Por que você deve usar links internos e externos em um blogpost?
Conheça a importância prática do uso de links internos em blogposts e como eles podem auxiliar no ranqueamento do seu site.
Quando o assunto é marketing digital, é quase inevitável não falarmos em Otimização dos Mecanismos de Busca (SEO). O uso de links internos, por exemplo, é uma das estratégias que podem favorecer (e muito) o ranqueamento do seu site.
O fato é que, muitas pessoas já sabem o que é hiperlink ou já ouviram falar nesse termo, mas ainda não sabem como funciona a aplicação prática ou para que servem os links internos e externos.
Sendo assim, ao contrário do imaginado, não se trata de um termo técnico de construção de um site, mas uma ferramenta de uso frequente na escrita de blogposts para referenciar outros conteúdos presentes na sua página (os links internos) ou em outro site (os links externos).
É válido salientar que os dois não devem ser aplicados de forma separada. Afinal, quando você entende o que são links, a percepção de que uni-los é uma boa estratégia é ainda maior, inclusive para potencializar ainda mais o artigo a ser publicado.
Por isso mesmo, se você ainda não sabe como usar links da maneira adequada, continue lendo! O uso deles contribui para diversos fatores no seu blogpost. Selecionamos alguns deles, confira a seguir:
Proporciona um conteúdo relevante para o usuário
Uma das estratégias mais importantes para você que deseja aprender como fazer links internos e externos positivos é proporcionar um conteúdo relevante ao leitor.
Isso porque, o texto não precisa apenas estar rico na sua proposta de solucionar um problema, mas encaminhar as pessoas a outros segmentos que envolvem um tema.
Por exemplo, se eu quero ser um empreendedor e faço uma pesquisa em busca do que é preciso para começar um negócio, esse artigo pode me levar diretamente a um outro artigo de dicas de como ser um empreendedor de sucesso.
É como se uma ação levasse a outra. E essa ação pode ser benéfica não só para o seu site, como para o usuário. Em primeiro lugar porque, no caso dos links internos, ele continuará navegando pelas suas páginas. Em segundo lugar, porque ele encontrará conteúdos qualificados e que demonstrem a autoridade da sua marca sobre o assunto.
Gera autoridade da marca com links internos
Outro fator muito importante no uso de backlinks é o fato de gerar autoridade para a marca.
Como foi dito acima, isso é resultado de um conteúdo relevante. Sendo assim, não adianta fazer o uso de estratégias como essa para melhorar a posição nos mecanismos de busca, e não utilizar um bom marketing de conteúdo.
Isso porque, você deve estar atento desde os fatores mais básicos, como a gramática, até os recursos extras que podem ajudar na sua estratégia, independente do segmento.
O fato é que, no caso dos links externos, por exemplo, essa autoridade da sua marca é ainda mais fortalecida. Isso acontece porque, se os outros sites utilizam o seu como referência, é porque você tem algum tipo de especialização no assunto.
É esse o primeiro pensamento de quem está lendo. E por fim, é uma boa para quem procura outras vertentes do assunto também. Ajuda o leitor porque pode ser que o seu conteúdo mesclado a outro material forme uma ideia geral e maior conhecimento do tema.
Até mesmo porque existem detalhes no seu artigo e no blogpost que você linkou que podem favorecer essa pesquisa.
Maior rankeamento do Google
Ademais, outra consequência do uso de links internos e externos é um maior rankeamento do Google.
Isso porque, a utilização dessa ferramenta é um dos critérios verificados pelo algoritmo do buscador, e pode gerar resultados positivos tanto para o SEO On Page, no caso dos links internos, quanto para o SEO Off Page, no caso da linkagem externa.
Desse modo, o fator pode gerar uma grande contribuição para que o seu blogpost suba o posicionamento e rankeie ainda melhor nas pesquisas do Google. O objetivo em questão é alcançar os primeiros resultados de busca, e gerar assim, maior visibilidade, e maior tráfego orgânico para o seu site.
No SEO Local, por exemplo, você consegue fazer uma boa otimização para a busca local. Isso significa que, as pessoas que estiverem procurando um bom restaurante de comida italiana na sua cidade, por exemplo, podem encontrar o seu com maior facilidade. E os links podem contribuir para isso.
Construção de parcerias
Por fim, a adoção de links internos e externos pode ajudar na construção de parcerias para o seu site.
Isso significa que você pode criar um maior vínculo através dos links internos com outros sites, e por consequência, gerar um relacionamento maior.
Esse aspecto pode ser importante tanto para apoio e projetos, quanto para troca de links externos. Assim, você poderá ser marcado por esses sites, e da mesma forma, pode marcá-los, como uma troca.
Mas claro que isso deve ser feito com cautela. O uso em geral dos backlinks exige muita atenção, pois não pode ser nem muito exagerado, nem em pequena quantidade e com pouca frequência.
Além disso, também é importante variar na escolha dos sites, até mesmo para que haja uma relevância real para o público que você deseja atingir. Lembre-se que esse engajamento é uma das coisas mais importantes para a geração de oportunidades de vendas.
Os Guests Posts
Os Guests Posts são uma ferramenta fundamental para gerar uma maior audiência e fazer uma troca de links externos qualificados para o seu site.
Isso porque, esse formato trata-se da publicação de artigos de terceiros em seu blog, o que pode gerar não só um novo público, como a construção de parcerias, e um crescimento nos resultados de pesquisa exibidos no Google.
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