Podcast: o que é e como ele pode beneficiar o marketing da sua empresa

Você pode ouvir onde, quando e como quiser. Pode ser no carro, na academia, enquanto trabalha, faz atividades domésticas e até antes de dormir. Já sabe o que é? Se você pensou no nosso querido rádio, desta vez se enganou. Apesar de exercer a mesma função, estamos falando do podcast – uma mídia alternativa, que ganha destaque e possui suas particularidades.

Você pode ouvir onde, quando e como quiser. Pode ser no carro, na academia, enquanto trabalha, faz atividades domésticas e até antes de dormir. Já sabe o que é? Se você pensou no nosso querido rádio, desta vez se enganou. Apesar de exercer a mesma função, estamos falando do podcast – uma mídia alternativa, que ganha destaque e possui suas particularidades.

É indiscutível o quanto o avanço tecnológico trouxe novas plataformas para o nosso dia e pulverizou a informação. 

O que antes era noticiado apenas nos meios tradicionais de comunicação, como o rádio e a televisão, hoje já é possível ter a informação instantânea na palma da mão, através das redes sociais.

E o podcast adentrou tais novidades no meio digital. Popularmente conhecido, “o podcast é como se fosse um programa de rádio, só que na internet.”

Neste artigo do blog você descobre detalhes sobre esta plataforma que emplacou e ainda recebe algumas indicações dos principais podcasts sobre marketing digital. Acompanhe!

Sobre o podcast!  

É curiosa a origem da palavra, pois trata da junção do termo Pod (Personal On Demand – Pessoal sob demanda), retirada de Ipod, com broadcast, de radiodifusão.

Analisando de forma técnica, o podcast é definido como uma mídia digital, no formato de áudio gravado, que tem como característica a transmissão online em feed RSS (recurso de distribuição de conteúdo organizado para que o ouvinte acompanhe os últimos episódios primeiro e se mantenha atualizado).

podcast é uma plataforma de destaque

Outra característica deste modelo é que ele permite acompanhar o episódio enquanto está sendo carregado, sem que seja preciso fazer o download.

Ou seja, enquanto as rádios possuem conteúdos ao vivo, por meio de um conteúdo linear, o podcast é produzido e consumido sob demanda.

De forma geral, um podcast é feito a partir de uma conversa gravada sobre qualquer assunto. Marketing, política, notícias, filmes, séries ou músicas – existem podcasts para todos os gostos e públicos. 

Podem ser de entretenimento, através do formato bate-papo ou storytelling, de informação com entrevistas e até de formação, com caráter educativo.

Divididos por episódios, o podcast não segue um padrão. Os conteúdos variam de acordo com o nicho de atuação e podem durar de dez minutos a quatro horas, por exemplo.  Nós garantimos, tem audiência para isso – basta apenas conhecer o público.

A grande maioria dos podcasts são oferecidos gratuitamente em aplicativos como o Spotify, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcasts. Há conteúdos que já podem ser acessados em sites e portais também.

Os principais benefícios deste formato são:

  • Economia de dados;
  • Praticidade para ouvir onde quiser;
  • Conteúdo de interesse pessoal;
  • Flexibilidade de ouvir on e offline;
  • Proporcionam entretenimento;
  • Otimizam tempo;
  • São gratuitos.

O dia do podcast

Hoje, dia 21 de outubro, é comemorado o Dia do Podcast no Brasil.

Se buscarmos no Google sobre a comemoração do Dia do Podcast, é provável que apareça o dia 30 de setembro. Mas porque isso acontece? Nós explicamos! Nesta data, nos Estados Unidos foi definido o #PodcastDay, a partir de Steeve Lee, podcaster do antigo Netcast Studio.

Enquanto no Brasil, foi na data de 21 de outubro que foi ao ar o primeiro podcast nacional, o Digital Minds, do podcaster Danilo Medeiros.

Foi por esse motivo que os podcasters brasileiros se uniram e definiram tal data.

Tendência para o marketing

Segundo dados disponibilizados pelo Spotify, milhões de usuários consomem conteúdo de podcast mensalmente em todo mundo e a audiência global do streaming cresceu mais de 39% do segundo trimestre de 2018 para o terceiro semestre de 2019.

Atualmente, já são mais de 500 mil podcasts disponíveis na plataforma.

A empresa destaca ainda os gêneros mais ouvidos, sendo: Sociedade & Cultura, Comédia, Educação, TV & Filmes, Notícias, Negócios, Música, Religião & Espiritualidade, Lazer e Esportes.

Pelos dados, é notável como esse tipo de conteúdo se tornou popular e conquistou o gosto dos ouvintes.

Como o marketing digital tem o objetivo de melhorar o posicionamento e aumentar o valor da sua marca na internet, o podcast se tornou uma nova ferramenta para aproximar do seu público.

Mesmo sendo editados, os episódios de podcast possuem dinâmica bem descontraída, mais orgânica e natural.

Quem é ouvinte assíduo conta que dá prazer acompanhar as conversas e os conteúdos, porque é como se os apresentados se tornassem amigos do ouvinte.

Este vínculo criado através do podcast gera credibilidade à marca e às pessoas que estão apresentando. Além disso, como o ouvinte se sente íntimo dos apresentadores, ele busca acompanhá-los em outras plataformas, como nas redes sociais.

Isso dá a possibilidade de novas parcerias e alcance.

É uma rede interligando a outra.

Outro fator importantíssimo neste quesito é a economia de tempo. Prático e rápido, ele pode ser escutado em conjunto a outras atividades do dia, diferentemente dos livros ou vídeos, que você precisa reservar um tempo para fazer isso.

Qual podcast ouvir? Conheça os 5 podcasts sobre marketing digital!

Para ouvir um podcast, basta baixar alguns dos aplicativos citados anteriormente no seu smartphone, e, no campo de busca, digitar um tema do seu interesse. A partir daí, é necessário selecionar o que mais te chamou atenção e apertar o play!

Alguns disponibilizam a opção de fazer o download para ouvir offline.

Para quem se interessa por conteúdos relacionados ao marketing digital, nós separamos cinco dicas de podcasts sobre o assunto para você escutar. Veja a seguir!

SEOcast

Se você ainda tem dúvidas sobre o SEO, basta ouvir o SEOcast. Ele detalha o funcionamento dos algoritmos, as mudanças que ocorrem e oferece dicas para atrair os clientes através do ranqueamento nos mecanismos de busca.

Braincast

Clássico no segmento de podcasts sobre marketing digital, o Braincast discute as transformações no mercado da comunicação e a maneira com que ele está sendo influenciado pelas mudanças sociais, em função do mundo digital. Cerca de 6 pessoas se unem em volta de uma mesa para debater suas opiniões sobre inovação, tecnologia e criatividade.

O Expert do Marketing Digital

O Expert do Marketing Digital é para quem gosta de ouvir podcasts mais curtos e deseja obter dicas práticas e novas ideias sobre o universo do marketing. Com uma duração média de 12 minutos, ele reúne temas sobre SEO, tráfego pago e métricas, por exemplo.

Mamilos

Apresentado no formato de entrevistas e debates, o podcast Mamilos é jornalístico e apresenta conteúdos que estão em alta na internet. É uma ótima ferramenta para pautar o seu conteúdo, além disso, já é referência no assunto e possui um público bem estabelecido.

Do Zero ao Topo

Esse podcast é produzido pela InfoMoney e detalha histórias pessoais de empreendedores e empresários de maior sucesso no Brasil. Você consegue conhecer histórias e desafios reais de quem lutou para conseguir se destacar no mercado.


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Para ficar por dentro dos conteúdos relacionados ao marketing digital, acompanhe nosso blog.

Semanalmente apresentamos novidades, curiosidades e dicas para você dominar o assunto.

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