O que é dropshipping?
Drop shipping é um modelo de negócio onde uma empresa consegue operar, sem precisar manter um estoque e geralmente é usado em e-commerces e empreendedores individuais de marketplaces.
O processo consiste em adicionar esses produtos em uma plataforma de vendas, seja em seu próprio site ou marketplaces, receber as ordens de vendas dos clientes, encaminhar ao fornecedor, seu parceiro definido previamente para esse processo de drop shipping e seu parceiro envia o produto ao cliente, basicamente nessa ordem:
- O cliente faz o pedido na sua loja virtual;
- Você recebe a ordem de venda desse cliente e encaminha para o seu parceiro (fornecedor) de drop shipping;
- O seu fornecedor prepara o produto para o cliente;
- Seu fornecedor envia o produto para o cliente.
Quais são as vantagens do drop shipping?
Investimento menor: Você não precisa se preocupar com gastos enormes para criar um estoque que atenda a demanda inicial de vendas. Através do drop shipping você não precisa comprar nenhum produto, apenas encontrar um bom fornecedor para que quando você receba as ordens de vendas, tenha quem enviar os produtos ao cliente. Sem precisar investir em estoque de produtos, você pode começar um negócio drop shipping bem-sucedido com pouco dinheiro.
Poucas despesas fixas: já que você não tem que lidar com a compra e a gestão do catálogo e do estoque, os custos fixos são bastante baixos. Na verdade, pelo mundo afora muitas empresas drop shipping bem-sucedidas trabalham a partir de um escritório em casa com um computador desembolsando menos de R$ 500,00 por mês. À medida que crescem, esses custos são suscetíveis a aumentar, mas continuam a ser baixos em comparação com os de um negócio tradicional.
Flexibilidade: Você não precisa estar ancorado em nenhum local, seja em domicílios ou lojas físicas. Você só precisa de um local conectado à internet para se comunicar com seus clientes e fornecedores, além é claro de fazer a gestão do seu negócio. As etapas de armazenagem, separação, embalagem, expedição e rastreio passam a ser do fornecedor, o que faz você ter reduções nos custos.
Ampla variedade de produtos: Por não precisar ter estoque, ou comprar produtos antecipadamente, você consegue oferecer uma grande variedade de produtos, dos mais variados segmentos. Se você encontrar um fornecedor, ou um para cada segmento, que tenha todos esses produtos, você consegue colocá-los à venda em seu site. Então você se adapta seu catálogo de acordo com a demanda e necessidade dos seus clientes.
Todos esses benefícios fazem do drop shipping um modelo muito atraente para os empreendedores, mas, infelizmente, nem tudo que reluz é ouro. Toda essa conveniência e flexibilidade tem um preço, como mostra o próximo tópico.
Quais as devantagens do drop shipping?
Estoque: Falamos que não ter um estoque é uma grande vantagem, pois faz você economizar com produtos, mas ao mesmo tempo também é uma desvantagem. Se você estocar todos os seus itens, é relativamente simples controlar quais itens estão dentro e fora de estoque. Mas quando você conta com estoques de terceiros, que também estão cumprindo pedidos de outras empresas, as mudanças de estoque ocorrem diariamente. Tornando muito difícil administrar a quantidade de itens disponíveis.
Lucro baixo: Ao mesmo tempo que você economiza por não precisar de um estoque, isso também afeta no valor que você vai receber, já que normalmente com drop shipping seu lucro será em torno de 20%. Isso por que, há uma grande concorrência de empresas que também fazem drop shipping e de empresas sólidas no mercado, como Mercado Livre e Ali Express, que torna inviável aumentar os preços para obter o máximo de lucro possível.
Alta concorrência: Como citamos no tópico anterior, existem muitas pessoas que trabalham com esse modelo de negócio, então se destacar sem ter exclusividade de itens se torna difícil. Além de empresas que também adotam esse modelo de negócio, existem os grandes comércios online, como Americanas, Amazon, Magazine Luiza, que possuem os mais variados produtos.
Conclusão
Usar o drop shipping é o caminho para o sucesso instantâneo no e-commerce? Claro que não. Como qualquer loja online bem-sucedida, você deve investir tempo em um site que ofereça uma boa experiência, assim como em estratégias de marketing e atendimento ao cliente.
Mas, sim, usar o drop shipping é uma maneira fácil de vender, desde que você tenha um modelo de marketing bem estruturado, com boas estratégias, que trabalhem seu lead desde o topo do funil, até se concretizar em uma venda. Com campanhas de branding e reconhecimento de marca, para ganhar autoridade no mercado, um site com métricas bem-feitas, para estar no topo das pesquisas.
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