Como fazer SEO no Google Shopping?
Se você procura trabalhar ou já trabalha com o Google sabe que para você aparecer nas principais posições deve buscar sempre a relevância do seu conteúdo. Isso não é diferente para quem quer vender pela plataforma do buscador. O texto de hoje vai abordar táticas de como utilizar o SEO para Google Shopping.
Desde que foi lançado, tudo leva a crer que este serviço do Google utiliza também a relevância como fator de rankeamento nas páginas de respostas. Dissemos que tudo leva a crer pelo fato de que não há uma completa certeza, mas fica claro que Google usa critérios de SEO para o posicionamento de empresas nas listagens do Google Shopping.
A conclusão foi feita com análise em listagens e conteúdos no próprio blog do Google. Para saber mais sobre este assunto, fique ligado neste artigo especial que a Você Digital Propaganda preparou para você.
O que é Google Shopping?
Inserir produtos no Google Shopping é algo relativamente simples. De forma exemplificada, o Google Shopping é um serviço online de comparação de preços. Com ele, nós podemos buscar diversos produtos e os seus preços, comparando-os e vendo qual é mais atrativo para nós.
Os produtos que aparecem no buscador são de lojas que integram seu estoque de produtos para atrair mais clientes.
Como o Google é o principal mecanismo de busca do mundo, fica claro que você pode alcançar um público muito maior por meio desta plataforma.
O alcance que sua loja tem por esse serviço é extremamente necessário em um mercado cada vez mais concorrido. Por meio dele, clientes em diversos dispositivos e formatos podem ser impactados pelos seus produtos e promoções.
Quem utiliza desta plataforma também observa um custo muito inferior quando comparados a outras formas, além de o número de conversões ser superior.
Como utilizar esta plataforma?
Na verdade, colocar os produtos do seu e-commerce nesta plataforma é bem fácil e simples. Mais até do que você possa imaginar. Seguindo alguns simples passos você já consegue que sua loja fique integrada ao serviço, com mais usuários entrando em contato com os seus produtos.
O primeiro passo é que você deve fazer é a configuração do arquivo XML, que é quem armazena todos os produtos que você disponibiliza. Ele contém os preços, nomes de cada um, a categoria que faz parte e também a quantidade de produtos.
Caso você não possua ainda um e-commerce e pense em anunciar, tanto no Google Shopping quanto em sua loja online, suas chances de conversão são ainda maiores. É importante lembrar que grande parte das plataformas de e-commerce oferece o arquivo XML de forma prática.
Depois, você deve fazer a efetivação do seu cadastro no Google Merchant Center (GMC). Durante o cadastro a plataforma vai pedir o arquivo XML, assim como outras informações como o país de destino, loja de origem, dentre outras.
O último passo é a vinculação de sua conta GMC com o AdWords, que é responsável por criar campanhas efetivas para seus produtos que foram acrescentados no seu feed no GMC.
Os parâmetros SEO para Google Shopping?
Mas afinal, depois de seguir todos esses passos, como eu consigo um bom posicionamento no Google Shopping? A tendência, como já abordamos, é que o Google utilize parâmetros parecidos com os utilizados para a busca comum. Desta forma, facilitaria em muito o aproveitamento do algoritmo tradicional, por isso o SEO para Google Shopping.
Assim, temos a premissa de usar como base de qualquer comprador: buscar o melhor preço como critério básico e absoluto. Todo mundo que vai procurar algo para comprar na internet o faz buscando um preço competitivo. Por isso, apesar de toda sua técnica SEO, não ter um preço atrativo não vai alterar seu rankeamento.
Desta forma, o primeiro passo para entrar nesse mercado é colocar preços competitivos e que possam competir com as demais lojas do seu segmento. O comprador de internet sempre busca diversas opções e compara os preços em outras abas. Com o Google Shopping é bem mais simples ainda, pois todos os preços estão na página de respostas do Google.
Assim como no processo de SEO tradicional, fazer a tag title da página da loja virtual faz a diferença em termos de posicionamento. Por isso, manter a tag title em 60 caracteres e bem objetiva vai ajudar no posicionamento do seu produto no Google.
Uma dica que podemos dar para você é que copiar o conteúdo fornecido pelo fabricante para colocá-lo diretamente na página do seu produto pode não ser a solução. As descrições de produtos em lojas virtuais são cada vez mais fatores de rankeamento e também de conversão, pois algo feito voltado para as técnicas de SEO fará a diferença no seu posicionamento.
Atualizar constantemente seu feed no Google Shopping também vai ajudar você na relevância do seu conteúdo e consequentemente melhorará o seu posicionamento nas páginas de respostas.
Conclusão
Como vocês puderam perceber, não é difícil utilizar desta técnica no rankeamento da sua loja no Google Shopping, mas é bem trabalhoso ajustar tudo para a obtenção dos melhores resultados. Procure sempre agências que tenham expertise em realizar este tipo de trabalho, pois aliá-lo ao marketing digital da sua empresa pode trazer resultados ainda melhores.
Mais do que conhecer as técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca, é importante entender como pensam os buscadores. Para isso, procure a Você Digital Propaganda clicando no botão abaixo.