Você sabe por que seu site não aparece no Google? Descubra o que é SEO!
Entenda como o SEO pode alavancar a reputação do seu site, subindo nos rankings de pesquisa do Google!
- O que é SEO
SEO é uma sigla em inglês que significa Search Engine Optimization ou em português: Otimização para Mecanismos de Busca.
É com o SEO que você conseguirá uma posição orgânica na primeira página. E para ficar melhor ainda, procure estar tanto pela pesquisa orgânica quanto pela paga, afinal: quem não é visto não é lembrado.
Nada mais é que um conjunto de técnicas para sites, blogs, landing pages e páginas da web em geral, onde essas técnicas visam alavancar o ranqueamento orgânico do seu site (as pesquisas que não são pagas) aumentando o fluxo e gerando autoridade para seu site.
O sonho de todas as empresas que investem em marketing digital, é garantir as primeiras posições nas pesquisas orgânicas do Google com seu site, afinal, essas boas posições geram cliques gratuitos e maior número de visitas.
Mas para isso, só construir um site visualmente bonito não é o suficiente. Precisa usar o SEO de acordo com as especificações do Google.
- Como o Google funciona?
Os resultados das pesquisas do Google são divididos em dois grupos: resultados orgânicos (gratuitos) e os links patrocinados (pagos, anúncios).
Os resultados pagos funcionam como um leilão, os anunciantes pagam por cada clique no anúncio, quanto mais alto o valor investido, melhor sua posição no ranking de pesquisas do Google.
E abaixo dos resultados pagos (anúncios), ficam os resultados orgânicos.
- Como o Google lê o seu site?
Ao contrário do que muita gente acredita, o Google enxerga o site de maneira diferente a que nós enxergamos, o robô do Google não vê as imagens e visual do site, ele vê apenas códigos e textos.
- Como alcançar boas posições nas pesquisas orgânicas através do SEO?
Para obter boas classificações, seu site precisa estar de acordo com diversos fatores, sendo eles On page (dentro do seu site) ou Off page (Externos ao site).
On page:
Um dos principais fatores é a qualidade de conteúdo, com a otimização do Google Panda, algoritmo do Google que identifica conteúdos de baixa qualidade para melhorar os resultados para o público. Quanto melhor seu conteúdo, maiores são as chances de conseguir uma boa classificação nas pesquisas.
Outro fator importante é a TAG Title!
O uso de palavras-chave também é essencial para o bom posicionamento do seu site. Depois da atualização do Hummingbird (algoritmo de pesquisa do Google) que significa beija-flor, nome derivado da velocidade e precisão do beija-flor, foram feitas algumas mudanças:
- Análise semântica;
- A qualidade do conteúdo se tornou essencial;
- O foco passou para a intenção do leitor.
Off page:
Um dos principais fatores off page (externos ao site) é o Link Building, é ele que vai garantir que seu site tenha autoridade, fortalecendo sua marca e seu domínio, se tornando referência para o Google.
- E o que é Link Building?
Link Building funciona como indicações, são links de outros sites que indicam para o seu site, quanto mais backlinks (links que apontam para seu site), maior a sua relevância e quanto maior a relevância do link que apontou para seu site, mais autoridade você receberá por parte do mecanismo de busca e pesquisa (navegador).
- Social
Outra parte essencial é o engajamento e menções que seu site ou sua marca nas redes sociais, sua presença nessas redes também influenciarão os rankings do seu site!
Como você pode perceber, se você quer aparecer no topo dos resultados do Google de forma orgânica, um SEO bem feito é a solução!
Agora que você já sabe de tudo sobre SEO, conheça o a ferramenta Google Keyword Planner, que vai te ajudar muito com a escolha de palavra-chave e conseguir melhor posicionamento nas buscas.
Fique ligado nos próximos artigos para ficar sempre por dentro de tudo no Marketing Digital!
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