As vantagens do infoproduto no marketing digital

as vantagens do infoproduto

É bem provável que você já tenha adquirido um produto digital, que agregue valor ao seu conhecimento. Pode ser um curso online, ebook ou webinars – esses são alguns modelos de infoprodutos. Neste artigo, a Você Digital Propaganda vai te ajudar a conhecer as principais vantagens do infoproduto e como utilizá-lo na sua estratégia de marketing digital.

Na era tecnológica em que estamos vivendo, desenvolver produtos deixaram de fazer parte apenas das linhas de produção nas empresas. A tecnologia possibilitou um leque de oportunidades para o oferecimento dos produtos, além da venda física.

Hoje em dia já é possível disponibilizar os itens apenas digitalmente e gerar boas vendas. Se o seu produto digital estiver unido a um bom conteúdo nas redes sociais, site e landing pages, o resultado será ainda melhor.

O infoproduto é classificado como qualquer tipo de conteúdo em formato digital, que pode ser distribuído de forma gratuita ou paga, pela internet. Esses produtos geralmente carregam um teor educacional, com foco em enriquecer o conhecimento das pessoas que escolheram os itens durante a compra.

Os tipos de infoproduto

São diversos tipos de infoprodutos destinados a atender os mais variados gostos dos consumidores. Conheça a seguir os principais modelos:

Ebooks – Podemos dizer que os ebooks são livros digitais, escritos para serem lidos na internet. A característica mais marcante deste segmento é oferecer um conteúdo aprofundado sobre o tema, educando sua audiência.

Ebook é um infoproduto indicado para detalhar e explorar conteúdos mais extensos do seu tema

Podcasts – Os podcasts são os queridinhos de quem curte ocupar o tempo aprendendo, enquanto faz outras atividades. De forma geral, os podcasts são programas gravados em áudio e podem ser conduzidos em diversos formatos: de entrevista, narração de história, debates ou apenas um diálogo comum do cotidiano.

São ouvidos pelo público através das plataformas de streaming, como o Deezer ou Spotify, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Webinars – Este segmento é caracterizado como eventos digitais, que geralmente são transmitidos ao vivo. É como se fossem palestras e workshops para um público variado, onde é necessário um palestrante que conduza o conteúdo explicativo.

A vantagem é não precisar arcar com grandes custos e nem com limitação de lugares e interrupções das pessoas.

Cursos online – Os cursos online são uma ótima estratégia para oferecer vários tipos de infoprodutos em uma única plataforma. Se você domina um assunto e quer vender esse conhecimento, opte por produzir esses tipos de conteúdo.

Você pode transmitir as aulas em vídeo ao vivo ou gravadas, oferecer um ebook com informações complementares e até produzir um podcast do curso com outras notícias complementares.

Conteúdo exclusivo – Gerar expectativa no seu cliente é algo que desperta as sensações como a curiosidade e o interesse. Consequentemente, as vendas do seu produto podem acelerar.

A dica é oferecer vídeos, áudios e materiais adicionais em área exclusiva para membros do site ou blog.

Conheça as vantagens do infoproduto para sua estratégia

No cenário de empreendedorismo, são muitos motivos para se investir no infoproduto em sua estratégia. Confira:

  • Baixo custo na produção – não necessita de gastos com a produção e distribuição do material;
  • Sem custos de frete – os consumidores compram e recebem o produto online e não precisa gastar com frete;
  • Possibilidade de se tornar referência em um nicho – se o seu conteúdo for de qualidade, provavelmente ele será divulgado para as pessoas que se interessam pelo tema, levando sua marca para um novo patamar;
  • Chances de crescimento exponencial – quando se decide lançar um produto, a meta é que ele alcance bons resultados. Os desafios podem ser grandes e a dedicação e persistência deve ser elevada, mas não se esqueça que em um material online tem mais chances de crescimento e não tem a possibilidade de faltar estoque.

Vale lembrar que não é porque um produto digital está na internet que ele será visto. Para ganhar audiência, é necessário ter a paciência durante a fase de projeto, execução e edição.

Nada será concluído do dia para a noite e tudo necessita de grande estudo. Por isso, olhe para fora da caixa e dê tempo para que suas ações sejam vistas e tenham os resultados esperados.

Além disso, não se esqueça de ter seus objetivos bem claros e realistas para serem trabalhados em cima deles.

Mas, como desenvolver um?

Sigas as 5 etapas abaixo para desenvolver seu próprio infoproduto:

1 – Defina um bom tema

Pode ser na sua área de formação ou apenas de interesse, escolha um tema que você goste e/ou conheça muito sobre o assunto, de forma com que os conteúdos apresentados sejam atrativos e diferenciados.

2 – Escolha o infoproduto ideal para o seu produto

Definido o tema, o próximo passo é escolher o tipo ideal de infoproduto que você deseja e tem familiaridade. Não escolha produzir um podcast, se você não curte falar no microfone, por exemplo.

3 – Olhe a concorrência

Veja o que está rolando no universo da internet antes de divulgar qualquer coisa. Há certos assuntos que estão nos trends, e, se abordados no tempo certo, podem alavancar o alcance.

4 – Faça a produção e edição

Este é o momento de planejar, produzir e editar. Muita calma nessa hora! Separe momentos do seu dia para o planejamento. Estabeleça um cronograma, faça roteiros, grave ou escreva. Após a etapa de produção, edite o material.

5 – Finalize e compartilhe

Após tudo que você precisa estar finalizado, chegou o momento de compartilhar. Converse com nossa equipe para definir as estratégias de divulgação. Pode ser por meio de landing pages, conteúdo nas redes sociais e anúncios de tráfego pago.

Não deixe seus objetivos serem esquecidos. Busque uma maneira de apresentar seu conteúdo e divulgar sua marca.

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