TikTok vai processar Donald Trump; entenda
A situação polêmica envolvendo o governo norte americano de Donald Trump e a rede social chinesa TikTok está longe de ter fim e desta vez ganha um novo capítulo importante. O TikTok vai processar Donald Trump. Sim, você leu corretamente. Depois de uma troca de acusações, os executivos da rede social resolveram processar o governo presidencial dos Estados Unidos.
A empresa detentora do TikTok, a chinesa ByteDance anunciou que irá avançar com um processo contra a administração de Donald Trump.
Isso tudo devido à todas as restrições que o presidente norte-americano tem imposto, além de todas as acusações. O comunicado divulgado afirma os americanos não cumprem os procedimentos legais nas negociações, levando a aplicação a recorrer ao tribunal.
Este processo deverá ser feito no próprio sistema judiciário dos Estados Unidos ainda nesta semana. Mesmo assim, é importante lembrar que isso está sendo feito pouco antes do término do prazo imposto pelo próprio Donald Trump para a empresa chinesa ser comprada por uma empresa norte-americana.
Por que o TikTok vai processar Donald Trump?
Muito além de ser uma rede social de vídeos curtos com pessoas dançando e se tornando viral entre pessoas no mundo todo, o TikTok apresenta uma trajetória meteórica de sucesso, principalmente durante os últimos meses.
Tudo isso fez o governo norte-americano abrir os olhos para as informações que eram coletadas pelo aplicativo chinês.
Sendo assim, Trump buscou impor algumas restrições aos executivos da ByteDance, uma delas que as operações da empresa chinesas fossem repassadas e negociadas com entidades do EUA.
Vale lembrar que a ByteDance tem feito progressos nas negociações com potenciais compradores, incluindo Microsoft e Oracle, com alguns investidores americanos da ByteDance também podendo se juntar à oferta vencedora.
A polêmica toda envolvendo o TikTok envolve a coleta de dados por parte do aplicativo chinês. Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA, disse que os usuários do TikTok correm o risco de seus dados acabarem “nas mãos do Partido Comunista Chinês”. Já o TikTok insistiu que os dados são coletados e armazenados fora da China.
Quais dados o TikTok coleta?
É comum que os dados dos usuários sejam coletados pelos aplicativos que eles baixam. A maioria dos sites em que as pessoas se cadastram tem a necessidade de concordar virtualmente com um termo de responsabilidade. Ali que você “assina” que está de acordo com política de dados da empresa.
Mas você realmente já leu um termo desses por completo? Seja no Facebook com toda sua coleta de dados ou em qualquer outro site? O TikTok também coleta seus dados e não é uma quantidade pequena não.
Dentre as informações que o aplicativo capta do usuário estão os dados pessoais, incluindo quais vídeos são assistidos e comentados, modelo de telefone, dados de localização e sistema operacional usado. Até mesmo o ritmo de digitação dos usuários ao usar as teclas é coletado.
E isso gerou dúvidas. Até mesmo a famosa função de copiar e colar dos celulares estaria sendo observada. Entretanto, se formos observar, essa é uma prática comum entre todos os aplicativos, inclusive norte-americanos.
Já falamos por diversas vezes sobre o TikTok e pelo visto vamos falar ainda mais, visto que essa polêmica parece não ter data para acabar. Para ficar sempre atualizado com notícias e temas sobre mídias sociais e marketing digital, acompanhe nossa newsletter.