TikTok X Reels: como assim Zuckerberg?
O assunto que está em alta entre os influencers, também nos maiores portais da internet e trend topics é a nova função Reels do Instagram, que vem para combater o TikTok.
O TikTok é a rede que tem mais de 500 milhões de usuários no mundo todo e Mark Zuckerberg, como sempre, não vai deixar barato.
“TikTok” no Instagram
A função Reels – que antes era chamada de “Cenas” – já está ativa no Instagram desde novembro de 2019 aqui no Brasil, são as queridinhas cenas curtas musicadas nos stories, mas a partir de hoje (24), agora terão seu lugar ao sol com uma aba própria na rede social.
A função mais falada do momento será testada por enquanto em apenas 3 países: Brasil, Alemanha e França. Vale a pena lembrar que o Brasil é o 2º no ranking de países que passa mais tempo em redes sociais, além de estar no top 3 em público no Instagram. Não tinha como ficarmos de fora dessa experiência!
Mas vamos voltar um pouco…
Em 2011 tivemos o lançamento do Snapchat, uma rede social de fotos e vídeos curtos – com filtros fofos e engraçados – que foi praticamente engolido pelo Instagram em 2016 com as mesmas funções, exatamente 3 anos após o Facebook fazer uma oferta de 3 milhões de dólares que foi recusada.
Será que isso vai acontecer com o TikTok também?
A influencer @camilacoutinho conta em seu IGTV que já sabia há mais de 1 mês dessa novidade no Instagram mas que não podia contar, e que essa batalha de TikTok com Reels vai dar o que falar, já que é nítida a ideia de que o objetivo de Zuckerberg é trazer o público do aplicativo chinês de microvídeos para sua rede social.
Tiktok, como tudo começou?
O Tiktok se originou da compra de um aplicativo de lip-sync chamado Musical.ly, lançado em 2014. Em julho de 2015, a rede chegou à posição número 1 na App Store, tornando-se o aplicativo gratuito mais baixado em mais de 30 países, incluindo os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Brasil, Filipinas e Japão.
Entretenimento na quarentena
No Brasil, principalmente nesse período de pandemia, a popularidade do TikTok vem crescendo cada vez mais entre os usuários. O que antes era uma rede altamente acessada por adolescentes, agora dominou todos os tipos de público, de anônimos a famosos, e também todas as faixas etárias, assim como dona Rosalinda, do Paraná, conhecida como a vovó do TikTok que já tem mais de 10 milhões de views em seu perfil.
A rede chinesa também teve alto crescimento por conta da possibilidade de monetizar os vídeos dentro da plataforma. Isso porque a sua capacidade de viralizar um vídeo é bem maior do que a das demais redes sociais, o que costuma fazer com que marcas populares procurem perfis famosos ou criativos com propostas de monetização.
#boraaproveitar
Vale lembrar que assim como todas as novas funcionalidades, o objetivo é um alcance orgânico alto no começo desse lançamento para criar aquela audiência – e viciar a gente – então que tal aproveitar essa onda boa dos algoritmos e aumentar a visibilidade do seu perfil usando essa nova funcionalidade?
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