6 dicas para pequenos negócios se destacarem nas redes sociais
Com a expansão da internet, cada vez mais usuários adotam esse meio como comunicação. Contudo, devido a sua grande possibilidade de contato com outras pessoas, tanto grandes como pequenos negócios viram a web como uma forma de vender.
O mundo digital se tornou uma oportunidade de aumentar o crescimento e a presença digital, além de garantir uma aproximação do relacionamento entre a marca e os seus consumidores.
Devido à pandemia que teve início em 2020, as empresas não tiveram outra opção, como forma de sobrevivência, a não ser o uso da internet para se manterem ativas, uma vez que elas precisaram fechar os estabelecimentos e as pessoas não podiam sair de casa.
Entretanto, os pequenos negócios merecem receber destaque nesse quesito, uma vez que foi uma forma de aumentar a oportunidade de alguns comércios se inserirem no mercado, além de garantir que as empresas menores conseguissem continuar atuando.
Isso aconteceu pelo fato da web ser um ambiente muito amplo, garantindo que os clientes tenham acesso fácil a diferentes marcas e conheçam os seus trabalhos a partir da análise do seu perfil online, especialmente por meio das redes sociais.
Assim, um usuário consegue acessar um mecanismo de busca ao pesquisar por “cosméticos orgânicos”, conseguindo encontrar diversas marcas e opções de compra, assim como as suas avaliações e características principais.
Essa ideia pode parecer um pouco simples, mas é essencial para quem está iniciando no ramo ou ainda não tem um público amplo e fiel, porque demanda a criação de um conteúdo relevante e criativo, ao mesmo tempo que exige um baixo investimento inicial.
Estratégias para os pequenos negócios
Existem alguns passos que podem ajudar os pequenos negócios a alcançar um patamar mais alto de sucesso, permitindo o seu crescimento através das redes sociais. Algumas delas são:
- Realizar um planejamento;
- Fazer uma análise geral;
- Criar conteúdo de valor;
- Focar nos usuários;
- Postar com frequência;
- Fazer um acompanhamento.
Portanto, para garantir a completa compreensão de como aplicar cada uma dessas dicas na rotina de um pequeno negócio, elas serão explicadas separadamente.
1 – O planejamento
Antes da implementação de qualquer estratégia por parte de uma empresa, principalmente pequenos negócios que ainda não conhecem completamente o funcionamento, é imprescindível realizar um planejamento de tudo que será feito.
É importante colocar a frequência de postagem nas redes, ideias de novos conteúdos, quem será o responsável por qual função, mas, acima de tudo, defina objetivos, visto que eles direcionarão todas as ações a partir daquele momento.
Contudo, para que eles funcionem de fato, é fundamental que elas sejam objetivas e específicas, permitindo que a empresa consiga identificar quando elas foram atingidas e se localizar durante o caminho, sabendo o que ainda precisa ser feito.
Ademais, os objetivos devem ser alcançáveis, caso contrário, os colaboradores ficarão desanimados e nunca se chegará de fato aonde deseja, pois não importará quanto esforço seja colocado no projeto, ele não será suficiente.
Por exemplo, uma empresa que vende marmita fit para semana e deseja ficar mais conhecida, deve colocar como objetivo: “ganhar 100 seguidores com a postagem sobre cuidados com o transporte da marmita”, tendo uma visão real do que precisa ser feito.
2 – A respeito da análise
Para criar estratégias que sejam realmente eficientes, a empresa é obrigada a conhecer o ambiente na qual está inserida e quais são as características que exigem foco em cada campanha a ser realizada.
Para começar, ela precisa definir a persona do seu negócio, isto é, o cliente ideal criado a partir das características comuns dos seus compradores, como hábitos de consumo, interesses, necessidades, idade, gênero, entre outros.
Isso porque, dessa forma, ela começa a entregar os seus produtos como uma solução para os seus problemas e criar campanhas que consigam afetar os seus gostos e aumentar de fato os seus resultados.
Ademais, o negócio precisa conhecer a localização de seu público, qual rede social eles mais usam, que tipo de conteúdo mais acessam nela. Outro ponto é que cada uma delas pode ajudar uma empresa em diferentes objetivos, como engajamento ou seguidores.
Sem contar que cada tipo de rede social tem uma funcionalidade e um maior tipo de adeptos, como as destinadas à divulgação de fotos, de conteúdo profissional, de apenas texto, entre outros, adaptando-se aos desejos de cada negócio.
Assim, um nutricionista esportivo que sabe que seus clientes são atletas ou interessados em esportes, concentrados em determinada rede social, consegue voltar suas estratégias de campanha nesse contexto.
Com isso, ele conseguirá levar o conteúdo especificamente para o seu público com maior potencial e chances de compra, melhorando o desempenho de todas as campanhas, uma vez que quanto mais pessoas interessadas, maiores as vendas.
3 – Sobre o conteúdo
O que é mais importante ao utilizar as redes sociais é garantir que o conteúdo postado seja de qualidade e não em quantidade, afinal, os usuários precisam parar de navegar por ela, ler o assunto e se interessar a ponto de desejar conhecer mais a fundo.
Desse modo, é essencial voltar ao conceito de persona, conhecendo os seus gostos e interesses para criar um conteúdo que os agrade, pois ele será o tipo que garantirá a melhora dos resultados, sendo algo focado. O foco deve ser no desejo dos clientes.
Isto é, uma loja de bolo caseiro artesanal conseguiria chamar mais a atenção do seu público ao produzir um conteúdo que os ensinasse algo como “receita para cobertura de bolo”, conseguindo ajudar mais usuários.
Como consequência, o conteúdo se torna importante e é capaz de atrair mais pessoas para a loja, o que resulta em um aumento da expansão da marca, do seu destaque no mercado e na rede social em si.
4 – Preste atenção nos clientes
Como visto, a empresa deve ter atenção em seus consumidores e nos seus desejos, porém, existe um conceito relacionado ao cliente que deve englobar mais do que apenas focar nele, que é criar um relacionamento, humanizando a marca.
É essencial que as publicações tenham interação dos usuários, respondendo-os, curtindo seus comentários, trocando opiniões, porque isso gera mais engajamento e mostra para as outras pessoas que a empresa valoriza os clientes e sua participação.
Por exemplo, um usuário que comenta nas publicações de uma empresa de serviços gráficos e recebe informações em troca, pode sentir-se valorizado, o que aumenta a vontade de continuar a interação, criando um relacionamento com ela, fator essencial.
5 – Tenha constância
Mais um ponto que exige a atenção dos pequenos negócios é ter constância em suas publicações, ou seja, postar com frequência, mantendo a página atualizada, uma vez que é a forma de mostrar para o cliente que o ambiente é um fator importante para ela.
Além disso, se um usuário entrar em uma página e encontrar um espaço vazio ou abandonado, ele quase certamente irá desistir de gastar seus investimentos com ela, visto que dá a entender que ela não se dedica.
Nesse sentido, um usuário que acessar o perfil de uma loja de bloco de anotações atacado e ver que ela posta toda semana, mostra que ela entende completamente do assunto, pois tem conteúdos diversos que engajam e promovem conhecimento.
6 – Monitoramento de resultados
Uma última dica essencial é realizar o acompanhamento frequente das estratégias e campanhas realizadas, pois ela será a responsável por dizer o que está dando certo e o que precisa ser adaptado para funcionar.
Na prática: uma empresa posta um folder de apresentação e percebe que escolheu a plataforma errada, pois seus clientes não estão concentrados naquela. Com isso, ela pode mudar o canal, garantindo que os próximos projetos atingirão seus resultados.
Principais benefícios de uma estratégia de qualidade para os pequenos negócios
Implementar as dicas do tópico anterior à rotina de um pequeno negócio pode ser uma estratégia muito eficiente e que desencadeia diversos benefícios, como crescimento no tráfego e engajamento nos perfis da empresa, bem como:
- Cria uma identidade para o negócio;
- Mostra relevância e conhecimento sobre o que é postado;
- Atrai mais consumidores em potencial;
- Aumenta o número de vendas;
- Fideliza os clientes;
- Crescente aplicação de investimentos dos clientes na empresa.
Portanto, investir em estratégias eficazes nas redes sociais pode ser um passo essencial para os pequenos negócios conseguirem se destacar no mercado, sejam eles de qualquer nicho, desde uma loja de roupas até uma distribuidora de açaí local.
As redes sociais surgiram como uma forma muito eficaz de ajudar os pequenos negócios a se desenvolverem com sucesso, mesmo em um mercado com alta competitividade e diversas empresas.
Contudo, é importante destacar que existem algumas técnicas que podem ser seguidas, sendo capazes de melhorar o desempenho das empresas em ascensão e ajudá-las a se posicionar nas redes, conquistando o público desejado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.