5 passos para monetizar seu canal do YouTube

5 passos para monetizar seu canal do YouTube

Produzir conteúdo em vídeo é uma tendência para o próximo ano. Novas plataformas surgem e reinventam diariamente e tem uma que continua se destacando firme e forte. Essa ferramenta é o YouTube!

Apesar do Youtube ter mais de 15 anos, a plataforma continua oferecendo grandes vantagens entre os seus usuários e principalmente para os criadores de conteúdo, que agora se denominam ‘youtubers’ e ganham dinheiro gravando e postando vídeos.

5 passos para monetizar seu canal do YouTube

Engana-se quem acha que sair por aí gravando vídeos e postando nas redes sociais é uma maneira de ganhar dinheiro. Para monetizar um canal no YouTube é necessário planejamento e estratégia, como tudo na internet.

É preciso se diferenciar em cada conteúdo postado e para te ajudar neste aspecto, a Você Digital Propaganda separou os 5 primeiros passos para monetizar o seu canal do Youtube.

  1. Defina o seu conteúdo e nicho;
  2. Tenha um canal no YouTube;
  3. Crie conteúdos de qualidade e relevantes;
  4. É hora de monetizar seu canal;
  5. Analise suas métricas e aumente as visualizações.

1-Defina o seu conteúdo e nicho

É bem provável que você tenha hobbies que adora falar e consumir conteúdo. Pode ser relacionado ao trabalho, música, séries, livros, esportes e qualquer coisa. Tudo é um nicho e você precisa definir o seu.

Por exemplo, o nicho da VCD são pessoas interessadas em marketing digital. Por isso, produzimos conteúdos que se relacionam diretamente com quem busca esses assuntos.

É através deste seguimento que os empreendedores e também criadores de conteúdo se baseiam para entender qual é a necessidade das pessoas e assim, criam vídeos para suprir essa demanda.

Dessa forma é possível criar estratégias para movimentar seu negócio e seu canal, encontrando boas parcerias com marcas e pessoas e se posicionando estrategicamente na rede social.

2-Tenha um canal no YouTube

5 passos para monetizar seu canal do YouTube
Monetize seu canal no YouTube!

Depois que você definiu o nicho e o assunto que quer trabalhar é hora de criar um canal do YouTube.

Você pode pensar que depois de tanto tempo na internet, ninguém consegue se destacar e que talvez não valha a pena começar um canal do zero.

Mas nós garantimos que não é bem assim. Um canal no YouTube é semelhante a uma presença pessoal virtual. Ou seja, você precisa estar lá para ser visto.

O primeiro passo é criar uma conta no Google, que dá acesso às ferramentas: Gmail, YouTube, Drive, entre outros.

Quando você acessar o YouTube, durante as configurações, adicione palavras-chave para que você fique mais visível e bem posicionado.

Vale pensar com atenção no nome do seu canal também. A dica é que ele seja curto para que as pessoas se lembrem com facilidade e tenha uma boa sonoridade.

3-Crie conteúdos de qualidade e relevantes

É o momento de começar a criar.

A dica nesta etapa é que você deve ter consciência que no início, nem sempre os vídeos ficarão ótimos, mas é importante que se comece.

Criar conteúdo vai além do que apertar o play e gravar.

É importante que você pesquise os temas do seu nicho, defina um cronograma de postagem mensal, crie um roteiro para te guiar e pense em cenário, áudio e edição. Lógico que você não precisa se prender a esses pontos, mas eles farão a diferença no conteúdo final.

Seus vídeos ficarão melhores com a prática, pode apostar!

Além disso, quanto mais você estudar, os resultados vão evoluindo.

4-É hora de monetizar seu canal

Depois de todo esforço e tempo dedicados à criação de conteúdo, é hora de receber por isto.

Quando você perceber que seus vídeos estão tendo uma boa visualização e que você segue produzindo vídeos com a motivação desde o início e se vê, no futuro, como um youtuber, é hora de ativar o modo ‘monetização’.

O modo ‘monetização’ não vem habilitado no seu canal e deve ser feito manualmente.

Esse é o passo mais importante porque vai permitir que você tenha anúncios em seus vídeos e ganhe dinheiro com eles.

Outra situação que você deve ficar atento é que, quando você ativa a monetização, você precisa garantir os seus direitos autorais e não poderá replicar vídeos de outros lugares.

As etapas para ativar tal modo é:

  • Entrar no seu canal e clicar sob “Seu Canal”;
  • Clique no botão Personalizar o canal;
  • No menu à esquerda, selecione “Monetização”;
  • Selecione “iniciar” para ler os termos de uso e começar o processo.

Depois deste processo, seu canal será avaliado de forma automática pelo YouTube e se tudo estiver de acordo, um e-mail será enviado informando a sua participação no Programa de Parceiros do YouTube.

Com isso, você pode monetizar seus vídeos no momento do envio, quando seleciona a opção “gerar receita com meu vídeo”.

Atenção

Para se enquadrar nos requisitos para monetizar seu canal, é preciso ter ao menos 1.000 inscritos, ter no mínimo 4.000 mil horas de exibição pública, ter a verificação em duas etapas (que pode ser feita diretamente na plataforma) e aviso das diretrizes da comunidade ativa.

Você pode clicar no botão “enviar notificação quando eu me qualificar” para ter acesso à monetização depois de cumprir os requisitos básicos.

Canal no YouTube que está no começo e ainda não solicitou a monetização
Canal no YouTube que está no começo e ainda não solicitou a monetização
Canal no YouTube que está no começo e ainda não solicitou a monetização
Canal no YouTube que está caminhando para a monetização

5-Analise suas métricas e aumente as visualizações

Depois dos vídeos publicados, monetizados e com views, uma dica importante é fazer análises para descobrir como o material está sendo divulgado, quais foram os destaques e o que pode ser aprimorado.

Para acompanhar essas métricas, basta acessar a opção “Análise” no canal. Você vai encontrar informações sobre anúncios, visualizações, inscritos e muito mais.

Métricas de um canal já monetizado

A evolução do Youtube

Foi em 14 de fevereiro de 2005 que o YouTube estreou. No início ele começou como um site de relacionamentos, onde os usuários expunham suas características pessoais. No entanto, a ideia não foi para frente e os fundadores decidiram mudar para o formato que conhecemos hoje.

O primeiro marco da plataforma veio em 24 de abril de 2005, com o primeiro vídeo publicado no site, o “Me at the Zoo”, que mostra Karim em um passeio no zoológico, em apenas 19 segundos.

Outro marco foi em setembro do mesmo ano. O YouTube atingiu o primeiro vídeo com mais de um milhão de visualizações. Uma propaganda da Nike com o ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho foi o primeiro conteúdo a alcançar esse número na plataforma.

Em 2006, o Google comprou a plataforma, por 1,6 bilhão de dólares, e passou a veicular o YouTube em suas ferramentas. Isso deu um novo rumo, dando a possibilidade das pessoas publicarem vídeos e ganharem dinheiro com isso.

Surgiu a profissão youtuber. Nos últimos anos, a ferramenta tem se destacado pelas grandes atualizações que está fazendo.

Não sabemos quais serão os próximos passos do YouTube para o futuro, mas de uma coisa temos certeza: ele continuará existindo e se reinventando, com mais usuários e youtubers.

Dicas para ter um canal de sucesso no YouTube

Você que está se descobrindo um criador de conteúdo, tenha em mente essas seis dicas para continuar fazendo um bom trabalho.

  • Busque fazer a diferença;
  • Tenha carinho pelo seu conteúdo;
  • Pense em uma periodicidade;
  • Busque parcerias;
  • Faça o melhor SEO;
  • Crie conteúdo por amor.

Acompanhe os conteúdos VCD!

É um grande admirador dos conteúdos de marketing digital? Não deixe de acompanhar os conteúdos que compartilhamos aqui no nosso blog semanalmente e as nossas publicações nas redes sociais.

Entre em contato conosco para saber mais, enviar sugestões ou tirar dúvidas.

Você pode gostar...

Inscreva-se
Notificar quando
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments