Acessibilidade digital: inclusão no mundo virtual

Atualmente, 15% da população mundial tem algum tipo de deficiência, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). E todos os dias elas têm dificuldade em usar a internet por falta de acessibilidade nos sites.

Mesmo as empresas dando mais importância para a inclusão no ambiente de trabalho, no meio digital vêm deixando a desejar.

Muitos negócios perdem clientes por isso. Uma pesquisa da empresa inglesa Click-Away Pound aponta que 69% dos entrevistados já abandonaram sites por falta de acessibilidade. Ela também mostra que 86% gastariam mais se as lojas on-line fossem acessíveis.

A solução para esse problema é adaptar o site para essas pessoas, usando legendas, áudio descrição, aumentando a facilidade de navegação, além de outras dicas que listamos neste artigo.

O que é acessibilidade digital?

É a quebra de barreiras na internet para pessoas com deficiência. É a adaptação de sites para torná-los acessíveis para todos. 

Não são apenas sites que precisam da acessibilidade, aplicativos, produtos e outras ferramentas on-line também entram no grupo.

A ideia do termo é que todos tenham acesso à informação da mesma forma, independente se tiver alguma limitação.

Os obstáculos mais frequentes são:

  • Dificuldades ligadas a limitações de áudio e visão;
  • Problemas de mobilidade relacionados ao uso do mouse;
  • Acesso limitado a pequenos monitores;
  • Internet lenta.

Por esses motivos, é necessário desenvolver páginas na web com navegação mais acessível para incluir indivíduos que sofrem com os obstáculos diários.

Além da inclusão em si, os lucros de sua empresa sobem ao dar atenção para os problemas de uma comunidade esquecida.

A Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) é referência em acessibilidade em sites. Criaram um documento que estabelece quatro pontos para serem seguidos:

  • Perceptível: elementos e informações devem ser percebidos pelos sentidos, nada pode ser indetectável ou invisível;
  • Operável: elementos interativos (botões, controles, etc) devem ser operados fisicamente (clicando, deslizando, rolando). Comandos de voz ou outros dispositivos assistivos devem estar disponíveis;
  • Compreensível: as informações devem ser apresentadas de forma clara e consistente para que o usuário final compreenda plenamente o conteúdo;
  • Robusto: o conteúdo deve ser compatível com várias tecnologias, incluindo dispositivos assistidos.

Como iniciar a acessibilidade da empresa na internet?

Há iniciativas simples para implementar no seu site e estabelecer como padrão:

  • Inclua legenda em todos os vídeos;
  • Use alt text em todas as imagens;
  • Tenha opções de texto e/ou áudio para todo o conteúdo não-textual;
  • Use conteúdos que possam ser apresentados de diferentes formas sem perder o contexto;
  • Faça com que todas as funcionalidades sejam acessíveis por teclado;
  • Não inclua elementos ou formas que possam causar algum tipo de confusão;
  • Ofereça maneiras de ajudar os usuários a navegar;
  • Faça uma revisão do seu site por meio de leitores de tela para verificar a adequação para pessoas com deficiência visual.

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