Maturidade digital é o segredo para lucrar mais e gastar menos
Olhar com carinho para os dados da sua empresa pode aumentar seus lucros em até 20%. É o que indica um estudo feito pelo Google e pelo Boston Consulting Group (BCG), uma empresa global de consultoria de gestão e líder em estratégia de negócios. A ideia da pesquisa foi entender o nível de maturidade em marketing data-driven, termo que se baseia na coleta de dados para tomada de decisões de cada negócio.
Intitulado “Uma Perspectiva Brasileira: A Jornada do Marketing Orientado por Dados”, o estudo foi feito em parceria com empresas brasileiras líderes nos seus ramos de atividade e visou entender como elas interligam os dados, buscam automação de processos e como fazem a tecnologia atuar para melhorar os resultados.
Muitas empresas do Brasil e do mundo já adotaram o discurso digital e estudam para desbravar a jornada do cliente, promover interações nas plataformas, criar conteúdo e personalização. A pesquisa indicou que entender com detalhes e ter maturidade digital pode trazer resultados certeiros, aumentar os lucros e reduzir as despesas.
O Brasil está preparado para essa maturidade?
Comparando com outros países no mundo, o Brasil ainda investe pouco em marketing. E quando se trata da receptividade das pessoas aos anúncios digitais, o resultado é bem positivo, aponta pesquisa feita com três mil brasileiros.
Por que não se investe mais em marketing?
A realidade é que a maioria das empresas não estão preparadas para diferentes tipos de ações digitais no negócio. Falar em marketing no Brasil ainda é muito complicado. Existem empresários que não enxergam a necessidade desse tipo de investimento e geralmente, quando precisa cortar verbas, o setor de marketing é o primeiro a ser afetado.
Tipos de estágio
Segundo um modelo desenvolvido pelo Google e o BCG, há quatro estágios diferentes de maturidade que as empresas podem atuar quanto ao uso de dados em marketing: nascentes, emergentes, conectadas e multimomento.
Nascentes – É o nível mais básico em que as empresas realizam as campanhas com uso de dados dos clientes, gerados e mantidos por terceiros. Também possui baixa ligação aos resultados.
Emergentes – O segundo estágio é aquele em que as empresas fazem campanhas baseadas em dados dos consumidores, gerados e mantidos pela própria empresa.
Conectadas – No terceiro estágio, as empresas utilizam dados integrados e ativados ao longo de diversos canais, com conexão ROI, dados que mensuram o retorno financeiro das empresas sobre os investimentos, e os resultados de vendas.
Multimomento – É o nível mais elevado, em que as empresas personalizam os dados baseados em cada cliente, em todos os canais.
Esses quatro estágios foram estruturados a partir de uma série de workshops e entrevistas com cerca de 40 especialistas. A análise pode concluir que as empresas que atingem o nível Multimomento podem aumentar cerca de 20% nos lucros e redução de até 30 % nos gastos.
Brasil ainda pode evoluir
No Brasil, 61% das empresas são Nascentes ou Emergentes, segundo um estudo feito em 2018, com pesquisas qualitativas e quantitativas, inserida nos setores: Automotivo, Alimentos & Bebidas, Cuidados Pessoais, Educação, Empresas Digitais, Serviços Financeiros, Telecom & Mídia, Varejo, Viagens & Turismo e Vestuário.
Desse total, 55% foram classificadas como Emergentes, 37% em Conectadas, 6% em Nascentes e 2% em Multimomento. Esses resultados indicam que é possível sim caminhar para um estágio superior, quando se trata das estratégias de marketing.
O que causa a falta de maturidade digital?
O Google com o BCG indicam ainda alguns tópicos necessários que merecem ser ajustados para atingir a tão sonhada maturidade digital. Entre eles, estão a falta de targeting baseado em dados, a não personalização dos processos de mídia, o uso de métodos tradicionais e menos sofisticados para mensuração e a falta de colaboração e organização entre os diferentes setores da empresa, com o de marketing.
Saiba como aumentar a maturidade digital
Pode parecer burocrático atingir a maturidade digital no marketing, mas há caminhos que podem facilitar esse processo. Veja a seguir:
Conexão de dados – Não se pode ter um negócio sem conhecer o tipo de cliente da sua empresa. Existem plataformas de gestão e estruturas data lake, sistemas de armazenamento de dados brutps, que são o primeiro passo para iniciar a conexão de dados online e offline.
Viabilizar a automação com tecnologia – Para dar um passo ainda maior, fazer uso de ferramentas que realizam a automação de dados deve ser uma opção. Existe a web analytics capabilities, tecnologia de publicidade integrada e automação para personalização de mensagens, que são soluções usadas pelas empresas.
Mensurar métricas – Este quesito está relacionado diretamente com a jornada de compra do cliente. É necessário analisar os caminhos dos clientes e mensurar os dados.
Nova cultura – Conhecida como “testar e aprender, falhar rápido”, é essencial que as empresas saibam lidar com falhas durante a execução de projetos, por isso, lembre-se sempre de: aprender, falhar, otimizar e seguir em frente.
Maturidade digital é na VCD
Análise de dados e métricas, tecnologia e estratégias fazem parte do trabalho da equipe da Você Digital Propaganda. A nossa equipe é especialista em garantir lucros e resultados sem desperdício de verbas.