5 passos para monetizar seu canal do YouTube
Produzir conteúdo em vídeo é uma tendência para o próximo ano. Novas plataformas surgem e reinventam diariamente e tem uma que continua se destacando firme e forte. Essa ferramenta é o YouTube!
Apesar do Youtube ter mais de 15 anos, a plataforma continua oferecendo grandes vantagens entre os seus usuários e principalmente para os criadores de conteúdo, que agora se denominam ‘youtubers’ e ganham dinheiro gravando e postando vídeos.
Engana-se quem acha que sair por aí gravando vídeos e postando nas redes sociais é uma maneira de ganhar dinheiro. Para monetizar um canal no YouTube é necessário planejamento e estratégia, como tudo na internet.
É preciso se diferenciar em cada conteúdo postado e para te ajudar neste aspecto, a Você Digital Propaganda separou os 5 primeiros passos para monetizar o seu canal do Youtube.
- Defina o seu conteúdo e nicho;
- Tenha um canal no YouTube;
- Crie conteúdos de qualidade e relevantes;
- É hora de monetizar seu canal;
- Analise suas métricas e aumente as visualizações.
1-Defina o seu conteúdo e nicho
É bem provável que você tenha hobbies que adora falar e consumir conteúdo. Pode ser relacionado ao trabalho, música, séries, livros, esportes e qualquer coisa. Tudo é um nicho e você precisa definir o seu.
Por exemplo, o nicho da VCD são pessoas interessadas em marketing digital. Por isso, produzimos conteúdos que se relacionam diretamente com quem busca esses assuntos.
É através deste seguimento que os empreendedores e também criadores de conteúdo se baseiam para entender qual é a necessidade das pessoas e assim, criam vídeos para suprir essa demanda.
Dessa forma é possível criar estratégias para movimentar seu negócio e seu canal, encontrando boas parcerias com marcas e pessoas e se posicionando estrategicamente na rede social.
2-Tenha um canal no YouTube
Depois que você definiu o nicho e o assunto que quer trabalhar é hora de criar um canal do YouTube.
Você pode pensar que depois de tanto tempo na internet, ninguém consegue se destacar e que talvez não valha a pena começar um canal do zero.
Mas nós garantimos que não é bem assim. Um canal no YouTube é semelhante a uma presença pessoal virtual. Ou seja, você precisa estar lá para ser visto.
O primeiro passo é criar uma conta no Google, que dá acesso às ferramentas: Gmail, YouTube, Drive, entre outros.
Quando você acessar o YouTube, durante as configurações, adicione palavras-chave para que você fique mais visível e bem posicionado.
Vale pensar com atenção no nome do seu canal também. A dica é que ele seja curto para que as pessoas se lembrem com facilidade e tenha uma boa sonoridade.
3-Crie conteúdos de qualidade e relevantes
É o momento de começar a criar.
A dica nesta etapa é que você deve ter consciência que no início, nem sempre os vídeos ficarão ótimos, mas é importante que se comece.
Criar conteúdo vai além do que apertar o play e gravar.
É importante que você pesquise os temas do seu nicho, defina um cronograma de postagem mensal, crie um roteiro para te guiar e pense em cenário, áudio e edição. Lógico que você não precisa se prender a esses pontos, mas eles farão a diferença no conteúdo final.
Seus vídeos ficarão melhores com a prática, pode apostar!
Além disso, quanto mais você estudar, os resultados vão evoluindo.
4-É hora de monetizar seu canal
Depois de todo esforço e tempo dedicados à criação de conteúdo, é hora de receber por isto.
Quando você perceber que seus vídeos estão tendo uma boa visualização e que você segue produzindo vídeos com a motivação desde o início e se vê, no futuro, como um youtuber, é hora de ativar o modo ‘monetização’.
O modo ‘monetização’ não vem habilitado no seu canal e deve ser feito manualmente.
Esse é o passo mais importante porque vai permitir que você tenha anúncios em seus vídeos e ganhe dinheiro com eles.
Outra situação que você deve ficar atento é que, quando você ativa a monetização, você precisa garantir os seus direitos autorais e não poderá replicar vídeos de outros lugares.
As etapas para ativar tal modo é:
- Entrar no seu canal e clicar sob “Seu Canal”;
- Clique no botão Personalizar o canal;
- No menu à esquerda, selecione “Monetização”;
- Selecione “iniciar” para ler os termos de uso e começar o processo.
Depois deste processo, seu canal será avaliado de forma automática pelo YouTube e se tudo estiver de acordo, um e-mail será enviado informando a sua participação no Programa de Parceiros do YouTube.
Com isso, você pode monetizar seus vídeos no momento do envio, quando seleciona a opção “gerar receita com meu vídeo”.
Atenção
Para se enquadrar nos requisitos para monetizar seu canal, é preciso ter ao menos 1.000 inscritos, ter no mínimo 4.000 mil horas de exibição pública, ter a verificação em duas etapas (que pode ser feita diretamente na plataforma) e aviso das diretrizes da comunidade ativa.
Você pode clicar no botão “enviar notificação quando eu me qualificar” para ter acesso à monetização depois de cumprir os requisitos básicos.
5-Analise suas métricas e aumente as visualizações
Depois dos vídeos publicados, monetizados e com views, uma dica importante é fazer análises para descobrir como o material está sendo divulgado, quais foram os destaques e o que pode ser aprimorado.
Para acompanhar essas métricas, basta acessar a opção “Análise” no canal. Você vai encontrar informações sobre anúncios, visualizações, inscritos e muito mais.
A evolução do Youtube
Foi em 14 de fevereiro de 2005 que o YouTube estreou. No início ele começou como um site de relacionamentos, onde os usuários expunham suas características pessoais. No entanto, a ideia não foi para frente e os fundadores decidiram mudar para o formato que conhecemos hoje.
O primeiro marco da plataforma veio em 24 de abril de 2005, com o primeiro vídeo publicado no site, o “Me at the Zoo”, que mostra Karim em um passeio no zoológico, em apenas 19 segundos.
Outro marco foi em setembro do mesmo ano. O YouTube atingiu o primeiro vídeo com mais de um milhão de visualizações. Uma propaganda da Nike com o ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho foi o primeiro conteúdo a alcançar esse número na plataforma.
Em 2006, o Google comprou a plataforma, por 1,6 bilhão de dólares, e passou a veicular o YouTube em suas ferramentas. Isso deu um novo rumo, dando a possibilidade das pessoas publicarem vídeos e ganharem dinheiro com isso.
Surgiu a profissão youtuber. Nos últimos anos, a ferramenta tem se destacado pelas grandes atualizações que está fazendo.
Não sabemos quais serão os próximos passos do YouTube para o futuro, mas de uma coisa temos certeza: ele continuará existindo e se reinventando, com mais usuários e youtubers.
Dicas para ter um canal de sucesso no YouTube
Você que está se descobrindo um criador de conteúdo, tenha em mente essas seis dicas para continuar fazendo um bom trabalho.
- Busque fazer a diferença;
- Tenha carinho pelo seu conteúdo;
- Pense em uma periodicidade;
- Busque parcerias;
- Faça o melhor SEO;
- Crie conteúdo por amor.
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