Você veste a camisa da empresa ou é comprometido com ela?
Quem nunca ouviu algum colega de trabalho dizer “eu visto a camisa da empresa!”? Com certeza você já ouviu isso!
Vestir a camisa da empresa e ser comprometido com ela são termos que parecem ser a mesma coisa, certo? Mas será que são mesmo?
Qual a diferença?
Você “vestir a camisa” significa que está cumprindo seus horários, até mesmo extrapolando esses horários e fazendo horas extras, entregando suas obrigações, cumprindo seu papel e sua função. Mas isso não significa, necessariamente, que você está comprometido com a empresa.
Estar comprometido é zelar pelo bem comum, ou seja, não espalhar para todos o quanto você trabalha mas sim o quanto você gosta de trabalhar nessa empresa.
Quando uma empresa tem colaboradores comprometidos, transparece o seu valor, de forma implícita, para seus clientes e fornecedores.
“Vestir a camisa” é ser um workaholic, enquanto “ser comprometido” é ser um worklover.
Workaholic X Worklover
Um workaholic é o profissional que é viciado em trabalho e em trabalhar, que é apaixonado por resultados mas que não sabe aproveitar cada etapa do trabalho por estar sempre focado no resultado final.
Esse profissional segue trabalhando ou pensando no trabalhando mesmo quando encerra o expediente. Geralmente, o trabalho não é algo prazeroso para eles, mas algo que precisa ser feito para cumprir prazos e alcançar metas.
O termo worklover surgiu recentemente e define pessoas que trabalham com afinco e de maneira entusiasmada mas sabem equilibrar o ofício e a vida pessoal e compreendem a importância do descanso.
Esses profissionais trabalham porque realmente se sentem realizados com a profissão e, para eles, o trabalho é realmente prazeroso. Mas também sabem que é importante descansar física e mentalmente.
É empresário e está precisando de um trabalho de marketing digital ou interno para melhor aproveitar seus colaboradores? A Você Digital pode te ajudar!