SEO para e-commerce: saiba como rankear sua loja online
Algumas pessoas têm dúvidas sobre como fazer SEO para e-commerce do jeito certo. Mas é importante esclarecer todas elas para que o site seja bem ranqueado, afinal, as vendas dependem dele para acontecer.
Para o sucesso de uma loja virtual, é fundamental atrair visitantes, mas trabalhando apenas com as mídias pagas isso pode sair bem caro. Porém, com as estratégias de SEO, conquistar visitas qualificadas sem gastar 1 centavo é perfeitamente possível.
Suas estratégias atraem o público-alvo, ou seja, um tráfego qualificado formado por pessoas que estejam buscando produtos e serviços no Google.
Independentemente do produto que a sua loja venda, como um detergente para lava louças, com certeza, neste momento, existem milhares de usuários buscando por ele.
Portanto, as estratégias em SEO são significativas para quem depende exclusivamente de um site para vender.
Quanto mais usuários estão interessados, maiores são as chances de conversão e, consequentemente, de vendas.
Só que é preciso conhecer bem essas estratégias para aplicá-las do jeito certo e obter resultados. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é SEO e como ele pode ser usado em uma loja virtual.
O que é SEO?
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca), que reúne estratégias que visam otimizar as páginas de um site, para que elas sejam facilmente encontradas pelos usuários na primeira página de resultado.
Logo que foi desenvolvido, ele pensava apenas nos robôs do Google, mas eles não eram tão desenvolvidos quanto hoje, e acabavam qualificando como boas aquelas páginas que, na verdade, usavam recursos ruins.
Hoje em dia isso mudou, e se uma empresa, como uma fabricante de rótulo alimentar quer aparecer entre os primeiros resultados, precisa usar boas estratégias.
São elas que vão garantir aos usuários do Google as melhores experiências e deixar para trás aqueles sites que não têm boa qualidade.
Em outras palavras, o foco de quem maneja um site deve ser no usuário do Google, e não propriamente nele. Então, isso inclui práticas positivas, como:
- Conteúdo de qualidade;
- Layout agradável;
- Navegação intuitiva;
- Site responsivo.
Essas e outras estratégias fazem parte do SEO e provam para o Google que a sua loja on-line garante uma boa experiência aos seus visitantes, assim como um site bem qualificado de catálogo de empresas faz.
Nas plataformas e-commerce, o SEO é usado para proporcionar ao visitante uma navegação agradável, que facilite a busca por produtos e, principalmente, para torná-lo mais seguro para as transações de compra e venda que envolvem os dados dos clientes.
Por que estar entre os primeiros resultados?
As pessoas usam o Google para diversas finalidades, por exemplo, para encontrar uma pizzaria na região em que se encontram, saber o resultado de um jogo, preços de passagens aéreas, etc.
Apesar de, muitas vezes, ele entregar um número enorme de páginas contendo resultados, dificilmente os usuários passam da primeira.
Isso significa que só tem chances quem aparece nessa primeira página e, de preferência, nos três primeiros resultados dela.
Você pode se basear na maneira em que você mesmo utiliza esse buscador. Vamos supor que esteja procurando opções em brinquedo estimulação sensorial para seu filho pequeno e encontrou 20 páginas com resultados.
Com certeza você olha os primeiros resultados da primeira página e por ali já tem uma ideia do que comprar. É isso, é assim que todo mundo usa o Google, mesmo porque, os primeiros links são aqueles considerados confiáveis pelos usuários.
Se mesmo assim você quer mais motivos para começar a trabalhar o SEO agora mesmo em seu e-commerce, aqui vão alguns deles:
- Conquista a confiança do usuário;
- Ganha autoridade no mercado;
- Atrai tráfego orgânico;
- Atrai tráfego qualificado.
Simples assim, portanto, seja a sua loja virtual uma revenda de peças de bicicleta bmx ou acessórios automotivos, é preciso trabalhar as estratégias de SEO em seu site, e no próximo tópico, nós vamos explicar como.
Como aplicar o SEO para e-commerce
Agora que você já sabe o que é SEO e a importância de aparecer nos primeiros resultados, sem mais delongas, vamos dar algumas dicas de como aplicá-lo. São elas:
Boa descrição dos produtos
Descrever os produtos em uma loja on-line é fundamental, afinal, diferentemente de uma loja física, em que o consumidor pode vê-los com seus próprios olhos, na loja on-line eles dependem muito da descrição.
No que diz respeito ao SEO, os textos que descrevem as mercadorias à venda devem contar com o uso de palavras-chave adequadas. São termos que o seu público-alvo utiliza para pesquisar produtos relacionados aos que você vende.
Essas palavras não devem ser usadas de qualquer maneira ao longo do texto, uma vez que elas precisam fazer sentido dentro do contexto.
Então, se o termo escolhido foi, por exemplo, “serviço motoboy”, você deve usá-lo de maneira relacionada e natural, para aumentar suas chances de aparecer nos primeiros resultados.
O texto deve soar original e interessante, para engajar o usuário e deixar bem claro para o Google sobre o que você está falando.
Usar links internos
A linkagem interna é um dos principais fatores que levam o Google a entender a relevância de uma página. Isso porque quanto uma página tem autoridade, é possível transferir essa condição para aquelas menos acessadas.
Com isso, elas também passam a ser consideradas como relevantes. Exemplo disso é quando você insere o link de um produto, como creme hidratante para o rosto, na página inicial, na seção “mais vendidos”.
Quanto mais links de qualidade uma página de vendas tiver, mais importante ela será considerada e maiores são as chances de aparecer nos resultados.
Valorizar a arquitetura do site
Se a sua plataforma e-commerce tem uma arquitetura bem organizada, sua usabilidade é mais valorizada pelo Google, melhorando seu ranqueamento e suas conversões.
Tanto o buscador quanto os usuários conseguirão se localizar melhor, o que garante uma boa experiência. Em outras palavras, trata-se de permitir que o visitante identifique o funcionamento da sua loja virtual, navegando com muito mais facilidade.
Sem falar que é extremamente importante que o seu site de vendas seja responsivo, uma vez que, atualmente, a maior parte dos acessos vem de dispositivos móveis, como tablets e celulares.
Integrar com as mídias sociais
As redes sociais são parte das estratégias de qualquer empresa, como aquelas que fazem montagem de stand promocional em feiras, lojas de veículos, supermercados e todos os tipos que você imaginar.
Só que no caso das lojas e-commerce, essas plataformas são ainda mais importantes, visto que elas dependem de todos os recursos que a internet pode oferecer.
Ao integrar a sua loja on-line com as redes sociais, você conseguirá atrair mais visitas, compete melhor com a concorrência e torna a experiência de seus visitantes muito mais completa e positiva.
Compartilhe os links nessas plataformas e adicione botões de compartilhamento no próprio site, incluindo blog, home page e, claro, as páginas de produtos.
Atentar-se à velocidade de carregamento
Em 2010, o Google anunciou que a velocidade de carregamento passaria a ser contada como um fator de ranqueamento. Isso porque já naquela época as pessoas não tinham paciência de esperar as páginas carregarem e desistiam do acesso.
Até hoje, alguns sites não se atentaram a esse fator e estão perdendo muito com isso. O próprio Google dá algumas sugestões de melhorias que você pode usar, alcançando um alto nível de experiência para seus usuários.
Páginas completas
Para uma página ser completa, ela precisa contar com diferentes formatos de conteúdo, tais como:
- Descrições;
- Imagens;
- Sugestões de uso;
- Detalhes técnicos;
- Demonstrações;
- Vídeos;
- Guias de compra;
- Comparativos;
- Avaliações;
- Respostas.
Todos esses formatos oferecem respostas completas para os usuários, fazendo com que eles permaneçam mais tempo nas páginas.
Quanto mais conteúdos ele consumir, mais maduro estará para a compra, portanto, um conteúdo extenso, além de levar todas as informações que seu prospect precisa para comprar, também colabora com as estratégias de SEO.
Usar link building
Essa estratégia mostra para o Google o quão relevante suas páginas são. E a melhor forma de fazer isso é conquistar parceiros confiáveis que criem direcionamentos para as páginas da sua loja virtual.
Para começar a angariar essa parceria, é indicado apostar na oferta de conteúdos de qualidade para aqueles que você gostaria de trocar links.
Conclusão
A busca pelas melhores estratégias de SEO está presente no dia a dia das estratégias de marketing de muitas empresas, ainda mais pelas plataformas de venda on-line.
Ter um e-commerce é muito vantajoso, mas é preciso se destacar, então, para isso não existem estratégias melhores do que as de SEO. Com elas, seu site se torna realmente relevante e sai na frente nos resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.