6 Funcionalidades do Instagram para dar um up em sua estratégia
Desde o surgimento das redes sociais no Brasil, houve um crescimento da quantidade de usuários dentro delas, o que fez com que essas plataformas passassem a ser vistas pelas empresas como um meio comercial, sendo uma das principais o Instagram.
As marcas passaram a aderir essa estratégia, uma vez que é um ambiente muito amplo e que é capaz de unir todos os consumidores e possíveis compradores em um único local, além de que tem seu uso a qualquer momento e de qualquer lugar.
Pelo fato de terem acesso e interações constantes, há um maior engajamento por parte dos usuários através dessas redes sociais, o que, de certa forma, garante um aumento da credibilidade dos negócios, pois os consumidores conseguem expressar sua opinião.
Em geral, as empresas foram obrigadas a adotar tais plataformas como uma forma de criarem visibilidade, pois quem não está nesse ambiente, acaba perdendo diversas oportunidades de negócio e de se relacionar com os seus compradores.
Isso porque, por exemplo, um cliente que estiver em casa, optará pela facilidade de se comunicar com um negócio que presta serviços de comunicação visual em sua conta nas redes sociais.
Para realizar um trabalho de qualidade e ter uma presença digital, a marca precisa monitorar o que os usuários estão comentando sobre ela, seus produtos e as empresas concorrentes, além de criar um canal para comunicação com os clientes.
Como forma de garantir que as redes sociais beneficiem a empresa, a publicação de conteúdos de qualidade é relevante para os seus seguidores, fornecendo aos usuários uma forma de espalharem a mensagem e a imagem dela.
Ou seja, uma marca que vende computador novo precisa postar um conteúdo interessante sobre tecnologia, por exemplo, para conseguir atrair seu público-alvo e, consequentemente, aumentar o número de clientes e vendas.
Por dentro do Instagram
O Instagram é uma das mais populares redes sociais, voltada principalmente para a publicação de imagens e vídeos.
Ele pode ser um ótimo canal para as empresas que têm o objetivo de aproximar o relacionamento com o cliente e aumentar o alcance da marca. Tudo isso pode ser feito por meio da postagem de:
- Fotos dos bastidores do negócio;
- Rotina de produção;
- Conteúdos sobre a equipe;
- Divulgação dos produtos ou serviços oferecidos;
- Entre outros.
Os motivos para os usuários utilizarem cada vez mais o próprio Instagram se baseia em suas características: ser muito visual, conter publicações muito criativas e diversas de banners personalizados, possibilitando a interação dos seguidores.
É importante salientar que, em muitos momentos, não é aconselhável comprar seguidores, pois eles serão um número, mas não garantirão resultado de fato para seu perfil, uma vez que não adquirão produtos e nem interagirão com o que for postado.
O essencial deve ser construir uma base de seguidores de acordo com a publicação de conteúdos de qualidade e foco no atendimento de qualidade, permitindo que os usuários se interessem e gerem um engajamento orgânico com a marca.
Ao contrário da compra de seguidores, há diversas ferramentas de promoção de publicações que podem ser uma oportunidade interessante, uma vez que garantirão um aumento do alcance e, consequentemente, do número de clientes.
Assim, uma empresa de serviços gerais terceirizados deve focar na produção e publicação de conteúdos relevantes, para conseguir levá-los para usuários que se interessem pelo assunto, para gerar interesse na contratação dessa atividade.
Turbinando suas estratégias na rede social
Nesse contexto completo do Instagram, há um outro motivo pelo qual a rede social é tão utilizada por empresas e usuários, que é o fato dela possuir diversas funcionalidades que garantem qualidade e são essenciais para uma boa experiência.
Algumas dessas ferramentas ferramentas são mais recentes, por esse motivo, listamos a seguir as principais e como elas podem ajudar uma empresa a melhorar o seu desenvolvimento dentro da plataforma em geral:
1. Instagram Music
A ferramenta do Instagram Music é conhecida por muitos, mas também pode ser facilmente desconhecida para outros utilizadores da plataforma. Ele se refere a uma forma de adicionar uma trilha sonora aos Stories.
Além disso, ela permite que a letra seja mostrada enquanto a música flui durante a foto ou vídeo adicionado. A inserção da música se dá a partir de um amplo banco de dados disponibilizado pelo próprio Instagram.
Para utilizá-la, é necessário selecionar uma foto ou vídeo para os Stories, arrastar a tela para cima e tocar na opção “música”. O banco de dados será aberto e a música desejada pode ser selecionada, a partir da busca ou através da análise das mais usadas.
Quando isso já tiver sido feito, é possível selecionar se aparecerá a letra da música ou apenas a capa do álbum do artista ou do single.
Essa funcionalidade é muito interessante, pois possibilita um conteúdo mais interativo, diferente e personalizado. Por exemplo, uma escola infantil integral pode personalizar os seus Stories com músicas de criança, criando um diferencial atrativo.
2. Área de vendas
Uma nova opção dentro do aplicativo é a de realização de compras diretamente por ele, em uma área destinada apenas para essa opção. É preciso acessar a área “loja”, no topo da seção de “explorar” para encontrar todos os produtos disponíveis com imagens.
Ao encontrar um produto de desejo, é necessário selecionar “ver produtos” na própria imagem e depois “ver no site”, sendo direcionado para a página de compra e realizando a transação.
Também é possível ver os produtos de lojas que o usuário já segue, como uma forma de facilitar as buscas, sendo algo muito fácil também, sendo necessário apenas selecionar “marcas que você segue” à direita de “loja”.
Se ainda não tiverem opções, o Instagram irá fornecer sugestões. É uma opção muito útil, porque facilita a experiência do cliente e certifica de maneira mais prática que ele verá o produto oferecido, além de conseguir direcionar o tráfego para a página online da empresa.
3. Ferramenta Reels
A ferramenta do Reels é muito famosa e essencial para as empresas, visto que permite que o usuário poste vídeos curtos de até 30 segundos de duração, assim como navegue por todos os vídeos que foram postados de acordo com seu interesse.
É uma escolha muito favorável para as marcas usarem, afinal, é uma forma de produzir conteúdos rápidos, prendendo a atenção do usuário sobre assuntos que podem ajudá-los de alguma forma, o que é vital para instigar o interesse do usuário.
Logo, uma empresa de serviços odontológicos consegue criar vídeos sobre dicas de como prevenir as cáries, ensinando algo ao mesmo tempo em que propaga o seu trabalho, conseguindo atrair mais pessoas e aumentar os seus resultados.
4. Modo de criação
O modo de criação possibilita que o usuário poste diferentes tipos de texto, mudando a cor do fundo, sem ter que usar imagens ou vídeos, Gifs, enquetes, caixas de perguntas e diálogos e contagens regressivas.
É uma ótima opção para quem deseja gerar interação com os seguidores sem ser obrigado a postar alguma foto do ambiente ou mesmo selfies, além do fato de garantir um diferencial no meio dos Stories de tantas outras pessoas e rostos.
5. Criação de efeitos e filtros
Essa funcionalidade pode ser um pouco mais complicada, mas também é muito vantajosa para atrair mais pessoas e interagir com os seguidores, que é através da criação de filtros e efeitos para os Stories.
Ela permite que os usuários criem seus próprios filtros e os disponibilizem para todos os outros usuários da rede testarem, utilizarem e salvarem.
Assim, uma empresa que vende bloco de notas colorido pode criar um filtro de vários caderninhos se movendo pela tela, permitindo que os outros usem e publiquem nos Stories, fazendo com que haja um maior alcance da marca e a interação deles com o conteúdo.
6. Lives (transmissão ao vivo)
Um modo eficaz de interagir com os seguidores em tempo real é através das transmissões ao vivo, garantindo que seja criado um relacionamento mais próximo entre o cliente e a empresa, com troca de mensagens instantâneas e conteúdo diferente do comum.
Para utilizá-lo, é necessário entrar na área dos Stories e arrastar a tela para o lado direito para encontrar a opção, exigindo apenas a seleção do botão de gravação e a live inicia.
A partir disso, os seguidores receberão uma notificação da atividade e poderão entrar e interagir.
Sobre o Instagram: concluindo…
As redes sociais se tornaram importantes canais de promoção e auxílio para os negócios, sejam elas de aluguel de sala privativa ou de venda de roupas.
Mas, além de tudo, o Instagram se tornou o ponto essencial para as empresas conseguirem se desenvolver e crescer em um ambiente tão competitivo quanto à internet.
Por esse motivo, é essencial conhecer a plataforma por completo e todas as funcionalidades que ela tem a oferecer, garantindo eficiência nas estratégias e obtenção de melhores resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.