Hotmart ou Eduzz: qual a melhor plataforma de infoprodutos?
Uma nova tendência que vem surgindo na internet nos últimos anos são os infoprodutos. Com o aumento de vendas online no último ano, este serviço também foi impulsionado, principalmente por meio de duas plataformas. Afinal, qual a melhor: Hotmart ou Eduzz?
Essa dúvida paira na cabeça de muitas das pessoas e empresas que pensam em investir em vendas de infoprodutos. Atuando tanto no gerenciamento como na divulgação de conteúdo, ambos os portais ajudam a vender produtos digitais e otimizar as vendas.
O marketing de afiliados ainda oferece outras opções para este serviço de intermediação, como Udemy, Awin, Monetizze, no entanto a maior dúvida ainda está entre as duas maiores Hotmart ou Eduzz.
No entanto, quais as diferenças entre elas e qual seria a melhor opção a escolher? Vale a pena investir nas duas ou o ideal é focar somente em uma?
Pensando nisso resolvemos fazer este artigo, ajudando você a conhecer as características e diferenciais entre Hotmart ou Eduzz. Vamos nessa?
Mas, afinal, o que são infoprodutos?
Você já deve ter se deparado com a diversidade de cursos online espalhados pela internet. Isso pode ser enquadrado como um infoproduto. No entanto, isso vai muito mais além, pois o infoproduto pode ser considerado todo conteúdo digital comercializável, como:
- Vídeo-aulas;
- E-books;
- Manuais
- Monitorias;
- Webinars;
- Treinamentos;
- Workshops;
- Dentre outros
Com o aumento da quantidade de conteúdo digital disponível, ficou claro que este seria um mercado que poderia ser explorado além de vídeos no YouTube. Assim, foram criadas plataformas que gerenciam a venda dos infoprodutos.
Seu funcionamento é feito a partir de parceria entre os criadores e divulgadores, servindo como facilitadores para a otimização das vendas online.
Hotmart ou Eduzz: ambos, parceiros de afiliados e produtores
Mas como isso funciona na prática? Dentro das plataformas de vendas, sejam elas Hotmart ou Eduzz, há dois importantes personagens: produtores e afiliados, que trabalham para fomentar a difusão do conhecimento, que podemos exemplificar da seguinte forma.
Produtores
Eles são os criadores de todo o conteúdo digital comercializável. Os produtores que criam, formulam e dão os cursos, desenvolvendo todo o material didático, possuindo a propriedade intelectual do que foi feito.
Afiliados
Eles fazem o papel dos influenciadores, que digitalmente trabalham para promover os infoprodutos das mais diversas formas pela internet. O trabalho é feito com as mais diversas técnicas para disseminar ao máximo os links que se afiliam.
Segmentando público-alvo, os aliados divulgam aqueles conteúdos com quem possuem mais afinidade, atingindo os mais diversos nichos, trabalhando da melhor forma o marketing digital.
Ambos trabalham com base nas plataformas de vendas de produtos digitais e estas devem oferecer todo o suporte para o trabalho destes dois personagens, com infraestrutura que sustenta a produção, divulgação e consumo destes produtos, assegurando os trâmites financeiros.
Conheça as duas plataformas
Hotmart
Ela é a mais conhecida no mercado, visto que há mais de uma década trabalha com os infoprodutos. A Hotmart é uma empresa brasileira, se tornando uma referência na América Latina, com uma comunidade de mais de 1,3 milhão de pessoas.
Seus diferenciais são:
- Maior variedade de infoprodutos
- Possui muito mais afiliados
- Oferece ganhos maiores aos afiliados e produtores
- Navegação simplificada
- Relatórios atualizados e completos
- Possui a Hotmart Academy para ensinar produtores e afiliados
Pontos negativos
- Já apresentou problemas com cookies e rastreamento de links, dificultando o endereçamento e comissões dos afiliados
- Baixa qualidade de alguns cursos, visto que muitas pessoas se cadastram na plataforma
Eduzz
Esta é uma plataforma mais nova no mercado e isso ajuda a Eduzz a atuar em melhorias significativas em relação à concorrente. Assim ela surge como a principal concorrente nacional da Hotmart, oferecendo uma qualidade maior para trabalhar e taxas menores.
Seus diferenciais são:
- Design mais limpo, organizado e minimalista
- Navegação mais rápido e simplificado
- Atuam nos pontos fracos da Hotmart
- Efetiva recuperação de vendas
- Taxa menor de operação e rastreamento de link
- Saque mais ágil
- Recuperação de vendas melhor
Pontos negativos
- Quantidade melhor de infoprodutos cadastrados
- Baixo número de afiliados, dificultando a divulgação dos conteúdos
- Valor mínimo de saque maior
Hotmart ou Eduzz: qual escolher?
Deu para perceber que tanto Hotmart ou Eduzz são excelentes escolhas para quem quer vender produtos digitais. Assim, o mais recomendável é que ambas sejam testadas e utilizadas para decidir qual se enquadra à sua necessidade.
Ambas não cobram taxa de adesão ou mensalidade, mas como você pôde perceber, as condições para vender e receber comissões variam. Para isso, entender os pontos que ambas as duas divergem pode ajudar a escolher entre Hotmart ou Eduzz: os saques e as tarifas.
Tarifas
Mesmo com ambas sendo gratuitas, as taxas são diferentes entre ambas para cada venda feita, sendo esta cobrada apenas do produtor. Cada venda feita na Hotmart tem uma taxa de 9,9% do valor do produto + R$1,00. Na Eduzz, a taxa é de 4,9% em cima do valor do produto + R$1,00 por transação.
Para os afiliados, a taxa vai em cima do saque. A Hotmart cobra 9,9% + R$1,00 quando a comissão for maior que R$10, e 20% para as demais. Na Eduzz, o afiliado é cobrado 8,90% + R$1,00 por cada saque.
Saques
Na Eduzz, o valor mínimo de saque é de R$ 109. A Hotmart oferece um valor muito menor, com o mínimo de R$20,00. Ambas oferecem a possibilidade de sacar até R$1900,00 como pessoa física, liberando maiores saques apenas para CNPJs.
A tarifa para cada saque da Hotmart é de 1,99, enquanto da Eduzz é de R$9,00. As duas liberam os valores apenas 30 dias após a venda ter sido efetuada. Há a possibilidade de fazer isso pelo sistema de antecipação de valores, com o saque disponível em até 24 horas.
Conclusão
Como você deve ter percebido, não existe uma solução única e tudo dependerá da expectativa e da realidade vivida por cada produtor e afiliado.
A melhor maneira de escolher é com teste, comparando ambas nos quesitos que podem fazer a diferença para você. O ideal para o produtor, por exemplo, é colocar seu conteúdo em ambas plataformas e avaliar o desempenho das vendas ao longo das semanas.
No caso dos afiliados, o melhor é escolher os infoprodutos da sua área de domínio e ver qual das duas fica melhor em relação às comissões.
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Muito legal o texto, porém hoje eu uso e recomendo a https://eadplataforma.com/
Lá tem as melhores taxas, principalmente comparado com a Hotmart e Eduzz