O que é Trade Marketing e como utilizar a estratégia no seu negócio
‘Quem não é visto, não é lembrado’. Você concorda com essa afirmação? No universo do marketing digital isso é verdade e nós vamos te explicar o porquê. Quando você adquire um produto deve ter em mente que até chegar ao seu destino final, ele passou por diversas etapas de produção e estratégias de divulgação. Isso significa que a marca do produto que adquiriu trabalhou muito bem em suas estratégias digitais para te conquistar. Uma dessas estratégias é conhecida como Trade Marketing.
O Trade Marketing é caracterizado como uma série de ações em conjunto às atividades comerciais e de marketing, focadas nos canais de distribuição dos produtos. Ou seja, são estratégias para fazer com que o produto de uma empresa venda mais nos pontos de distribuição, ou canais de venda, em que eles estão.
Exemplificando o Trade Marketing
Um bom exemplo de Trade Marketing acontece quando uma ação é feita em um supermercado para dar destaque ao produto. Provavelmente você já deve ter visto algum ponto de degustação dentro do estabelecimento e um atendente ao lado do produto para convencer os clientes sobre o diferencial da marca comparado às outras. Entre as principais ações realizadas pelo Trade Marketing, estão:
- Disposição das mercadorias nas prateleiras;
- Degustação dos produtos;
- Ações de merchandising;
- Promotores de venda.
Essas ações não se restringem apenas à rede alimentícia, pode ser também lojas, comércios e estabelecimentos, incluindo atacados e restaurantes que vendem mercadorias no caixa ou em prateleiras. De forma geral, o Trade Marketing busca caminhos para vender mais e melhorar a experiência de compra pelos canais de distribuição.
A diferença entre o Trade Marketing e o Merchandising
Muitas pessoas associam as estratégias de Trade Marketing com as de Merchandising. Porém, existem diferença entre ambas. Enquanto o Merchandising busca elevar a apresentação, visual e características da mercadoria, o Trade Marketing também tem esse objetivo, mas inicia bem antes, já que o fabricante do produto não tem autoridade para organizar os itens em um local de venda que não é seu.
Origem do termo
A palavra Trade Marketing tem origem da língua inglesa. Em sua tradução, o termo ‘trade’ possui o significado de troca, cujo contexto deve ser entendido como troca comercial. Já a palavra ‘marketing’ possui como significado o conjunto de estratégias empresariais com o propósito de aumentar as vendas e melhorar os resultados. Sendo assim, podemos concluir que os termos se resumem a mais uma ferramenta de marketing capaz de satisfazer as demandas dos clientes.
Como o Trade Marketing surgiu no Brasil?
O surgimento desta estratégia esteve interligado com a situação econômica e política que o Brasil vivenciava durante a década de 1990. Neste período, após a implantação do Plano Real, em 1994, o país passava por problemas relacionados à oferta e demanda de produtos. Nos mercados, a quantidade de produtos era extremamente superior à procura dos clientes.
Daí, em meio a tantas opções, as empresas se viram obrigadas a desenvolver métodos para conquistar a atenção dos consumidores e competir com seus concorrentes. Surge então uma área comercial estruturada, com distribuidores focados em vendas no atacado e varejo.
Atuação no mercado B2B
Quando se fala no Trade Marketing, ele também se relaciona com o mercado B2B. A abreviação significa ‘Business To Business’, e traduzindo ‘Empresa para Empresa’. O termo se refere a duas empresas que realizam trocas e negócios como cliente e fornecedor. A principal vantagem é gerar fidelização entre a empresa fornecedora e a empresa distribuidora. Assim, uma boa colocação e exposição dos produtos é uma estratégia para aumentar as vendas.
Utilize o Trade Marketing em sua estratégia!
Apesar de ter bastante tempo, a estratégia ainda é bem atual e se modernizou para os meios digitais. Isso porque o número de consumidores na internet tem aumentado gradativamente e a jornada de compra do cliente passa por diversos canais, como site, Instagram ou WhatsApp. O preço deixou de ter tanta relevância igual costumava ter e o atendimento ganhou um espaço maior.
O segredo está em unir estratégias que integrem as ferramentas digitais com as offline. Mas como fazer isso?
- Não trate seu cliente apenas como ‘mais um’;
- Tenha um atendimento personalizado no ambiente digital e físico;
- No ambiente físico, tenha um atrativo na loja para que o cliente sinta a vontade de estar ali.
Além disso, as distribuidoras devem sempre buscar uma boa relação com os fornecedores. A comunicação deve ser pautada sobre a abordagem dos clientes, saídas de produtos e estoque das mercadorias.
Concluindo
Entender melhor o conceito de Trade Marketing permite que os produtos fiquem mais conhecidos e sejam consumidos pelos clientes. Como dissemos no início do artigo, ser lembrado é essencial para a sua marca. Desenvolva estratégias e aumente a produção das suas mercadorias.