Social Media: organização e criatividade é o segredo
Por trás de toda publicação nas redes sociais existe um profissional que pensou na ideia, planejou o conteúdo, a arte, o texto da legenda e o horário ideal para que o post apareça no seu feed e você possa interagir com ele. Esse profissional é conhecido como o social media –responsável por cuidar da imagem da empresa, marca ou negócio nas mídias sociais e também conversar com o público que consome os conteúdos.
Quem não tem o costume de checar as redes sociais pelo menos dez vezes ao dia? Seja no horário de almoço, na fila do banco, no ônibus e até antes de dormir. E são nesses momentos que nos deparamos com uma enxurrada de conteúdo. Geralmente, os posts mais criativos e completos são os que mais nos chamam atenção e é muito provável que ele tenha sido produzido por uma equipe qualificada.
Para produzir o conteúdo nas redes sociais, o social media passa pelas seguintes etapas: organiza e cria um cronograma de postagens, produz o conteúdo, distribui nas redes, realiza o monitoramento diário e também prepara relatórios de desemprenho. Entre as vantagens de ter o profissional cuidando das suas redes, estão as questões de planejamento de conteúdo; linguagem adaptada para o seu segmento; postagens criativas e feed organizado.
Social Media Day
Nesta semana, no dia 30 de junho, foi comemorado o Social Media Day, em homenagem ao impacto e a revolução que as mídias sociais causaram na nossa vida. São elas as responsáveis por nos mantermos informados e em contato com nossos amigos e familiares. A data foi criada em 2010, através de uma iniciativa do site Mashable, para que as pessoas refletissem sobre o poder das mídias na nossa vida. Cinco anos depois, a Organização das Nações Unidas (ONU) festejou oficialmente pela primeira vez o Dia da Mídia Social.
Para entrar neste ritmo, conversamos com a social media da Você Digital Propaganda, Isabella Machado, para entendermos os desafios e segredos da profissão.
Nossa Social Media
Isabella Machado tem 27 anos e está na Você Digital Propaganda desde setembro de 2019. Começou a carreira nas mídias digitais por volta de 2016 e é apaixonada pelas novidades no mundo digital. Autêntica, organizada e criativa, ela é a responsável por planejar os calendários das mídias sociais de todos os nossos clientes. Atualmente, são mais de 50 contas administradas pela Isa e mais de 100 publicações produzidas semanalmente.
O desafio e o segredo de um bom social media
“Acho que o maior desafio é que você tem vários clientes e tem que achar uma comunicação e linguagem para cada um deles”, disse Isabella. O segredo para lidar com isso, segundo ela, é aumentar a criatividade, sempre em busca de novas e boas referências, além de manter o planejamento em dia. “O planejamento e a organização devem estar inseridos na rotina porque grande parte dos nossos clientes gostam de acompanhar o conteúdo antes de ser postado. Então nós fazemos um calendário e assim que aprovado, começamos a produção das artes com a área de criação.”
Reconhecimento
Depois de todos os conteúdos produzidos e postados, chega a melhor hora, a do reconhecimento e resultados. A Isa nos conta que quando o conteúdo do cliente viraliza de modo orgânico, isso é muito positivo.
“A melhor parte é quando o cliente reconhece o nosso caminho evolutivo, e é notável que o nosso trabalho está sendo valorizado”, destacou. Mais de meio milhão de contas já foram alcançadas por conta de apenas um reels de um dos nossos clientes no segmento de arquitetura, o que gerou maior engajamento e vínculo com a marca.
O lado pessoal da Isa
Se tratando do lado pessoal, ela diz que separa bem questões pessoais e profissionais. “Sou reservada, mas com meus amigos sou mais aberta. Acabo tendo uma postura mais séria no trabalho e isso é ótimo.” Costuma assistir ação e comédia e, no quesito musical, ouve desde Fagner à Zé Ramalho, passando por Alceu Valença e até Slipknot. Nas horas vagas gosta de estar com os amigos.
Emponderada, ela se posiciona em todos os momentos. “Aprendi a me posicionar sendo mulher no mundo corporativo. Então a gente precisa sim se posicionar, lutar pelos nossos direitos e aprender a falar não quando é necessário, não podemos ter medo. Acredito que você tem que batalhar pelo seu e conquistar o seu espaço” finalizou.
Dica VCD
Um bom social media deve estar antenado e ser capaz de organizar e se planejar. Por isso, a dica VCD para o social media é de sempre buscar muitas referências e fazer curadorias em sites, blogs e nos trends. O propósito da profissão é sempre alcançar e impactar o público, de uma maneira que não seja cansativa e que o conteúdo seja relevante. As redes sociais não são vitrines para anunciar apenas produtos, é necessário gerar conteúdo – e nisso, o social media é especialista.
Parabéns Digital propaganda!
Parabéns Isabela!