Atenção candidato às eleições 2020. Se ainda não começou a se mexer, você vai ficar para trás!

As eleições municipais só ocorrerão em outubro, mas os pré-candidatos já devem estar se preparando. No final do ano passado ocorreu a aprovação e a publicação das resoluções do Tribunal Superior Eleitoral.

Todas as etapas do processo eleitoral estão descritas no cronograma previsto na Resolução TSE nº 23.606/2019, que estabelece, mês a mês, as datas do Calendário Eleitoral.

Já estamos em maio e falta menos de seis meses para as eleições e os pré-candidatos que não começarem a se mexer, vão ficar para trás. Confira as próximas datas importantes, sobre as eleições municipais de 2020:

Dia 15 de maio, se inicia a arrecadação facultativa de doações por pré-candidatos aos cargos de prefeito e vereador, por meio de plataformas de financiamento coletivo credenciadas na Justiça Eleitoral. Sendo que os recursos disponíveis para o financiamento de campanha mediante o Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (FEFC), serão divulgados no dia 16 de junho.

A partir do dia 30 de junho, os pré-candidatos que apresentem programas de rádio e/ou televisão ficam proibidos de fazê-los. Já em 4 de julho, passam a ser vedadas algumas condutas por parte de agentes públicos, como a realização de nomeações, exonerações e contratações, assim como transferências de recursos, entre outras.

Muito importante! Os registros de candidaturas devem ser protocolados na Justiça Eleitoral, via internet, até as 23h59 do dia 14 de agosto. Já quem irá fazer os requerimentos de forma física, devem ser protocolados até as 19h do dia 15. Caso os partidos políticos não tenham apresentado, dentro desses prazos, o requerimento de registro de candidatos escolhidos em convenção, os próprios candidatos poderão fazê-lo, pessoalmente, até o dia 20 de agosto.

eleitoral

Já no dia 16 de agosto, passa a ser permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet. Os comícios poderão acontecer até o dia 1º de outubro.

Toda a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na internet, de jornal impresso com propaganda relativa ao primeiro turno serão permitidas até o dia 2 de outubro. Já a distribuição de santinhos e a realização de carreatas e passeatas podem ocorrer até 3 de outubro.

O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão passa a ser veiculado de 28 de agosto a 1º de outubro.

Já a partir do dia 19 de setembro, candidatos não poderão ser presos, salvo no caso de flagrante delito. Eleitores, por sua vez, não poderão, em regra, ser presos a partir do dia 29 do mesmo mês, seguindo os mesmos termos.

O primeiro turno de votação para vereadores e prefeitos acontecerá no dia 4 de outubro; o segundo turno, caso haja, para a eleição de prefeitos em municípios com mais de 200 mil eleitores, ocorrerá no dia 25 do mesmo mês.

Com essas datas em mente, é hora de começar a agir e criar as novas estratégias para criar influencia e relevância na eleição, e em 2020 o maior aliado, será o Marketing Digital.

Principais etapas para criar um plano de Marketing Político eficiente:

Desenvolvimento de uma marca política

Uma das coisas mais importantes os políticos em geral, é a criação de uma marca sólida.

Cada político possui um segmento especifico no qual deseja ter reconhecimento. Alguns deles querem ser reconhecidos como um representante da saúde, da educação ou dos animais. Enquanto isso, outros querem ser vistos como representantes de uma parcela minoritária e desfavorecida da população.

Independente do segmento, é com um marketing bem feito, que se constrói essa percepção de marca.

E para que o desenvolvimento de uma marca política, seja realmente relevante, os profissionais de marketing precisam aplicar táticas de branding, que se assemelham àquelas utilizadas por empresas como a Nike, Apple ou Coca-Cola, por exemplo.

Construir uma comunidade

Um político sem um eleitorado, não é nada. É da comunidade que se forma em volta, que vem a força política necessária para tocar seus projetos, seja como um membro do Legislativo ou do Executivo.

Aproximar as pessoas é primordial!

Se antigamente a única maneira de fazer isso era através do ativismo e da militância política, hoje é possível atingir o mesmo resultado de outras maneiras, sem nem sair de casa.

As redes sociais são as maiores aliadas dos políticos atualmente. Um político que não possui presença nas redes sociais não é só negligente com o seu marketing, mas também com a comunicação com a população que o elegeu.

No Facebook e WhatsApp permitem que vários usuários se reúnam para debater e conversar sobre assuntos do seu interessante.

Somos no Brasil mais de 100 milhões de usuários de redes sociais, seja o Facebook, Twitter, WhatsApp, Instagram ou qualquer outra. Praticamente metade da nossa população está conectada na Internet através dessas plataformas.

Isso significa que, para se comunicar adequadamente com a população e criar a sua comunidade, não pode ignorar as redes sociais.

Investir em conteúdo

As estratégias de marketing de conteúdo durante as eleições é a chave para o sucesso.

Com a produção de um material de qualidade, bem estruturado e rico, o candidato consegue não só educar o seu eleitorado, como propagar a sua imagem e trazer a sua comunidade para ainda mais perto.

Mas não se engane, apenas criar um conteúdo qualquer não vai trazer os resultados esperados. Para que de fato esses conteúdos cativem e tragam as pessoas para perto, é necessário a criação de estratégias especifica para que tudo que for criado, seja através de textos em blog, vídeos ou até mesmo podcasts, seja rico para a comunidade.

A informação está em todo lugar, mas a informação relevante ainda é escassa.

marketing digital

Tendências do marketing político digital nas eleições de 2020

O marketing político digital nas eleições de 2020 terá um papel importante nos resultados e no futuro do país, na medida em que os canais online ganham relevância no processo de comunicação no país.

Nas últimas eleições o Marketing Digital já teve uma forte influência, e agora nas eleições de 2020, não vai ser diferente. As mídias sociais são uma parte primordial no processo de formação de opinião do eleitor, então é natural que vejamos nas eleições de 2020 uma grande disputa nesta área, principalmente entre os partidos maiores.

Com verbas de campanha bem mais modestas do que em anos anteriores, a estratégia de ganhar espaço nas redes sociais apostando principalmente na área de criação de conteúdo para blogs, gerenciamento e controle das ações em mídias sociais, tendem a ser o foco.

As equipes por traz dos candidatos deverão trabalhar de maneira muito mais técnica, já que a qualidade e engajamento irá contar muito mais do que a quantidade de postagens.

Ferramentas para agendamento de publicações nos mais diversos canais, ganharão um espaço cada vez maior entre as equipes eleitorais, assim como devemos notar também um crescimento no uso de ferramentas de monitoramento de mídias sociais.

Conteúdo é a chave para o sucesso

Influenciadores digitais serão uma carta na manga.

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Uma grande novidade em termos de marketing político digital nessas eleições de 2020, serão os influenciadores digitais, ou seja, pessoas de grande influência nos meios digitais que podem ser contratadas para defender uma determinada bandeira durante as eleições.

Na mídia em geral, utilizar de influenciadores não é nenhuma novidade, pois se trata de uma prática que já existe desde os tempos do rádio e do jornal, mas que no mundo online vem ganhando contornos cada vez mais nítidos no cenário brasileiro.

E essa estratégia no meio eleitoral, promete trazer ótimos recursos e aliados aos candidatos.

O profissionalismo, vai fazer toda a diferença

Um dos grandes, e mais prováveis tropeços dos políticos é acreditar que o marketing político nas redes sociais em 2020 poderá ser feito, por ele mesmo, por “sobrinhos” ou pelos “meninos da Internet” como são constantemente referenciados os amadores que se aventuram no marketing online.

As palavras-chave para estratégias de sucesso no meio digital são: Profissionalismo, conteúdo e estratégia. E em um mercado tão competitivo e tão técnico como o que temos hoje em dia, alternativas amadoras são completamente ineficientes.

O marketing digital atual é extremamente profissionalizado e estratégico, e achar que isso pode ser feito sozinho, ou por pessoas não tecnicamente qualificadas, é acreditar também em contos de fadas.

Vendo de fora, pode até parecer fácil, porém no ambiente do marketing digital convencional, não encontramos muitas restrições legais. Já no caso do marketing político online, temos leis bastante dinâmicas, que se forem violadas, podem ocasionar, até mesmo, a cassação da candidatura.

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