Funil de vendas e a jornada do cliente!
Funil de vendas
Já falamos em nossos artigos sobre público-alvo e sobre persona e como eles interferem nas estratégias de marketing da sua empresa e hoje vamos falar de outro modelo estratégico superimportante na criação das estratégias de atuação da sua marca, vamos falar do FUNIL DE VENDAS (Ou Pipeline em inglês).
O que é o funil de vendas?
É um modelo estratégico que tenta definir a jornada do seu cliente, desde o primeiro contato com a sua marca até a concretização da venda.
E como funciona esse funil de vendas?
A compra não é um processo homogêneo, mas ocorre por etapas. Isso porque, durante a sua jornada, o cliente passa por vários momentos que revelam quão próximo ele realmente está de comprar.
Temos o momento em que ele ouve falar da sua solução pela primeira vez, a pesquisa que ele faz sobre o item em questão, a compra propriamente dita, a recomendação que ele dá depois de usar o produto.
Um cliente que acabou de descobrir seu produto, por exemplo, está menos pronto para comprar do que um que já leu até as avaliações do seu site.
Então, para determinar qual é o nível de maturidade do cliente em relação à decisão de compra, dividimos esses momentos em partes e assim definimos as etapas do funil de vendas.
Quais são as etapas do funil?
Topo de funil:
Essa é a parte mais larga do funil. Aqui o Lead ainda não sabe do seu problema e o objetivo do vendedor é mostrar para o seu cliente que ele tem um problema.
Muito comum trabalharmos no topo de funil com o blog, dando dicas ou sugestões, e nas mesmas dicas ou sugestões, iremos mostrar para o cliente que ele tem um problema a ser resolvido.
Meio de funil:
No meio de funil o lead já tem ciência que tem um problema, porém ele não sabe como resolve-lo. É onde entramos com a solução ideal para resolver esse problema, pois explicamos maneiras eficiente para sanar seu problema.
Muito comum no meio de funil trabalharmos com e-mail marketing, que é uma maneira de construir um relacionamento com cliente via e-mail.
Fundo de funil:
Precisamos orientá-lo afim de comprar, é só nessa parte que falamos o que vendemos. Nesse momento é muito trabalhado descontos ou teste grátis com objetivo de concluímos a venda.
Logo, em um funil de vendas bem elaborado, podemos trabalhar para construir um relacionamento que possa converter em venda do seu produto ou serviço, aumentando o número de clientes e reduzindo custos desnecessário com leads que não tem a intenção de comprar.
Falamos antes que o funil de vendas é responsável por dar suporte à jornada de compra das personas. Mas o que é isso?
A jornada de compra é composta por quatro etapas (aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra) e tem o objetivo de representar os passos que o cliente percorre até a aquisição de determinado produto.
Como entendê-la é decisivo para a compreensão do conceito de funil de vendas, faremos uma pausa para abordá-la de forma mais detalhada.
A jornada de compra tem o objetivo de representar os passos que o cliente percorre até a aquisição de determinado produto.
E por que é tão importante definir o funil de vendas e a jornada de compras da sua empresa?
“Tenho muitas curtidas nas fotos, posto bastante coisa nas redes sociais”, legal, é importante fazer isso também! Mas se você acha que só isso vai fazer você vender mais, sinto informar que você está enganado(a).
O processo de compras mudou, a tecnologia evoluiu e os clientes ficaram mais espertos, mais exigentes, com isso, temos que evoluir a qualidade dos produtos, dos serviços, um bom atendimento, para conseguir superar as expectativas.
Você precisa acompanhar os clientes, saber o que eles pesquisam sobre seu produto, sobre sua marca, quais são as dúvidas deles, para assim criar um bom funil, uma boa estratégia, para mandar A MENSAGEM CERTA, PARA A PESSOA CERTA NO MOMENTO CERTO!
Agora que você já entendeu o que é funil de vendas e jornada de compra, está na hora de observar mais de perto o seu cliente para não erras nas estratégias.
Fique por dentro das nossas novidades, toda semana postamos mais de um artigo explicando um pouco mais do universo do marketing digital!