Marketing Digital para Advogados
Você sabia que é possível fazer marketing digital para advogados?
Sim? Saiba que existem algumas regras.
Não? A Você Digital traz para você algumas dicas de como alavancar o seu serviço.
Como funciona o marketing jurídico?
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) possui um capítulo no Código de Ética e Disciplina (CED) dedicado à Publicidade do advogado, ou seja, ela é perfeitamente legal e ética.
Porém, existem alguns limites e orientações estabelecidos pela OAB a serem seguidos “com discrição e moderação” segundo o próprio código. Certas orientações são amplas e interpretativas, o que pode ocasionar em um entendimento errado por parte de quem estiver fazendo a propaganda.
Então, é importante estar atento, pois sem o conhecimento básico dessas regras, pode acarretar em diversos problemas não apenas para sua propaganda, mas para o seu cliente.
Alguns pontos não permitidos no marketing para advogados segundo o CED:
- Não é permitida a publicidade através de rádio ou televisão;
- Não é permitida a publicidade em locais de utilização pública, como em clubes esportivos;
- Não é permitido utilizar cores extravagantes na placa de identificação do escritório;
- Não é permitida a publicidade em paredes de edifícios;
- Não é permitida a veiculação de publicidade em conjunto com outra atividade (Ex: Advocacia e serviços contábeis).
Destacamos uns dos principais pontos não permitidos, dentre esses, existem muitas outras proibições no marketing jurídico.
Como prosseguir em meio a tantas regras?
O Marketing Digital surge como uma solução para a sua propaganda. Existe uma tendência dentro do marketing digital chamado de marketing de atração, que está ligado à forma como você se apresenta nos meios digitais. Dentre eles, existe o marketing de conteúdo. O marketing de atração e de conteúdo proporcionam muitos resultados por não serem invasivos ao lead (potencial cliente), ele estando ciente o tempo todo.
A produção do marketing de conteúdo é feita de forma gratuita e livre, por exemplo, através da criação de vídeos, blogs e/ou redes sociais.
Ambos têm a estratégia de entender quais são os interesses dos seus leads, além de apresentar soluções.
Falando de redes sociais no marketing jurídico
Vivemos na era digital, em meio a tantos avanços tecnológicos principalmente quando se trata de marketing, é impossível não falarmos de redes sociais. É necessário que o marketing digital para advogados também se faça presente nesse meio.
Esse é um dos ambientes de maior competitividade, pois os usuários são constantemente entregues a diversos tipos de informação em um período de tempo muito curto. Podemos imaginar que as redes sociais, ao mesmo tempo que são vistas como um oceano de oportunidades, também podem ser vistas como um mar de diversos concorrentes a todo momento em busca do primeiro lugar.
Para o marketing jurídico, é necessário estar em todas as redes?
Nem todas as redes podem combinar com sua persona, portanto a resposta é não, mas é indispensável a presença em algumas das principais:
Dentro do Facebook existem ferramentas para criar páginas profissionais, e o destaque dele é a diversidade, por exemplo, divulgação de conteúdo (blogs, vídeos, textos autorais), transmissões ao vivo conversando com seu público, etc.
No marketing digital para advogados o foco do Instagram é o recurso visual, ou seja, textos muitos grandes podem não ser a melhor opção aqui. O que pode ser feito, são imagens com pequenos textos com o objetivo de atingir o seu público ou pequenos vídeos no feed ou no próprio stories. No Instagram, o objetivo é captar a atenção dos usuários por meio dos posts.
É nessa rede social onde você pode relatar por exemplo, as conquistas e reconhecimentos do seu escritório, participações em eventos super legais, ações e qualificações importantes que você ou a sua equipe estão fazendo.
No Linkedin também é um ótimo lugar para a escrita de artigos, pois ajuda a mostrar de maneira mais profunda o seu trabalho, além de que um texto interessante e útil para a sua área, você ganha visibilidade e autoridade.
Sendo assim, a presença do marketing digital hoje é de extrema importância para qualquer negócio permanecer relevante e para a advocacia não é diferente.
A palavra que melhor pode descrever o seu negócio nesse meio é destaque. Criar conteúdo relevante e estabelecer estratégias com o foco de garantir mais clientes é sim muito importante, porém, é possível tornar o seu negócio único dentro da sua área utilizando a criatividade, pensando fora da caixa e buscando o diferente e o novo.