Identidade Visual: o que é e qual a sua importância?
Já parou para pensar que você tem um conjunto de características que te tornam único e diferente dos outros?
Desde o seu nome até os seus aspectos físicos, esses fatores fazem com que os outros te reconheçam.
Ter uma identidade definida é importante não só para os seres humanos, mas também para marcas e empresas.
Mas, afinal o que é identidade visual?
A identidade visual é um conjunto de elementos gráficos e visuais, como por exemplo, cores, logotipo, tipografia, grafismo e slogan.
Esses elementos costumam refletir um nome, ideia, produto, empresa ou serviço. Além disso, eles são responsáveis por identificar e dar personalidade.
Outros fatores também estão inclusos na identidade visual , como a missão, visão e valores da marca.
A junção disso faz com que a marca seja reconhecida e, consequentemente, fique um passo à frente nos momentos de compra e tomadas de decisão.
Qual a importância da identidade visual para a marca?
A identidade visual é uma das coisas mais importantes, pois ela é a primeira coisa que os clientes verão ao entrar em contato com o seu negócio.
O principal fator influente é que, com ela, é possível definir de forma visual, prática e “à primeira vista” quem é a empresa.
Sem uma identidade visual, o cliente pode avaliar como uma empresa de pouca credibilidade, ou seja, gera desconfiança.
A letra M amarela em um fundo vermelho te lembra alguma coisa?
Se você pensou no McDonalds sem muita dificuldade, acabou de provar que o investimento em uma boa identidade visual é uma ótima estratégia para o reconhecimento da marca.
Empresas que são referências no mercado são representadas por imagens e cores que despertam a lembrança cognitiva dos consumidores, até mesmo de forma inconsciente.
Qual a diferença entre identidade visual e branding?
Como dito antes, a identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que ajudam a caracterizar a personalidade.
Já o branding, é o posicionamento estratégico e o gerenciamento da marca. É um conjunto de ações que ajudam a fidelizar e conquistar o cliente.
E como criar uma identidade visual?
Para desenvolver um projeto de qualidade, você precisa primeiramente realizar um estudo profundo, com ajuda de profissionais e especialistas na área.
Além do logotipo e da logomarca, a identidade inclui vários materiais, como cartões de visitas, placas, letreiros, websites, entre outros.
A identidade visual é a assinatura da sua marca e não pode ser feita de qualquer maneira!
A construção de uma identidade visual é um aspecto fundamental para a evolução de qualquer negócio.
É extremamente importante que todos conheçam e se identifiquem com o seu negócio. Assim, ficará mais natural para que as pessoas se lembrem da sua marca.
Devemos sempre lembrar que à medida que as características do seu público se transformam, a identidade visual também deve ser alterada.
Entre em contato com a gente! A Você Digital possui uma equipe qualificada e pronta para te ajudar em todas as etapas desse processo.
A VCD faz da sua necessidade a nossa missão!
Nós criamos uma conexão tanto nos negócios quanto na vida e nos orgulhamos disso.
Sabemos que o nosso trabalho duro faz a diferença no sucesso dos nossos parceiros, proporcionando um retorno do seu investimento.
Profissionalismo, transparência e gente de verdade: a Você Digital Propaganda é a agência que tem a cara da sua empresa!
Clique no botão abaixo e faça a sua consultoria gratuita!