Por que ter um jornalista na agência de marketing digital?
Falar em jornalismo é pensar automaticamente na televisão, jornal impresso e rádio. Mas será que é apenas nessas áreas que o jornalista pode atuar? O marketing digital provocou inúmeras mudanças nesta profissão e abriu o caminho para novos formatos de trabalho.
No dia 7 de abril é considerado o Dia do Jornalista e nós redigimos este artigo para abordar as particularidades da área e as funções que mudaram com o tempo, além de homenagear esses profissionais que trabalham para levar a notícia, informação e conteúdo de qualidade para as pessoas.
O jornalismo: detalhando a profissão
O jornalista é um profissional formado na área de jornalismo, que tem como objetivo principal informar as pessoas sobre os fatos. Por meio da escrita, locução e apresentação em vídeo, ele explica de maneira clara e detalhada as principais notícias, dados factuais e faz a divulgação de informações.
Hoje ele pode atuar no planejamento de pautas, escrita de matérias, revisão e edição de reportagens em diversos veículos.
O surgimento da imprensa
A história da comunicação jornalística começou com o surgimento da prensa, inventada pelo alemão Johannes Gutenberg, por volta de 1430. A máquina fazia com que fosse possível reproduzir informações impressas em larga escala. A produção consistia por meio de um molde alimentado com tinta, que poderia imprimir inúmeras cópias de um mesmo texto em questão de horas.
Antigamente, as informações publicadas eram baseadas nos acontecimentos do período, como os casamentos, batizados, nascimentos, entre outros eventos. O primeiro jornal do Brasil entrou em circulação em 1º de junho de 1808, chamado Correio Braziliense, mas era editado em Londres. Entretanto, o primeiro jornal impresso feito totalmente em território nacional foi o Gazeta do Rio de Janeiro, que passou a circular na região em 10 de setembro daquele mesmo ano.
Com o passar do tempo e com o aumento das impressões, a publicação de livros, jornais e revistas se tornaram cada vez mais populares, dando gancho para que houvesse novos cursos de jornalismo e que a profissão ganhasse destaque.
Aos poucos, os jornais foram se modernizando e ganharam aspectos mais modernos, como a inserção de imagens, linguagens mais sensacionalistas – tudo isso para ganhar o gosto e a atenção dos leitores.
No início dos anos 1900, o rádio surgiu com um novo formato, com coberturas mais amplas e profundas. Depois, em 1950, a telinha ganhou vida com o surgimento da televisão no Brasil, especialmente do primeiro canal aberto, a TV Tupi.
Já próximo dos anos 2000, a internet chegou com força, dando a possibilidade dos veículos de comunicação se adaptarem ao universo digital e a conexão ficar mais intensa entre os usuários.
Com o avanço tecnológico e a possibilidade de grandes empresas se destacarem no mercado e venderem pela internet, o marketing digital veio com a possibilidade de aumentar as vendas por meio de estratégias online.
E mais uma vez o jornalismo encontrou uma maneira de se reinventar. E apesar da evolução dos meios digitais, o jornal impresso ainda segue sendo um meio popular, que tem o seu valor. Grande parte dos veículos ainda crescem no meio digital, inclusive conta com versões online, atraindo os leitores por sua credibilidade.
O jornalismo e marketing digital
De modo geral, definimos marketing digital como o conjunto de ações e investimentos das empresas nos canais digitais.
Mas e o jornalismo e marketing digital: combina? A resposta é sim!
O marketing digital para jornalistas é um caminho próspero para os profissionais jornalistas, principalmente quando o foco é em marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo está associado à construção de materiais escritos, com foco em atrair determinado público-alvo e direcionar o lead na jornada do cliente, garantindo a conversão. Ou seja, a venda e vínculo com a marca.
Mais do que ajudar o empreendimento a lucrar mais, o jornalista atuante no marketing digital contribui com o alto posicionamento da marca nas primeiras páginas do Google, uma vez que ele é considerado um dos principais buscadores de conteúdo.
Se você tem dúvidas de como o jornalista pode entrar neste mercado, listamos algumas funções que ele pode exercer.
Produção de artigos para blog com foco em SEO
Um dos caminhos para gerar engajamento com o seu público é a criação de artigos para blogs, que nada mais são do que textos ressaltando sua ideia e trazendo informações relevantes sobre o segmento da sua empresa, escrevendo a partir de técnicas SEO – Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca).
Copywritting para as redes sociais
No marketing, copywriting tem como objetivo convencer ou influenciar seu público-alvo a tomar uma decisão, seja ela de compra ou de aceitar sua ideia. Esses textos de copy podem estar presentes em anúncios, vídeos, cartas de venda e e-mail marketing.
Desenvolvimento de e-books
O infoproduto é classificado como qualquer tipo de conteúdo em formato digital, que pode ser distribuído de forma gratuita ou paga, pela internet. Esses produtos geralmente carregam um teor educacional, com foco em enriquecer o conhecimento das pessoas que escolheram os itens durante a compra.
Escrita de e-mail marketing
E-mail marketing é uma estratégia que consiste em enviar e-mails a uma lista de contatos com o objetivo de fazer uma comunicação direta com todos os envolvidos. Este disparo é feito, normalmente, por ferramentas de automação, tornando-se um canal de comunicação direta entre uma empresa e o seu potencial cliente.
Criação de conteúdos para sites e landing pages
São desenvolvidos websites e landing pages personalizadas de acordo com as necessidades do cliente. Cada caso recebe um tratamento especial e, através de um estudo minucioso da empresa, obtém as informações necessárias para a obtenção do melhor resultado no desenvolvimento.
Trabalhe com Marketing Digital!
O marketing de conteúdo vem se destacando cada vez mais e diante das infinitas possibilidades que o meio digital possibilita, trabalhar com conteúdos é entregar materiais de qualidade e aproximar o consumidor da marca, garantindo também credibilidade e vínculo.
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