com um kit de natal. A sacada é que o menino presenteou o pai como se ele tivesse dado para a mãe e vice e versa. O objetivo era uni-los na noite de natal.
6 – Canon – Natal sem Filtros
A Canon, referência em câmeras profissionais e semiprofissionais, apostou em uma propaganda com pessoas de verdade e colocou crianças com perfis diferentes entre si, com necessidades especiais, para ver o resultado desta integração.
A visão de mundo das crianças deu o tom para o clima de natal e gerou emoção com a pureza e delicadeza das crianças lidarem com o mundo e as pessoas.
7 – Casas Bahia – #VoltaProGrupo
Um cenário comum nesta época é os conflitos gerados nos grupos de família nos aplicativos de mensagem. Pensando neste contexto, as Casas Bahia encontrou uma resolução de paz e perdão através do comercial feito em 2019.
Combustível para a criatividade!
Todas essas propagandas são combustíveis para fortalecer a imaginação e a criatividade.
Um bom comercial é capaz de engajar pessoas e fortalecer a marca.
Mais do que vender produtos, o verdadeiro segredo para o sucesso das marcas neste período é focar no significado e na mensagem do natal.
A Você Digital Propaganda deseja um natal feliz e repleto de mensagens positivas!