Marketing Digital: Entenda a diferença entre Inbound X Outbound marketing

A evolução constante das tecnologias e o crescimento do meio digital tem influenciado diretamente o marketing digital e o tradicional, mudando totalmente a jornada de compras dos clientes, fazendo com que as estratégias de outbound e inbound marketing também tenham que evoluir para sempre abordar os clientes nos lugares onde eles estão, sempre com os melhores anúncios ou conteúdo.

Se você está com dúvida de qual é o canal que seu cliente está ou qual a melhor forma de abordá-lo (se é através de um anúncio de venda ou de um conteúdo com informações relevantes), esse artigo foi feito especialmente para você!

Mas antes de darmos a dica que irá mudar totalmente sua ideia de como fazer campanhas para seus clientes, precisamos explicar quais são as principais estratégias de marketing, como a jornada de compras do cliente e a melhor forma de abordá-los em cada etapa!

Marketing Digital: Entenda a diferença entre Inbound X Outbound marketing

JORNADA DE COMPRAS DO CLIENTE:

A jornada do comprador é o modelo usado para definir em que estágio do processo de compras o cliente se encontra, com base nas pesquisas feitas pelo usuário e sites que ele acessa, é possível definir em qual etapa do processo ele está.

Nessa jornada do comprador existem 3 etapas que estão estritamente ligadas ao funil de vendas, nas formas de abordagem para se comunicar com seu lead (potencial cliente):

ATRAÇÃO (TOPO DO FUNIL): Essa é a parte mais larga do funil. Aqui o lead ainda não sabe do seu problema e o objetivo do vendedor é mostrar para o seu cliente que ele tem um problema.

Muito comum trabalharmos no topo de funil com o blog, dando dicas ou sugestões, onde iremos mostrar para o cliente que ele tem um problema a ser resolvido.

Quando o mesmo tiver ciência desse problema, irá buscar soluções viáveis para resolvê-lo, e aí que entramos com a próxima etapa do funil de vendas.

CONSIDERAÇÃO (MEIO DO FUNIL): No meio de funil o lead já tem ciência que tem um problema, porém ele não sabe como resolvê-lo, é onde entramos com a solução ideal e as maneiras eficientes para saná-lo.

Muito comum no meio de funil é trabalharmos com e-mail marketing, que é uma maneira de construir um relacionamento com cliente via e-mail.

Essa é a parte que podemos enviar um e-book para o cliente, com o objetivo de qualificá-lo e levá-lo para a próxima etapa do funil que é o fundo de funil.

DECISÃO (FUNDO DO FUNIL): Agora que o cliente já reconheceu que tem um problema e sabe a solução para resolvê-lo, precisamos orientá-lo para ação de compra, é só nessa parte que falamos o que vendemos. Nesse momento é muito trabalhado descontos ou teste grátis com objetivo de concluirmos a venda.

Logo, em um funil de vendas bem elaborado, podemos trabalhar para construir um relacionamento que possa converter em venda do seu produto ou serviço, aumentando o número de clientes e reduzindo custos desnecessários com leads que não têm a intenção de comprar.

O objetivo é: devemos guiar potencial cliente, desde o topo do funil, até o fundo do final quando esse lead se tornar um cliente. Para isso é preciso criar estratégias e campanhas focadas em cada etapa desse funil, abordando o cliente da melhor forma possível.

O funil apresentado é apenas um modelo, cada empresa possui um funil de vendas específico, de acordo com seu produto e segmento.

INBOUND MARKETING:

Marketing Digital: Entenda a diferença entre Inbound X Outbound marketing

Conhecido como marketing de conteúdo ou marketing de atração, tem como técnica atrair as pessoas através de conteúdos ricos de informações, novidades ou curiosidades relevantes, claro que sempre tentando remeter ao seu produto, mas com foco em atrair pessoas, não em apenas tentar vender um produto ou serviço.

O objetivo dessa técnica é nutrir seus leads sobre a empresa, produtos e serviços que ela pode oferecer, tornando-se referência no segmento, influenciando na decisão de compra de futuros clientes.

E o principal meio de nutrir e fornecer conteúdo relevante para os clientes na estratégia de inbound, é o Blog.

O blog é uma ferramenta muito potente se for bem trabalhada com técnicas de SEO, que ajudam a gerar autoridade e vender mais. Criando bons conteúdos no seu blog, a relevância do seu site sobe, com isso seu rankeamento nas pesquisas do Google melhoram e consequentemente seu tráfego também cresce.

Inbound marketing é uma das estratégias que mais tem crescido nos últimos anos, pois ela é mais barata, e pesquisas apontam que pelo menos 50% das empresas dos Estados Unidos que utilizam a técnica de Inbound marketing, gastam menos com cada lead. E ainda é possível acompanhar os resultados em tempo real e modificar a estratégia imediatamente, se necessário.

OUTBOUND MARKETING:

Marketing Digital: Entenda a diferença entre Inbound X Outbound marketing

O Outbound marketing ou marketing tradicional é a estratégia de marketing que anuncia a marca para seu público-alvo. Geralmente veiculando suas campanhas e anúncios na televisão, distribuição em grande escala de materiais impressos (folder, panfleto, cartão) e as tão famosas ligações de telemarketing.

O Outbound marketing é bastante usado em campanhas focadas no público de topo de funil, usando uma comunicação em massa, mais focadas em oferecer um produto ou serviço.

Essa prática também é conhecida como marketing invasivo, pois tem como principal objetivo alcançar os clientes sem eles estarem necessariamente interessados no produto ou empresa.

A publicidade tradicional usa canais de mídia como televisão, outdoor, rádio e revistas, atingindo em massa, com alguns erros fatais: interrompe sem oferecer algo de valor, prende a atenção por um curto período de tempo e as campanhas tendem a ser mais caras que as campanhas digitais, principalmente se não for bem-sucedida.

Assim como a publicidade tradicional, o Outbound marketing também enfrenta algumas dificuldades como os filtros de spam e bloqueio de listas de telefones. As pessoas não estão mais tão receptivas a essas propagandas que interrompem a atividade que estavam praticando, como por exemplo, quando elas estão navegando pelo seu feed no Facebook ou Instagram, vendo as fotos de amigos ou família, elas não querem ver de repente um anúncio tentando vender um produto ou serviço.

Mas apesar de todas as dificuldades, o Outbound marketing não é algo que pode ser descartado, as pessoas ainda assistem a televisão, olham outdoors e atendem seus telefones, não é mesmo?

Assim como a Internet não acabou com a televisão, que por sua vez não acabou com o rádio, nem com a mídia impressa, o Outbound não vai acabar devido ao Inbound. Ambos podem — e devem — coexistir em estratégias de marketing, para um resultado incrível, trabalhando em todas as etapas do funil e abordando os clientes da forma certa. E então o sucesso da sua empresa estará caminhando para o rumo certo!

Você já sabe tudo sobre as diferenças entre Inbound e Outbound e onde um se sobressai ao outro, agora é colocar isso em prática e se precisar de ajuda, é só entrar em contato com nossa equipe de especialistas em Marketing Digital!

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