WhatsApp Business: como funciona e quais suas vantagens?
Você muito provavelmente já checou seu WhatsApp hoje. Este aplicativo, que está instalado em 99% dos celulares dos Brasil, é uma poderosa ferramenta de comunicação que, dia após dia, revoluciona o mercado. Porém, ela pode ser ainda mais produtiva. Hoje vamos falar sobre o WhatsApp Business: como funciona e suas vantagens.
O WhatsApp Business surgiu no mercado como uma funcionalidade criada pela própria empresa de tecnologia e foi pensada em ajudar as empresas. Ela possibilita que estes negócios consigam prestar atendimento ao cliente e o envio de notificações importantes de forma rápida e eficaz.
Desde seu lançamento, o aplicativo tem captado cada vez mais usuários, que relatam constantemente que a ferramenta tem potencializado suas vendas. Assim, a primeira vantagem relatada é que há a possibilidade de separar a conta pessoal da corporativa, além de outros recursos específicos.
Ficou interessado em saber tudo sobre o WhatsApp Business, como funciona e suas vantagens? Confira neste artigo.
O que é WhatsApp Business?
O WhatsApp Business está no mercado desde 2018 e é uma para as empresas melhorarem a relação empresa-clientes . O WhatsApp Business pode ser baixado gratuitamente para sistemas Android e iOS.
Dentro da ferramenta, o Business permite uma melhor interação com os clientes, por meio de:
Ferramentas de mensagem
Um dos diferenciais do WhatsApp Business é oferecer a possibilidade de criar frases e explicações para conversas rotineiras, como uma mensagem de saudação, ou de ausência, além de outras respostas rápidas, para que não se perca a atenção do cliente.
A mensagem de saudação é enviada quando o cliente entra em contato com a empresa pela primeira vez ou após mais de 14 dias desde a última conversa. Já a de ausência ajuda no momento em que não há condições de responder no exato momento.
As respostas rápidas são feitas com definição de atalhos para que a mensagem seja completada sem a necessidade de ser digitada por completo.
Etiquetas
Essa ferramenta ajuda a organizar as conversas com categorias, adaptável ao seu negócio. Assim, se define as mensagens urgentes ou até mesmo as que foram enviadas por novos leads. Isso ajuda a encontrar essas mensagens posteriormente.
Para usá-las, acesse o menu principal e toque em “Etiquetas”. Na próxima tela, clique no botão de “+” e crie-as. Elas também podem ser criadas durante a conversa, selecionando uma mensagem e tocando no ícone de etiqueta que fica na parte de cima da tela.
Catálogo de produtos
O catálogo de produtos ajuda no compartilhamento de informações sobre os produtos e os serviços oferecidos pela empresa. Assim, você cadastra os detalhes de cada um deles, com foto, descrição e preço.
Assim, os clientes consegue acessar essas informações por meio do perfil da empresa e ver quais produtos estão cadastrados. Essa funcionalidade também permite o compartilhamento de cada produto diretamente com o cliente.
Localização do negócio
Incluir essa informação passa um ar mais profissional, ajudando inclusive o seu cliente a achar mais facilmente a empresa. Tudo isso acontece de forma similar a de outras plataformas, como quando o cliente clica sobre o mapa já inicia a navegação pelo GPS para chegar ao estabelecimento. Rapidez e agilidade ajuda na tomada de decisões do cliente.
Link curto
Ele ajuda os clientes entrarem com contato com a empresa sem precisar salvar o contato. Clicando neste link, há o direcionamento direto para a tela de conversa do WhatsApp. Isso ajuda no aumento das vendas se a nutrição desses leads for feita adequadamente.
Estatísticas
Todo mundo que trabalha com marketing digital sabe que analisar os resultados é de extrema importância. Essa ação define se as estratégias estão corretas e ajudam na tomada de decisões, seja para ações de melhoria ou intensificar as que dão certo.
No WhatsApp Business você consegue ver:
- Mensagens enviadas;
- Entregues;
- Lidas;
- Recebidas.
Como usar corretamente o WhatsApp Business?
Mesmo com WhatsApp Business sendo uma excelente ferramenta para engajar clientes, o ideal é que as ações sejam feitas com planejamento. Desta forma, tudo deve ser feito para fidelizar o cliente e não afastá-lo.
Então, quando você for baixar o aplicativo pela Google Play Store ou App Store, saiba que terá de cadastrar todos os dados corretamente. Porém, se você já for usuário da versão normal, o próprio aplicativo vai sugerir que essas informações sejam migradas.
Isso pode não ser o ideal, pois apesar de poder ter dois aplicativos no mesmo aparelho, não podem ser feitas contas para o mesmo número. O ideal é que tenham dois chips, um para o WhatsApp Business e outro para a versão normal.
Sempre busque conhecer seu público. Antes de criar a conta e pensar que ela possa ser uma ação parte da sua estratégia de comunicação, o ideal é que você conheça o público alvo da empresa, pois não adianta disparar muitas mensagens sem filtro ou critério.
Saiba identificar a persona do seu negócio e fale diretamente para este tipo de cliente. O melhor é usar a versão de negócios com pessoas que já conhecem ou são consumidoras da empresa.
Por isso, sempre busque conseguir novos clientes para este canal. O ideal é oferecer ofertas e divulgações antecipadas/exclusivas para aqueles que fornecem seu número.
Personalização e linguagem: tirando vantagem do Business
Uma conversa por este aplicativo é uma forma de conseguir um contato mais descontraído com o clientes. Personalize e adapte a postura de sua empresa para isso, assim como garantir a rapidez na resposta.
Mas também sabemos que não é toda hora que conseguimos responder as mensagens assim que elas chegam. O problema pode ser solucionado com chatbots, funcionalidade que permite:
- Automação em responder instantaneamente novos clientes;
- direcionar perguntas padrões;
- qualificar o contato.
Além de conhecer a linguagem e os hábitos dos clientes, sendo assim um diferencial de organizações que fazem bom uso do WhatsApp para empresas é a personalização do conteúdo.
Se quiser se aprofundar mais sobre este assunto, já falamos sobre a ferramenta de pagamentos pelo WhatsApp em nosso blog. Porém, se você tem interesse em aplicar isso com profissionais, clique no botão abaixo e saiba mais como explorar todo o potencial do WhatsApp Business com a Você Digital Propaganda.